Decidir a Carreira- Ascendente Touro

man

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o  signo Ascendente Touro.  Para uma introdução aos princípios gerais e regras para interpretar esta área no horóscopo para todos os signos Ascendentes, clique aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o Ascendente Touro

Hoje, ao contrário do que sucedia há 20 ou 30 anos atrás, as pessoas já não escolhem necessariamente uma profissão para a vida, tendo que se adaptar às exigências de um mercado de trabalho em mudança constante e à  possibilidade de poderem ter mais do que uma profissão ao longo da vida. Os planetas que significam  a carreira como determinantes primários, por sua vez, também  significam várias profissões possíveis e, por isso, podem suportar mais do que uma profissão viável para o nativo, e bem sucedida. Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas também de ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por esse planeta, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Touro está no Ascendente,  os nativos são orientados para objetivos materiais que permitem uma vida confortável e bem estar físico  e emocional. Para estes nativos  vida é  para ser vivida em pleno e de forma exuberante. O Sol rege a 4ª casa,e esta   mostra as inclinações do nativo e o Sol é a força e a exuberância da vida;  os prazeres que ela oferece são um dos objetivos de  maior interesse para estas pessoas, bem como alcançar poder para se afirmarem na vida. Por sua vez, são dotados de uma inteligência forte, com grandes capacidades analíticas, pois  o signo Mooltrikona de Mercúrio ocupa a sua 5ª casa. A 10ª casa é ocupada pelo signo Aquário, um signo que se dá bem na área financeira e técnica ou científica.

Na determinação da carreira para o Ascendente Touro, a 10ª casa é o indicador primário e, como regente da 10ª casa, ocupada pelo signo Aquário, Saturno  pode indicar a escolha de uma carreira na área técnico-científica,  como engenharia, indústria, gestão financeira, etc., se o nativo tiver feito o percurso de preparação para tal. Mas, para os que não fizeram esse percurso, Saturno também pode indicar trabalho de rotina na área dos serviços ou na administração pública, entre outras possibilidades. A posição do regente da 10ª casa ajuda a determinar os efeitos deste planeta na decisão da carreira, bem como os aspetos que ele recebe de outros planetas.

Secundariamente, o regente da 2ª casa, Mercúrio  e o Sol e Júpiter, darão indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação destes planetas em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área. Por ex., se houver planetas na 5ª casa, será se esperar que este nativo escolha uma profissão com impacto social e relacionado com a área da contabilidade,  com o comércio, com  a engenharia , a escrita, etc. Na 2ª casa do horóscopo encontramos o signo de Gémeos, um signo de comunicação ,de  escrita, de marketing  e de  todos os serviços que lidam com o atendimento ao público, incluindo as relações públicas. A 2ª casa não é ocupada por um signo Mooltrikona por isso damos atenção particular ao signo Ascendente que, embora também não seja ocupado por um signo Mooltrikona, nos  dá pistas importantes sobre   a abordagem geral da vida. Touro é um signo sensual que mede o sabor da vida através do uso dos sentidos, a sua forma privilegiada de relação com o mundo. Por isso, combinando  as influências da 10ª casa e da 1ª casa, vemos que Saturno tem apetência por posições de gestão e Vénus, regente de Touro,   relaciona-se com artigos de luxo, serviços de estética , hotelaria, joias, decoração, etc. e este nativo, se ambos os planetas forem fortes poderá desenvolver uma carreira como gestor de vendas de produtos relacionados com os significados de Vénus, gestão hoteleira, etc. Se Mercúrio   for forte no horóscopo, como a Lua rege a 3ª casa do empreendedorismo e das capacidades intelectuais do nativo, este poderá desenvolver um negócio próprio e ter sucesso com ele. A Lua significa também o trabalho na hotelaria e prestação de cuidados de saúde ou de  higiene, relações públicas, administração do lar, indústria alimentar , etc. Por isso um negócio envolvendo estes vários fatores é bem plausível para estes nativos, pois os planetas envolvidos articulam-se bem. Por outro lado, a Lua e Mercúrio são planetas instáveis devido à sua grande mutabilidade e podem indicar, sobretudo quando estão fracos no horóscopo, falta de estabilidade no plano da carreira devido a mudanças de status e de ganhos do nativo (Mercúrio e 2ª casa) ou de mudança nas motivações, alteração  dos desejos iniciais, flutuação nos objetivos da pessoa (isto se a Lua for fraca no horóscopo) e, em consequência, a pessoa pode mudar várias vezes de emprego e profissão.

 A análise da 4ª casa do horóscopo  e dos aspetos que recebe também ajuda a determinar se a pessoa ganhará riqueza através do seu trabalho e qual o seu potencial para ganhar. A 4ª casa também indica,  secundariamente, o sucesso do nativo. O regente da 4ª casa, o Sol, deverá estar forte e não receber maus aspetos para assegurar o sucesso geral da pessoa e a sua capacidade para ganhar riqueza. Não deverá estar colocado numa das casas maléficas nem sofrer a influência dos planetas funcionais maléficos. Para este Ascendente, Saturno também rege a 9ª casa e, por isso, o sucesso da carreira (10ª casa )  e a capacidade para gerar riqueza são fatores indissociáveis. A boa posição e força de Saturno é necessária para ambas. Júpiter, o outro indicador secundário da riqueza indica, para este Ascendente, qual é a possibilidade de a pessoa receber  dinheiro  de heranças , legados ou seguros, ou receber dinheiro do cônjuge. Indica também, secundariamente, pela regência da 11ª casa, as possibilidades de a pessoa obter rendimentos não ganhos e realizar os seus desejos pessoais. Porque a 11ª casa não contém um signo Mooltrikona, a 10ª casa é o determinante primário para a análise dos rendimentos e dos ganhos, em conjunto com a 3ªcasa, com regência da Lua. Assim, Saturno , a Lua, Vénus e Mercúrio têm papeis fundamentais na determinação da área da profissão e da carreira para o Ascendente Touro e para o rendimento que o nativo pode obter a partir dela.

Agora, imaginemos que estamos perante um jovem de 18 ou 19 anos que está à procura de determinar a sua vocação profissional em relação à qual tem muitas dúvidas. Aqui, antes de mais é preciso saber com clareza o que é que a pessoa pretende: o emprego que será mais rentável e lhe poderá  trazer mais dinheiro ou status ou uma carreira que contribua para a realização global do seu propósito de vida e para os seus objetivos humanos, para além de prover o sustento material? Até que ponto a pessoa quer investir na carreira? Estas perguntas poderão ter, para cada pessoa, indicadores diferentes no horóscopo, levando a preferir um em vez de outro dos planetas indicadores desta área para o seu Ascendente ou seja, uma carreira que globalmente possa ser mais capaz de dar satisfação emocional e espiritual à pessoa não é necessariamente a mesma que lhe daria mais dinheiro  e, antes de efetuar a análise é preciso perceber quais os objetivos da pessoa quando pensa na sua carreira ou profissão. Por ex., algumas pessoas trabalham porque precisam de ganhar dinheiro mas querem mesmo é investir numa família (ou num hobby ou outra experiência significativa para a sua vida) e, por isso, estão dispostas a um envolvimento mais limitado no mundo profissional e, quando se trata de decidir a carreira, é preciso ter estes fatores em consideração, sobretudo quando se olha para o horóscopo à procura de pistas para análise e aconselhamento.

Para além dos planetas que significam em primeiro lugar as opções profissionais, precisamos de saber se eles estarão ativos na fase da vida  em que a pessoa está a fazer as suas escolhas. E, aqui, os fatores decisivos são a análise do período dasha/ antardasha  operante no momento em que a pessoa faz a sua escolha, pois os planetas produzem efeitos quando ocorrem os seus períodos ou subperíodos. Assim, para um jovem que está a decidir a entrada num curso superior com a finalidade de uma carreira determinada: por ex., o nosso jovem com Ascendente Touro, pretende frequentar o curso de engenharia informática. Trata-se de uma área realmente confirmada pelos indicadores gerais do seu horóscopo, pois Mercúrio rege a sua 2ª e 5ª casas. No momento, o jovem está sob o dasha de Saturno, um planeta que favorece a decisão da sua carreira porque é o regente da 10ª casa, o que faz dele o determinante principal desta área de vida. O sub período é o do Sol. Ora, para este Ascendente, estes planetas são ambos muito importantes para decidir a carreira e, por isso,  há boas hipóteses de este nativo ser bem sucedido nas escolhas que faz. Tanto o Sol como Saturno apoiam uma profissão no campo das tecnologias, o que  é outra boa confirmação.

Mas um outro nativo com Ascendente Touro está neste momento a atravessar o dasha de Vénus, regente da sua 6ª casa e o subperíodo de Júpiter, regente da sua 8ª casa. No horóscopo natal, Vénus está em conjunção com o Sol, estando combusto. E esta pessoa pretende frequentar um curso de gestão hoteleira, profissão simbolizada por Vénus e pela Lua. A sua Lua, por sua vez, está aflita por  Marte, regente da 12ª casa. Ora, não é preciso ter dons divinatórios para prever que esta pessoa vai encontrar obstáculos e muitas dificuldades para o seu sucesso numa carreira relacionada com estes indicadores e a análise do horóscopo deveria de imediato alertar para a grande possibilidade de não conseguir alcançar uma boa realização profissional nesta área. Então, o que há a fazer será , dentro do dasha atual, que determina de forma fundamental, pela força do planeta operante, o sucesso ou insucesso na carreira, vermos qual é o subperíodo que é mais favorável para alcançar pelo menos algum sucesso. Por vezes há situações em que a pessoa só consegue alcançar algum sucesso na última etapa da vida. Por ex., o dasha de Vénus dura  20 anos e, se ocorre na altura em que a pessoa faz as suas escolhas determinantes para esta área de vida e o planeta está fraco e/ou aflito no horóscopo, a pessoa não consegue ir além de um sucesso mediano ou fraco na sua vida profissional.

Para complementar o que dissemos sobre os indicadores da profissão para este signo Ascendente, referimos os significados dos planetas indicadores para este Ascendente.

Significados Profissionais do Sol, Mercúrio, Vénus e Saturno

Sol– quando é forte no horóscopo e está bem colocado, o sol indica uma posição elevada por ex., na política, na medicina, na gestão e na administração de instituições governamentais ou serviços burocráticos, como CEO de empresas industriais, etc. Sendo o regente da 4ª casa, torna-se a influência mais benéfica para este signo Ascendente e pode trazer reconhecimento fácil e posições elevadas

Mercúrio – Rege a2ª e a 5ª casas e tem relação especial com a criatividade. As suas capacidades analíticas e de discurso fazem dele um pensador e alguém que gosta de estudar. É proficiente no campo das Matemáticas, na engenharia e tem inclinação para uma carreira na investigação académica, para a comunicação, a escrita e edição/  publicação, a contabilidade e finanças, a informática, a advocacia, a engenharia, as áreas de negócios, vendas e  comércio, transportes, papeis de consultadoria, etc.

Vénus– Tem uma importância acrescida por ser o regente do Ascendente e, por isso, é um forte indicador da vocação da pessoa. A sua natureza gentil e ligada ao gosto pela diversão torna as pessoas vocacionadas para as artes, para o design, para  o cinema ou o teatro, para a indústria do entretenimento, a moda e comércio de itens de luxo, decoração , publicidade , hotelaria, etc.  

Saturno– é o regente da 10ª casa , ocupada pelo seu signo Mooltrikona pelo que a sua influência é de primeira importância na determinação da vocação profissional. Saturno está relacionado com todos os trabalhos que implicam esforço, com posições de liderança de trabalhadores, trabalho na administração pública, engenharia, trabalho na indústria, todos os trabalhos árduos mal remunerados.

A análise destes planetas mais diretamente relacionados com  a profissão , com principal atenção a Saturno, ao Sol , a Vénus e a Mercúrio permitirá definir com clareza , atendendo à força e disposição destes planetas no horóscopo, qual a profissão em que a pessoa tem mais possibilidades de se tornar bem sucedida e realizada em termos profissionais num determinado momento da sua vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário