O Planeta Atmakaraka – O Indicador Espiritual no Horóscopo

espirituali

«Atma» significa alma e «Karaka» significa «indicador, significador». Em cada horóscopo individual está simbolizado o indicador da alma e da sua missão específica nesta vida: é o planeta Atmakaraka. Este planeta informa especificamente sobre os desejos profundos da alma para a presente existência. 

Astrologia Védica/Jyotish, como o seu próprio nome indica, é parte integrante, como temos referido anteriormente, da Filosofia Védica Antiga que tradicionalmente dava instruções acerca do «bem viver». Este sistema  filosófico também ensina que a existência é um ciclo infinito de renascimento e morte, em que cada existência representa um ciclo de experiências especificamente escolhidas pela alma para o seu crescimento espiritual. 

Ao encarnar no corpo físico, a alma deixa-se enredar pelos desejos  e inicia um percurso novo de aprendizagem em que  evolui através das  suas experiências  e da realização dos seus desejos no mundo físico;  são estes, segundo a filosofia védica, que a fazem regressar uma e outra vez ao plano da existência. Nem todos esses desejos impelem a alma para o seu crescimento e evolução, alguns arrastam-na para a materialidade e para a perda da sensibilidade espiritual. 

No horóscopo individual, planeta Atmakaraka é aquele que indica os desejos que permitem à alma crescer ,  aperfeiçoar-se espiritualmente e realizar a verdadeira missão que a fez renascer.  Deste modo, conhecer este planeta e as suas características é deveras importante e, pela identificação que muitos de nós fazemos entre o desenvolvimento de uma carreira e a nossa «missão de vida»,  a análise do planeta atma karaka adquire a máxima importância.

Sol é o atmakaraka natural  em todos os horóscopos porque ele representa a alma que anima a personalidade no corpo físico.  Mas, em cada horóscopo individual, existe um planeta- que pode ser qualquer um à excepção de Ketu – que é o  nosso Atma karaka.

Ketu está excluído desta função porque ele representa a dissolução de todos os laços terrenos e a libertação  final da alma em relação ao mundo físico; simboliza por isso  o momento em que a alma já esgotou todos os desejos que a prendiam à existência.

O planeta Atmakaraka é aquele que, no horóscopo, tem a maior longitude em graus, num qualquer signo. Assim, para o encontrarmos, simplesmente vemos qual o planeta que tem maior número de graus em qualquer signo. Excepção feita para Rahu em que os graus são contados ao contrário devido ao facto de este nodo estar sempre retrógrado: contam-se de 30 para trás. Se, por ex., Rahu está a 3 º de um signo, conta-se: 30º -3= 27 º e considera-se que Rahu tem longitude de 27º.

Atmakaraka reflecte a dimensão espiritual da pessoa e os seus desejos são aqueles que se relacionam com as lições que a alma precisa de aprender  na existência terrena para continuar o seu percurso de desenvolvimento  e evolução individualizada. Descobrir quais são essas lições é por isso um passo fundamental para a realização da «missão de vida» de cada um.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário