A Aflição de Marte e seus Efeitos nos Relacionamentos

casal

O Que é o Kuja dosha (Aflição de Marte)?

O que é a «aflição de Marte» ou Manglik ou Kuja (nomes atribuídos ao planeta Martedosha?Esta condição é bem conhecida  na Astrologia Védica/Jyotish pois é uma das maiores preocupações daqueles que procuram o astrólogo védico para um estudo de compatibilidade tendo  em vista o casamento. 

Esta  «aflição» ou dosha acontece quando o planeta Marte está colocado em certas casas do horóscopo: assim, se Marte está colocado na 1ª casa ; 4ªcasa ; 7ª casa 8ª casa); 12ª casa este dosha deve ser estudado. Esta relação de casas é vista no horóscopo de nascimento e  na Navamsa (e complementarmente  na relação entre Marte e Vénus).

As posições consideradas piores, no entanto, são a colocação na 7ª e 8ª casas. De acordo com os textos  dos sábios e a experiência dos astrólogos – e certamente também dos nativos que têm esta condição ( Manglik)  estas pessoas deverão casar com alguém que tenha Marte na mesma posição do seu horóscopo para que o dosha seja anulado.  

Existe no entanto um problema com este conselho: geralmente os nativos com esta posição de Marte apenas se sentem atraídos por outros que não têm tal condição no seu horóscopo, o que torna difícil, na nossa cultura, contornar o problema pois as pessoas preferem os relacionamentos espontâneos e baseados na atracção mutua. 

Efeitos do Kuja Dosha (Aflição de Marte)

Marte é um planeta maléfico e com uma energia bastante agressiva e, na 1ª casa, além de afectar a saúde, lança aspecto para a 7ª prejudicando o casamento e as parcerias devido às características do nativo, que é agressivo e briguento, implicando continuamente mesmo com pequenas coisas. A pessoa é combativa por natureza e pode querer dominar na relação;

Alguns consideram que o mesmo efeito  do dosha acontece quando Marte  está colocado na 2ªcasa que significa a vida familiar que é destruída por esta posição devido à tendência para discussões e o discurso áspero ; 

Na 4ª  casa prejudica o ambiente do lar e  o contentamento ou felicidade geral. Existe também uma natureza emocional agressiva que pode afectar a carreira , gerando mudanças frequentes a esse nível;

Na 8ª casa destrói os laços conjugais.  Esta destruição pode ser devida a divórcio ou separação e ainda por morte prematura do cônjuge. Parashara  na sua obra Brihathora aconselha que quem tem esta posição de Marte case com uma pessoa que tenha  a mesma posição do planeta pois, desse modo, o dosha será anulado.

Na 12ª casa destrói o prazer sexual dos parceiros e indica muitas perdas financeiras, inimigos e tendência para reprimir a raiva.

Cancelamento do Kuja Dosha no Horóscopo

Convém lembrar em primeiro lugar que uma única assinatura não é suficiente para determinar os resultados gerais do horóscopo. Assim, deverá ser analisada a força geral do horóscopo e  o dosha deverá ser confirmado na Navamsha. Se a condição existir no horóscopo de nascimento mas não na Navamsha, o problema verificar-se-á  nos primeiros tempos da vida da pessoa mas mais tarde desaparecerá.

De qualquer modo, mesmo quando existe um dosha de Marte forte no horóscopo, os seus efeitos serão reduzidos, segundo os sábios, após os 28 anos de idade. 

Outro aspecto a ter em conta é que, se Marte estiver exaltado ou no próprio signo(Capricórnio, Carneiro e Escorpião) os seus efeitos são benéficos e, por isso, não existe dosha.  Também não existe «aflição» quando  Marte está colocado nos signos de planetas amigos: Sol, Lua e  Júpiter. 

Para os Ascendentes de Caranguejo e de Leão, Marte é  um yogakaraka por isso, nestes Ascendentes nunca causa  dosha. Se Júpiter ou Vénus estão no Ascendente, o dosha também  não existe. Se Marte estiver em conjunção  ou em aspecto com Júpiter e a Lua, não há dosha. O mesmo acontece se Marte estiver em conjunção ou em aspecto com o sol, Mercúrio, Saturno ou Rahu e, para o Ascendente Aquário, se Marte estiver localizado na 4ª ou 8ª casa. 

Esta aflição é também  cancelada nos seguintes casos:

  1. Quando Marte está na 2ª casa em Gémeos ou Virgem;
  2. Quando está na 4ª casa no signo Carneiro ou Escorpião;
  3. Quando está na 7ª casa em  Caranguejo ou Capricórnio;
  4. Quando está na 8ª casa em Peixes;
  5. Quando está n 12ª casa em Touro ou Balança.

Como nota final, convém ter em conta que Marte não é o único planeta a causar «aflição» nos relacionamentos: Saturno e Rahu  são outros maléficos que podem perturbar poderosamente a felicidade conjugal, num conjunto de «aflições» designadas por Kalathra dosha (problemas conjugais).

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário