Decidir a Carreira- Ascendente Gémeos

escr

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o Ascendente Gémeos. Para uma introdução a esta matéria pode ler outro artigo aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o Ascendente Gémeos

Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas devemos também ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir ou qual o emprego mais apropriado quando, por exigências do mercado de trabalho e devido à necessidade de se adaptar, tem que escolher um novo rumo profissional. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por ele, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Gémeos está no Ascendente os nativos gostam naturalmente de mudanças e são muito adaptáveis à alterações necessárias quando têm que mudar de profissão ou de rumo profissional ao longo da vida ou, simplesmente, quando a sua profissão lhes exige a capacidade de lidar com situações novas no dia a dia. Gémeos é um signo que não gosta da rotina e aprecia as novidades e os desafios constantes. Os  seus dons de comunicação  e a capacidade para facilmente persuadir os outros torna os  nativos adequados para as profissões na área da comunicação e das relações públicas, o marketing e a publicidade, etc. Mas Mercúrio está muitas vezes fraco no horóscopo pois em muitos casos está muito próximo do Sol ( e combusto) e, por isso, para os nativos que têm o Ascendente no signo de Gémeos é fundamental que o Sol, regente da sua 3ª casa, esteja em aspeto com o Ascendente, com a 2ª ,a  4ª ou a 10ª casa para assegurar que a pessoa consegue obter uma posição de relevo na vida. Quando isso não acontece estes nativos têm geralmente  um sucesso mediano, quando outros fatores do horóscopo são favoráveis. Se outros planetas benéficos, como Vénus ou Júpiter também estiverem fracos, a pessoa não consegue ter visibilidade no mundo que lhe permita destacar-se. Mas, quando o horóscopo é forte, os nativos de Gémeos são ambiciosos, têm grande imaginação e têm carreiras de sucesso nas áreas referidas.

Na determinação da carreira para o Ascendente Gémeos, a 2ª casa é o indicador primário e, como regente da 2ª casa, a Lua   pode indicar a escolha de uma carreira na área  das relações públicas, da  gestão hoteleira, da gestão financeira, da  gestão da comunicação em empresas  de serviços, sobretudo na área do lar , do catering, restaurantes, indústria alimentar, fornecimento de serviços de saúde, terapeutas, etc

Secundariamente, o regente da 10ª casa, Júpiter  e o Sol, darão indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação destes planetas em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área. Por ex., se houver relevância da 10ª casa, será de esperar que este nativo escolha uma profissão relacionada com as energias combinadas da Lua e de  Júpiter  ou do Sol e Júpiter ou  relacionadas com os significados dos planetas aí colocados, dependendo da força que estes planetas têm no horóscopo. Por ex., Júpiter pode inclinar para o ensino, o que é algo que também agrada à natureza intelectual de Mercúrio, o regente do Ascendente; o mesmo acontece com as leis ou com a área das finanças ou a área da consultoria. Encontramos nativos com estes planetas fortes no horóscopo nessas áreas profissionais (banca, advogados e juízes, gestores, etc).  Mas, se o Sol e a Lua  forem mais fortes, atendendo a que a Lua é o  indicador principal da carreira para este Ascendente, a pessoa pode sentir-se  inclinada para ocupar posições de liderança e de gestão: numa instituição da administração pública, de um hospital, de uma empresa e até pode surgir a apetência por ocupar um cargo político. Por outro lado, se Mercúrio estiver forte e o Sol também,  a pessoa pode seguir uma carreira na investigação académica ou científica ou na área da comunicação como jornalismo, publicidade e marketing, etc, podendo mesmo ser um escritor com grande talento pois o Sol rege a 3ª casa.

Na 10ª casa do horóscopo encontramos o signo de Peixes, um signo que não ajuda muito a manter a estabilidade profissional para um nativo de Gémeos que, só por si, já é inclinado a mudar continuamente e tem dificuldade em manter-se em tarefas de rotina. Mas, quando Mercúrio e Júpiter são fortes no horóscopo, a pessoa pode tornar-se  um excelente consultor pois  acrescenta as características de idealismo, de elevados valores e generosidade, bem como empatia e entusiasmo  às suas competências intelectuais  e de comunicação.  Se houver planetas colocados na 10ª casa ou em aspeto com ela, eles podem influenciar a escolha da profissão e a visibilidade que a pessoa obterá no seu desempenho profissional.

A 10ª casa não é ocupada por um signo Mooltrikona por isso damos atenção particular ao signo Ascendente que, embora também não seja ocupado por um signo Mooltrikona, nos  dá pistas importantes sobre   a abordagem geral da vida. Gémeos é um signo comunicativo, curioso, falador, com um gosto inato para interagir com os outros e com o ambiente. Aborrece-se facilmente quando as coisas perdem a novidade e precisa de estímulos novos continuamente. É exímio no domínio do discurso , do pensamento lógico analítico e da escrita .O signo Peixes, por seu lado, é intuitivo, generoso e afetivo, com uma abordagem da realidade que é mais de uma fusão «simpática» do que de análise racional. Gosta de trabalhar com os outros num plano em que a diversão, a fantasia ou o entretenimento são mais importantes do que os aspetos da realidade material.

Combinando  as influências da 10ª e da 1ª casas, vemos que Júpiter  tem apetência por posições que permitam, de alguma forma, passar conhecimentos e experiências de vida e Mercúrio, regente de Gémeos, é um comunicador nato, inteligente, espirituoso, com o dom da palavra  e este nativo, se ambos os planetas forem fortes, poderá desenvolver uma carreira como escritor de ficção:  a nível literário ou , quem sabe, como guionista de TV, cinema, teatro…. Se o Sol   for forte no horóscopo, como rege a 3ª casa do empreendedorismo e das capacidades intelectuais do nativo, este poderá atingir renome e fama numa carreira que alia o caráter intelectual e o talento artístico.  Para examinarmos a criatividade, olhamos para a 5ª casa, que é o indicador principal para este Ascendente: a posição do seu regente, Vénus, determinará até que ponto a criatividade e o talento artístico serão capazes de catapultar este nativo para a fama e para o reconhecimento públicos. Se vénus for forte, em conjunto com um Sol forte (regente da 3ªcasa) e com a Lua (regente da 2ª casa) esta pessoa pode tornar-se  notável através de uma carreira que associa as capacidades de comunicação, a inteligência e o talento artístico. Isto porque, para este Ascendente, a criatividade tem a 5ª casa como indicador principal e a 2ª casa, o Sol e Júpiter como  indicadores secundários.  E o sucesso na realização pessoal mede-se pela 3ª casa como fator primário,  e pela 2ª, 5ª , o Sol e Júpiter como fatores secundários. Deste modo, a força destes planetas assegura simultaneamente o sucesso pessoal, a criatividade e as competências mentais e de empreendedorismo do nativo.

A Lua significa também o trabalho na hotelaria e prestação de cuidados de saúde ou de  higiene, relações públicas, administração do lar, indústria alimentar , etc. Por isso um negócio envolvendo estes vários fatores é bem plausível para estes nativos, pois Mercúrio também se dá muito bem em todo o tipo de negócios que envolvem lidar com o público, vender produtos, etc. Por outro lado, a Lua é instável  e, por isso, é muito importante para estes nativos que o Sol esteja forte e bem colocado no horóscopo para assegurar o sucesso no plano profissional e geral.

A análise da 2ª casa do horóscopo  e dos aspetos que recebe e, secundariamente, da 4ª , da 9ª e da 1ª  também ajuda a determinar se a pessoa ganhará riqueza através do seu trabalho e qual o seu potencial para ganhar.

 O regente da 2ª casa, a Lua, deverá estar forte e não aflita para assegurar o sucesso geral da pessoa e a sua capacidade para ganhar riqueza. Não deverá estar colocada numa das casas maléficas nem sofrer a influência dos planetas funcionais maléficos. Para este Ascendente, Mercúrio também rege a 4ª casa, ocupada pelo seu signo Mooltrikona, o que faz dele a influência mais benéfica para este Ascendente.  Isso faz com que o Sol  forte e bem colocado no horóscopo seja a âncora essencial  para permitir a estas pessoas alcançar sucesso e felicidade na vida (4ª Casa) pois, se Mercúrio estiver fraco no horóscopo e o Sol   também estiver fragilizado, não haverá desenvolvimento saliente na vida. Saturno rege a 9ª casa do horóscopo , a casa que determina o potencial de sorte para a vida. Isso significa que a riqueza que esta pessoa alcançar deve ser gradual pois, de modo geral, Saturno não permite ganhar muito de forma súbita. Também mostra que a riqueza será ganha pelo trabalho esforçado e persistente do nativo.  Marte como regente da 11ªcasa e Vénus, regente da 5ª casa  são os indicadores de riqueza para este Ascendente. Estas casas deverão estar fortes, não havendo planetas funcionais maléficos a ocupá-las nem a lançar aspeto para elas e os seus regentes, Marte e Vénus, também deverão estar fortes para assegurar  ganhos e rendimentos substanciais.

Júpiter é o indicador secundário para os ganhos súbitos  para este Ascendente, revelando qual é a possibilidade de a pessoa receber  dinheiro  de heranças , legados ou seguros, ou receber dinheiro do cônjuge. A 8ª casa também deve ser analisada bem como o seu regente e os planetas que a influenciam. Saturno habitualmente não dá nada sem «um preço a pagar» de modo que, mesmo que o nativo receba dinheiro de algum legado ou herança, de seguros, etc. deverá ter algum dever ou responsabilidade associado. Por ex., a pessoa recebe o dinheiro de um familiar mas, em conjunto, deverá cuidar do animal de estimação, desenvolver um determinado serviço,  ou cumprir certas obrigações sob pena de perder tudo.  Depois é preciso ver o estado de Vénus no horóscopo pois isso diz-nos se a pessoa conseguirá manter o dinheiro depois de o ganhar/receber. Se vénus for fraco, o dinheiro recebido não será acumulado. Complementarmente à análise da 2ª casa, veja-se  a 6ª casa para saber se, ao longo do tempo, a pessoa terá uma situação confortável em que terá o dinheiro necessário para o sustento. Mais uma vez, Marte, o regente da 11ª casa e também da 6ª dará  pistas, não apenas para saber se ganhará muito ou pouco mas se conseguirá manter os ganhos ao longo da vida em equilíbrio com os gastos, tendo desse modo uma vida sem sobressaltos financeiros.

  Concluindo, vemos que a Lua, o Sol, Mercúrio e Júpiter têm papeis fundamentais na determinação da área da profissão e da carreira para o Ascendente Gémeos e, adicionalmente, Vénus, Marte e Saturno ajudam-nos a perceber qual  o rendimento que o nativo pode obter a partir dela.

Agora, para além dos planetas que significam em primeiro lugar as opções profissionais, precisamos de saber se eles estarão ativos na fase da vida  em que a pessoa está a fazer as suas escolhas. E, aqui, os fatores decisivos são a análise do período dasha/ antardasha  operante no momento em que a pessoa faz a sua escolha, pois os planetas produzem efeitos quando ocorrem os seus períodos ou subperíodos. Assim, para um jovem que está a decidir a entrada num curso superior com a finalidade de uma carreira determinada: por ex., o nosso jovem com Ascendente Gémeos, pretende frequentar o curso de Línguas e Literatura. Trata-se de uma área realmente confirmada pelos indicadores gerais do seu horóscopo, pois a Lua rege a sua 2ª casa, dando-lhe uma imaginação viva e empatia para descrever personagens e situações e Mercúrio rege o Ascendente  e Júpiter rege a 10ª casa. No momento, o jovem está sob o dasha do Sol, um planeta que favorece a decisão da sua carreira porque é o regente da 3ª casa do empreendedorismo e o significador da capacidade de comunicação do nativo. O sub período é o de Mercúrio. Ora, para este Ascendente, estes planetas são ambos muito importantes para decidir a carreira e, por isso,  há boas hipóteses de este nativo ser bem sucedido nas escolhas que faz pois está a a fazê-las no momento oportuno quando estes planetas estão ativos. Tanto o Sol como Mercúrio  apoiam uma carreira  em que o talento , a criatividade  e as capacidades de comunicação e de escrita  são importantes , o que  é outra boa confirmação.

Mas um outro nativo com Ascendente Gémeos está neste momento a atravessar o dasha de Ketu, um período que, habitualmente traz obstáculos, atrasos e fracassos e o subperíodo de Saturno, regente da sua 8ª casa. No horóscopo natal, Ketu  está na 2ª casa . E esta pessoa pretende frequentar um curso de Marketing, profissão simbolizada por Mercúrio. Este por sua vez, está em aspeto com Saturno, regente da 8ª casa. Saturno em aspeto com Mercúrio inibe  o seu natural otimismo e auto confiança em relação às capacidades intelectuais e conduz a perdas e obstruções. Assim, pensamos que este jovem vai encontrar obstáculos e muitas dificuldades para o seu sucesso numa carreira relacionada com estes indicadores e a análise do horóscopo deveria de imediato alertar para a grande possibilidade de não conseguir alcançar uma boa realização profissional nesta área. Então, o que há a fazer será , dentro do dasha atual, que determina de forma fundamental, pela força do planeta operante, o sucesso ou insucesso na carreira, vermos qual é o subperíodo que é mais favorável para alcançar pelo menos algum sucesso. Por vezes há situações em que a pessoa só consegue alcançar algum sucesso na última etapa da vida. Por ex., o dasha de Vénus dura  20 anos e, se ocorre na altura em que a pessoa faz as suas escolhas determinantes para esta área de vida e o planeta está fraco e/ou aflito no horóscopo, a pessoa não consegue ir além de um sucesso mediano ou fraco na sua vida profissional.

Para complementar o que dissemos sobre os indicadores da profissão para este signo Ascendente, referimos os significados dos planetas indicadores da carreira para este Ascendente.

Significados Profissionais da Lua Sol, Mercúrio, Júpiter

Sol– quando é forte no horóscopo e está bem colocado, o sol indica uma posição elevada por ex., na política, na medicina, na gestão e na administração de instituições governamentais ou dos serviços burocráticos, como CEO de empresas industriais, etc. Sendo o regente da 3ª casa, indica grande capacidade de iniciativa e  destaque  em  funções individuais de liderança, desenvolvimento de projetos, etc.

Lua-  Quando o nativo nasceu numa fase brilhante da Lua, ganhará dinheiro sem fazer esforço e obterá facilmente  uma boa posição em lugares de administração e instituições governamentais.  A gestão hoteleira, empresas dedicadas à organização do lar, indústria alimentar, profissões que lidam com a cura e com as relações públicas, também são adequadas. Os negócios associados a aspetos da vida familiar também são relevantes, pois a Lua rege a 2ª casa do horóscopo e poderá inclinar o nativo para a exploração de um negócio familiar.

Júpiter– Como indicador da riqueza, Júpiter também simboliza as profissões relacionadas com a área financeira: banqueiro, consultor financeiro, etc. a sua natureza generosa e relacionada com elevados princípios e valores também o coloca em posições no ensino, na carreira de topo da área legal como juiz, ou governador (político, em posições de administração em instituições), papeis de consultadoria, perito de gestão, etc.  Como regente da 7ª e da 10ª casas, pode indicar posições de gestão em empresas internacionais ou outros cargos de elevada posição envolvendo países estrangeiros.

Mercúrio – Rege a1ª e a 4ª casas e tem relação especial com uma inclinação para a área da comunicação. As suas capacidades analíticas e de discurso fazem dele um pensador e alguém que gosta de estudar. É proficiente no campo das Matemáticas, na engenharia e tem inclinação para uma carreira na investigação académica, para a comunicação, a escrita e edição/  publicação, a contabilidade e finanças, a informática, a advocacia, a engenharia, as áreas de negócios, vendas e  comércio, transportes, papeis de consultadoria, etc.  Para este Ascendente, se  o Sol e a Lua confimarem, pode também indicar talento artístico assinalável e obtenção de uma posição de fama (se estiver forte).

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário