Personalidade Básica com Ascendente Virgem Lua Capricórnio e Sol Caranguejo

man

O Ascendente no signo Virgem  indica uma pessoa ativa e com aspecto jovem, normalmente alta e magra. Muitos nativos têm olhos claros e são bastante atraentes. As pessoas com este Ascendente  tendem  para a moderação e para  a frugalidade, embora tendam a sofrer de problemas digestivos e de ansiedade.  O temperamento destas pessoas é habitualmente tímido e modesto.

Os nativos   com Ascendente Virgem possuem uma capacidade analítica muito desenvolvida  e dão grande atenção aos pormenores. O seu espírito crítico é muito forte, de tal modo que a sua insistência nos mais pequenos detalhes pode transformar-se facilmente em atrito com os outros. A sua natureza  é, em geral, gentil  e reservada, o que leva por vezes os outros  a encarar a sua postura como  frieza. O que se passa é que, quando se confrontam com pessoas que vêem pela primeira vez, estes nativos sentem-se inseguros e têm dificuldade em  exteriorizar o que pensam e sentem.

A sua inteligência é orientada para os aspectos práticos e o seu mundo é aquele do quotidiano  concreto e experienciado, não são dados a especulações puramente teóricas cuja natureza  prática não se possa vislumbrar facilmente. Possuem um bom domínio da linguagem, por isso dão bons jornalistas e escritores. A atenção que dão aos pormenores também os torna muito bons programadores de software; e a inclinação para os factos  faz deles bons investigadores experimentais.

 signo Virgem possui elemento Terra e a sua energia é mutável. Estes nativos, apesar de serem muito activos, detestam o acaso e qualquer tipo de surpresas, gostam de planificar e de organizar e, para eles, o sucesso mede-se pela coincidência  entre os resultados alcançados e os planos previamente feitos.  Gostam de estabelecer um padrão de vida e «de seguir o guião»,  de modo a saberem sempre com aquilo que contam.

Estas pessoas são muito  meticulosas e organizadas, gostam de ordem e  de arrumação em tudo o que se situa no seu ambiente próximo. A sua preocupação com a higiene, a saúde e a limpeza é também uma característica muito evidenciada.

O signo Virgem  tem uma simbólica relacionada com a experiência dos obstáculos que se opõem à livre manifestação e  criação individual. Refere-se às experiências do dia a dia, rotineiras , domésticas, do mundo do trabalho, àquelas pequenas coisas que nem sempre são muito visíveis mas são essenciais para alcançarmos sucesso na existência.

As competências que o indivíduo desenvolve na primeira fase da vida são postas à  prova aqui, neste estágio de desenvolvimento humano: antes de casar ou constituir família cada um de nós precisa de mostrar que é suficientemente competente, através do trabalho e da  colocação em prática das suas capacidades, para sustentar a vida familiar e as suas necessidades.

O signo Virgem corresponde por isso a esta fase em que o dualismo entre o homem e o mundo, entre os interesses do eu e os dos outros entram em conflito. É também o momento em que a consciência dos pormenores e o desejo  de alcançar  a perfeita organização entre eles é mais forte. Virgem tem horror ao caos, precisa de ordenar a multiplicidade de factores díspares, apropriando-se do seu significado num sistema ou numa teoria unificados e perfeitamente racionais, isto é, controlados.  E o nativo de deste signo quer ver estender-se à totalidade do seu mundo  esta mesma ordem racional que lhe traz a segurança de uma realidade domesticada e manejável: tornar o mundo manejável é o anseio profundo do signo.

A Lua em Capricórnio possui elemento Terra e a sua energia é cardinal,  uma energia de acção e de concretização, adaptável à mudança que  se  integra na ordem existente. A associação entre estes dois signos é totalmente harmoniosa:  têm o mesmo elemento e, assim,  as energias misturam-se, formando uma nova dinâmica  mental que alia uma inteligência que é simultaneamente analítica e prática, persistente, capaz  de organizar e de  planificar,  de trabalhar arduamente em prol de um plano traçado  e de uma metodologia bem definida ; e, simultaneamente, devido à influência de Capricórnio com uma auto- confiança, tenacidade e capacidade de liderança que levam à superação da natural timidez e excessiva humildade de Virgem.  A Lua está colocada na 5ª casa do horóscopo e, se estiver forte, produz uma inteligência acentuada e excelentes capacidades de análise e de organização. Indica também um temperamento austero que se manifesta na educação dos filhos, quando existem e em geral na atitude perante as atividades de entretenimento, que poderão ser encaradas mais como trabalho do que como diversão.

Os regentes de Virgem e Capricórnio , respectivamente Mercúrio e Saturno, são também amigos , o que torna esta associação bastante positiva nos seus efeitos pois ambos os signos ganham com ela.

Lua em Capricórnio tem  habitualmente que experienciar circunstâncias em que contacta com o público.  O signo Capricórnio tem analogia com a 10ª casa que simboliza as instituições sociais, a profissão e a carreira e a visibilidade do sujeito na sociedade.  Faz parte do destino simbolizado por esta posição da Lua que os seus nativos enfrentem  obstáculos  em alguma área nas suas vidas:

Saturno, o regente de Capricórnio, aponta para o crescimento individual através do esforço pessoal , da persistência e da capacidade de se fortalecer através de algumas experiências difíceis. Os nativos com esta posição da Lua   têm assim grande capacidade de resiliência com a qual podem chegar longe nas conquistas no mundo material e social. Existe também, no entanto,  uma faceta de pessimismo que os assola de vez em quando mas que a maioria dos nativos supera adquirindo um perfeito controlo sobre si próprios.

Os nativos com a Lua em Capricórnio  passam muitas vezes por experiências difíceis que os obrigam a crescer mais depressa e  têm, por vezes, de assumir deveres pesados, estando sujeitos a algumas experiências familiares de perda ou separação. Quando a Lua está mal colocada e aflita por maléficos o nativo pode perder o cônjuge ou separar-se dele. Se a Lua estiver bem colocada, os nativos têm casamentos felizes.

Normalmente estas pessoas colocam em primeiro lugar a segurança material  e uma boa posição social, não sendo as mais românticas do Zodíaco. São bastante práticas na sua escolha,  fazendo um cálculo prévio muito claro entre as vantagens e as desvantagens da relação e só quando as vantagens são nitidamente superiores se lançam abertamente na interacção. E, com a associação de Virgem com Capricórnio, este lado pragmático acentua-se.  Por outro lado, esta associação pode produzir uma pessoa  demasiado orientada para os objectivos materiais e para a acumulação de recursos que se materializem em mais poder e melhor posição social, embora a  Lua  em Capricórnio seja muito frugal, por vezes mesmo sovina, pois não se abre muito aos prazeres sensuais, sendo mais atraída pelo poder e pelo reconhecimento social.

Pode   haver muitas vezes  inimigos a oporem-se à pessoa, secreta ou abertamente,  e haver boatos lançados sobre si para tentar atingir a sua reputação.

O Sol em Caranguejo tem elemento Água e a sua energia também é cardinal.  O elemento Água harmoniza-se muito bem com o elemento Terra pelo que esta personalidade básica é constituída por um conjunto de energias que interagem harmoniosamente entre si.  Quanto à regência dos signos, no entanto, a Lua é inimiga tanto de Saturno  como de Mercúrio pelo que será de esperar  alguma  dissonância entre as características de Caranguejo e as de Virgem e Capricórnio

Os nativos de Caranguejo  são muito sensíveis e são atingidos por  oscilações de humor. São introvertidos e algo misteriosos. Sentem uma profunda motivação interior para nutrir e cuidar. Podem facilmente criar situações de dependência ao cuidarem de pessoas mais fracas  pois sentem necessidade de prestar serviço e de serem aqueles em quem os  outros se podem apoiar quando precisam. No entanto, quando eles próprios estão em situação de necessidade, têm muita dificuldade em pedir ajuda e apoio. Isto sucedo porque os nativos de Caranguejo são muito emotivos mas  têm dificuldade em exteriorizar os sentimentos. Normalmente comunicam melhor com o tacto do que com a palavra. Muitas vezes mostram o que sentem através da Arte , da Música, da Poesia, formas  estilizadas e de expressão emocional menos direta. O sol está colocado na 11ª casa do horóscopo e, se a Lua estiver forte, pode permitir a estes nativos obter ganhos avultados e influência social considerável, embora discreta, pois as características do Ascendente e da Lua são de uma postura reservada e nem sempre acessível  a um contacto efusivo com os outros, sendo habitualmente tímidos.

Habitualmente estes nativo são populares e possuem um círculo alargado de amigos.  Dada no entanto a timidez associada ao signo de Virgem e à natureza um tanto fria de Capricórnio,  será de esperar, a menos que  o sol esteja muito forte, alguma moderação nestas características. É de salientar, no entanto, que o nativo revelará uma combinação de características psicológicas em que as suas competências sociais serão melhoradas pela posição do Sol em Caranguejo. Este signo também «humaniza»  as características de Virgem e de Capricórnio,  reduzindo o excessivo pendor para a crítica e acrescentado afabilidade ao modo de  interacção com os outros.

Os nativos de Caranguejo também enfrentam obstáculos na vida até conseguirem vencer no mundo material.  Assim, esta combinação de signos indica um destino  em que a pessoa terá que lutar para vencer e atingir o que quer na vida  pois  entre o que deseja e o seu alcance aparecerão forças antagonistas que se oporão e tentarão dificultar-lhe os intentos.

A imaginação é muito forte e criativa no signo de Caranguejo, produzindo muitas vezes amor pela arte . Esta poderosa faculdade pode, no entanto, colidir com a razão discriminativa de Virgem e o desejo de estruturação de Capricórnio.

Caranguejo e Capricórnio são bastante motivados para a vida  familiar, embora por razões diferentes: para Caranguejo trata-se de alimentar a sua necessidade de ser responsável pelos cuidados dos que lhe são próximos e que ele sente como dependentes; para Capricórnio trata-se de corresponder à imagem institucional que lhe permite reconhecimento e posição  a nível público.

Globalmente, esta combinação produz um nativo muito orientado para a vida do trabalho e para a existência doméstica e familiar, fortemente motivado pelos interesses  práticos do quotidiano e lutando para encontrar o lugar que deseja na sociedade de que faz parte.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário