Decidir a Carreira- Ascendente Caranguejo, 1ª Parte

car

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o Ascendente Caranguejo. Para uma introdução a esta matéria pode ler outro artigo aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o Ascendente Caranguejo

Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas devemos também ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir ou qual o emprego mais apropriado quando, por exigências do mercado de trabalho e devido à necessidade de se adaptar, tem que escolher um novo rumo profissional. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por ele, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Caranguejo está no Ascendente os  nativos são carinhosos e gostam de profissões relacionadas com  a prestação de cuidados aos outros, incluindo as áreas da saúde e da alimentação,ou atendimento ao público, etc. Mas a Lua está muitas vezes fraca no horóscopo pois a sua natureza é extremamente volátil devido à rapidez com que muda de signos e de casas no horóscopo (passando com frequência pelas casas maléficas e entrando em conjunção com os planetas maléficos funcionais pelo que são pouco estáveis os resultados que produz. Outro aspeto a considerar  é a fase da Lua no nascimento: a Lua brilhante (quarto crescente ou cheia) no momento do nascimento é desejável pois uma Lua cheia, mesmo quando está fraca por outros motivos, dá sempre apoio à visibilidade do nativo, tornando mais fácil o seu sucesso, acontecendo o contrário quando a Lua está escura no nascimento. E, claro, também é preciso ver se a Lua está aflita por maléficos, se está no signo de debilitação, se está colocada em casas maléficas, em  casas ocupadas por signos Mooltrikona cujos regentes estão fracos,  ou se está em estado de combustão. E, para o Ascendente Caranguejo há ainda outra razão para, muitas vezes , a área da carreira não ter o desenvolvimento que deveria ter: a 3ª casa, que é o indicador principal para o empreendedorismo e para  a capacidade de iniciativa, tem a regência de Mercúrio, outro planeta que, muitas vezes, está  fraco devido a combustão, pela proximidade em relação ao Sol. Deste modo, antes de analisar os restantes indicadores da profissão para o Ascendente Caranguejo, é necessário determinar a força ou fraqueza da Lua e de Mercúrio no horóscopo. O sucesso nas profissões habitualmente associadas a este Ascendente depende em grande parte  do estado destes dois planetas.

Na determinação da carreira para o Ascendente Caranguejo, a 10ª casa é o indicador primário mas, como a 2ª casa é ocupada pelo signo Leão, com regência do Sol, damos igual relevo a esta casa e à posição do Sol como um indicador muito importante. A 10ª casa é ocupada pelo signo de Carneiro. Este signo é um signo empreendedor por excelência, indicando o gosto pela escolha de alguma área pioneira, em que a liderança  ou uma posição executiva e de autoridade são fundamentais. Porém, antes de tomar uma decisão de ter um negócio próprio é preciso ver a força de Mercúrio, o regente da 3ª casa. Se este for fraco ou se estiver aflito, as iniciativas da pessoa não produzirão os resultados desejados e ela não alcançará o sucesso pretendido. Nesse caso, é totalmente desaconselhável escolher um negócio próprio pois, apesar do esforço e do trabalho desenvolvido, o sucesso será muito difícil de atingir.

A Lua   pode indicar a escolha de uma carreira na área  das relações públicas, da  gestão hoteleira, da gestão financeira, da  gestão da comunicação em empresas  de serviços, sobretudo na área do lar , do catering, em  restaurantes, na indústria alimentar, no fornecimento de serviços de saúde, na área  terapêutica, etc O Sol, por sua vez, se estiver forte indica altas posições administrativas, incluindo as de caráter político, associadas à liderança , à medicina, a uma carreira como  banqueiro e na área financeira , na construção, em postos executivos , em empresas ligadas à indústria, etc. O Sol tem importância acrescida devido ao facto de, para além de ser o regente da 2ª casa, ser também um indicador  complementar da carreira e do seu sucesso, bem como da capacidade para ganhar dinheiro. E, a este respeito, convém notar que a força do Sol é, por si só, um indicador importante da capacidade para acumular riqueza e status para estes nativos.

Secundariamente, Júpiter dará indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação deste planeta em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área, pois é preciso lembrar que, para este Ascendente, Júpiter rege a 9ª casa da sorte para esta vida. Assim, a boa posição de Júpiter no horóscopo diz-nos qual é o potencial de sorte deste nativo para vencer na vida.

Devemos ainda avaliar qual das casas, a 10ª ou a 2ª é mais forte no horóscopo atendendo à força dos seus regentes para, a partir daí, escolher a  carreira que tem mais potencial de sucesso. Por ex., se houver relevância da 10ª casa, será de esperar que este nativo escolha uma profissão relacionada com as energias combinadas da Lua (Ascendente) e de  Marte (regente da 10ª casa)  ou do Sol e Júpiter ou  relacionadas com os significados dos planetas colocados na 10ª ou na 2ª casas, dependendo da força que estes planetas têm no horóscopo. Por ex., Marte  e a Lua inclinam para cargos de administração ou de gestão relacionados com serviços sociais, de prestação de serviços, de natureza política, gestão hoteleira, gestão de empresas relacionadas com cuidados de saúde ou de administração do lar (incluindo lares de idosos), proteção civil e serviços de segurança, etc. em todos estes serviços o nativo tem papeis de autoridade e de decisão ou de administração. O Sol também inclina para uma posição de liderança  que pode ser administrativa- como por ex., a gestão de um hospital ou  clínica, de uma unidade de hotelaria, detentor de um cargo político, etc. em combinação com Júpiter, também tem afinidade para a área financeira em postos de direção ou de chefia, conselheiro financeiro, etc. a área das leis ou das finanças ou da consultoria também são boas opções. Encontramos nativos com estes planetas fortes no horóscopo nessas áreas profissionais (banca, advogados e juízes, gestores, etc. Por outro lado, se Mercúrio estiver forte e o Sol também,  a pessoa pode seguir uma carreira na investigação académica ou científica ou na área da comunicação como jornalismo, publicidade e marketing, etc, podendo mesmo ser um escritor com grande talento pois o Mercúrio rege a 3ª casa.

Na 10ª casa do horóscopo encontramos o signo de Carneiro, um signo que ajuda o espírito empreendedor mas, como dissemos antes neste artigo, é preciso analisar bem a força da Lua e de Mercúrio antes de optar por uma carreira a solo . Mas, quando Mercúrio e Marte são fortes no horóscopo, a pessoa pode tornar-se  um excelente gestor de relações públicas, um engenheiro informático, um  publicitário ou gestor de marketing, um cirurgião, um analista de sistemas, etc.

Adicionalmente damos atenção ao signo Ascendente que nos  dá pistas importantes sobre   a abordagem geral  que o nativo tem da vida. Caranguejo é um signo afetuoso, nutridor, imaginativo, gostando de viver num ambiente harmonioso . Este nativo é um excelente anfitrião, sabendo receber os outros , de modo a que se   sintam em família por isso é naturalmente dotado para negócios de hotelaria, de  restauração, etc. São muito bons na administração, na gestão de relações públicas, na administração de tudo o que tem a ver com a organização  do lar e com a indústria de comida, com a prestação de cuidados aos outros (saúde, aconselhamento, etc)

Combinando  as influências da 10ª ,da 2ª e da 1ª casas, vemos que o setor dos serviços, sejam estes relacionados com a saúde, com a segurança, com a administração e a política, com a gestão hoteleira, etc, são boas opções. Se os planetas forem fortes no horóscopo é muito provável que o nativo atinja lugares de topo; caso estes tenham força média, poderá aspirar a lugares de direção e de chefia intermédios. Se Marte for forte, sendo um yogakaraka para este Ascendente, a pessoa poderá ter uma carreira vigorosa nas áreas da engenharia , das ciências , incluindo a investigação, nos serviços administrativos , na política e na medicina, sobretudo na área da cirurgia, opção que é suportada tanto por Marte como pelo Sol (tal como a política, num cargo de liderança).

Devido à extensão desta análise, optámos por dividir o artigo em duas partes. Apresentaremos a 2ª parte num próximo artigo.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário