Personalidade Básica com Ascendente Sagitário, Lua Balança e Sol Leão

lu

O  Ascendente no signo Sagitário   indica uma aparência física com estrutura bem proporcionada, com  tendência para engordar, olhos amendoados e cabelo castanho, num rosto jovial e  dentes regulares.

Os traços psicológicos dos nativos com o Ascendente Sagitário   são de uma pessoa otimista, franca, aberta , sincera e com uma apetência muito forte pela «verdade», qualquer que esta seja, em todas as áreas . A  preocupação com a «verdade» leva estes nativos a exprimirem-se com uma brutal franqueza, dizendo sempre o que pensam em todas as circunstâncias (o que muitas vezes pode ser chocante para algumas pessoas) ; a diplomacia não é o seu  forte!

O Ascendente em Sagitário  produz uma mente espiritualmente inclinada, filosófica ou religiosa, mas nunca fundamentalista nem  dogmática. Mesmo quando acredita profundamente em algo, Sagitário   nunca o faz de forma cega, tem sempre uma reflexão bem fundamentada para justificar as suas crenças.  A sabedoria que vai acumulando dá-lhe a convicção do caráter relativo das crenças como formas limitadas de compreensão; estas podem ser alteradas à medida que a experiência e mais conhecimento  ajudam a formar novas crenças e novas  opiniões. Sagitário  tem consciência de que a sua procura da verdade é infindável e sempre incompleta.

É essa a razão pela qual  desenvolve uma tão grande necessidade de desmistificar todos os dogmas ou pretensas «verdades absolutas».  Mas, infelizmente, parte do pressuposto de que todos anseiam pela mesma procura «limpa e perfeita» da verdade; esquece que, para muitos, é muito mais confortável acomodar-se às crenças adquiridas sem nunca as questionar ao longo da vida porque isso lhes traz  a segurança de um mundo perfeitamente tranquilo e organizado e a a insistência  do nativo de Sagitário  em agitar essas crenças  pode trazer-lhe inimizades.

Sagitário  tem princípios firmes, pautando a sua vida pelos valores que considera corretos e justos, não apenas para si mas para todos, defendendo os valores universais do Bem e da Justiça. Apesar de aceitar o relativismo da compreensão humana da realidade, ele acredita que há realidades espirituais  universais que existem realmente e que constituem a estrutura da realidade cósmica e que, pelo esforço individual, cada um pode atingir uma compreensão mais verdadeira dessa realidade. É missão de cada um aproximar-se, pelo estilo de vida e pelos valores que concretizam na sua vida, aproximar-se cada vez mais dessa realidade mais verdadeira, superando as limitações e  as  aparências do mundo físico.

Os nativos com Ascendente Sagitário são perfecionistas mas simultaneamente compassivos e capazes de aceitar as falhas e as  limitações dos outros seres. São marcados por um desejo de alargar a toda a criação os mesmos princípios de justiça e a possibilidade de transcenderem os limites  da sua condição: mesmo quando as evidências parecem desmentir teimosamente a sua convicção, Sagitário  acreditará sempre que é possível  que ele e  os outros mudem  e melhorem a sua maneira de ser e as oportunidades da sua vida. A  esperança num mundo melhor e no «melhor que há-de vir» é uma marca distintiva deste signo, que é marcado pela convicção profunda de que existe uma unidade na ordem do mundo e de que ela aponta para a união entre o visível e o invisível , entre o finito e  o infinito, entre o perfeito e o imperfeito.

Sagitário  pode também, por vezes, manifestar no seu modo de ser a   irrequietude,  o desejo excessivo de liberdade e os menos evoluídos podem ser convencionais e demasiado apegados à tradição.

Sagitário  tem elemento Fogo e a sua energia é mutável.  Quando a Lua em Balança (Libra) se associa a este Ascendente, temos uma mistura entre Fogo e Ar. O elemento Ar de Balança mistura-se harmoniosamente com o Fogo de Sagitário  e  esta associação intensifica a natureza social do nativo, bem como a sua mente altamente racional e inclinada para a investigação e para a procura do conhecimento.  Dificilmente  aceitará alguma coisa sem a fundamentar pela reflexão e pela sua própria investigação.  Esta pessoa tem um marcado sentido de justiça, podendo ser um reformador social , um  político ou professor , ou ainda dedicar-se à área de aplicação  ou estudo das leis, exercendo advocacia , trabalhando como juiz, etc.

A Lua em Balança   normalmente produz  uma aparência física alta e elegante, o que pode ajudar a  equilibrar a figura, diminuindo a tendência para engordar de Sagitário.  A vertente social muito forte de Balança também ajuda a amenizar  o lado demasiado independente de Sagitário , uma vez que Balança não faz nada sozinho, tem um impulso básico para procurar a cooperação e a proximidade dos outros.

Sagitário  também é romântico  mas menos dado à formalização contratual dos relacionamentos. Ao contrário, Balança  pensa em casamento, para legitimar as suas relações. Globalmente, estes dois signos funcionam equilibrando as características um do outro: Balança  pode tornar-se demasiado dependente e o  Ascendente Sagitário  torna o nativo  mais cioso da liberdade individual. A Lua está colocada na 11ª casa  e, se estiver forte, o nativo será altamente inteligente , terá um círculo largo de amigos influentes e acumulará uma riqueza considerável.

Mas os nativos com a Lua no   signo Balança têm habitualmente um destino em que o casamento e as parcerias pessoais desempenham um papel muito importante, para o bem e para o mal: o seu nível de sucesso na vida está bastante dependente da  qualidade das parcerias que formam ao longo da vida.  Assim, é muito importante  verificar o estado da Lua no horóscopo, quando ela está neste signo e, atendendo à sua posição na casa que significa a realização dos seus sonhos e ambições, isto ainda se torna mais importante.

A qualidade mais importante da abordagem de Balança  do ambiente e dos outros é a racionalidade, mas uma racionalidade que é bastante diferente da racionalidade  por ex., de Virgem  pois é marcada pela afetividade e  pelos valores: enquanto Virgem vê o mundo através da análise lógica, da estimativa de causas e de consequências, Balança vê o mundo através dos valores  que tingem todas as coisas e todos os seres de qualidades afetivas e valorativas: o «gosto»/«não gosto»; «certo»/«errado; «justo »/«injusto» são as categorias fundamentais que regem o pensamento do  signo Balança .Diferentemente  de Virgem, que vê  as coisas como «objetos»  ou «funções» harmonizáveis ou de oposição, Balança tem uma racionalidade «humana», isto é,  não  se preocupa  apenas com os objetos distanciados e imparciais do conhecimento (embora também seja capaz de investigar  rigorosamente o mundo empírico) mas o seu interesse central são os assuntos humanos e, especialmente, os que resultam da cooperação e do relacionamento.

No plano relacional, Balança procura sempre a simetria da igualdade, o equilíbrio entre direitos e deveres para cada pessoa envolvida.  Sonha com um mundo de interações justas em que os interesses de cada um são igualmente tidos em conta. Na sua vida pessoal, nem sempre estes nativos têm sorte com as parcerias, incluindo os amigos, pois a sua aprendizagem fundamental  na vida tem muito a ver com esta área  e, normalmente, têm o seu quinhão de desapontamentos, a menos que a Lua seja extraordinariamente forte no horóscopo.

O Sol em Leão tem elemento Fogo e a sua energia é fixa.. Esta identidade  básica é composta por dois signos de elemento Fogo e um de elemento Ar.  Esta combinação significa  uma predominância das  capacidades mentais – tanto no plano cognitivo como  emocional e afetivo – entusiasmo e muita energia ao serviço de ideias, de valores e projetos, gosto pelo estudo, pela procura do conhecimento, interesse pelos assuntos humanos, tanto a nível pessoal como social, criatividade e capacidade de inovar , podendo brilhar pelas capacidades de investigação; provável talento para ensinar os outros, partindo de uma excelente capacidade de compreensão dos  seus motivos ; generosidade  e afetividade nas interações e nas relações.

Será no entanto necessário que esta personalidade tenha planetas em signos de Terra e Água, porque a afetividade do Ar e do fogo é muito mental, associando-se mais a valores e a ideias do que a coisas concretas. Esta é uma pessoa  que responde mais a um parceiro inteligente e com ideias interessantes do que a um contacto puramente físico.

O Sol em Leão acentua, nesta combinação, o lado independente do Ascendente em Sagitário . Esta pessoa, apesar da sua Lua em  Balança – e da necessidade inegável para se  relacionar  e estabelecer  cooperação com outros – ( sente-se mais à vontade ao apresentar um projeto ou ideia em parceria do que sozinha) – é, no entanto, muito mais independente do que normalmente é indicado pelas características de Balança e pode não valorizar muito o formalismo dos relacionamentos, podendo apreciar situações de contexto mais livre e independente.

O Sol em Leão porém, pode fazer sentir a esta pessoa que ela tem uma missão especial na vida, relacionada com os seus valores, com as suas qualidades pessoais e os seus conhecimentos. Este sentimento, se for posto ao serviço do bem comum pode produzir uma pessoa altamente motivada para a defesa de alguma causa social que implique uma visão ampla da realidade, capaz de decidir sobre aspetos que afetam a vida da comunidade. O Sol está colocado na 9ª casa , a casa mais auspiciosa para este Ascendente e, se não receber maus aspetos, esta pessoa tem um forte sentido de propósito, crenças elevadas e interesses espirituais e pode ter um destino especial e marcante.

Em indivíduos menos evoluídos, esta combinação poderá produzir uma pessoa indulgente nos seus prazeres pessoais , fugindo dos compromissos que possam limitar a liberdade pessoal e com uma personalidade que pode manifestar  alguma indecisão quando tem que fazer opções de alguma responsabilidade.

A associação entre  os signos Leão e Balança pode produzir interesse por assuntos relacionados com Arte ou entretenimento em geral, e não seria estranho ver esta pessoa a seguir uma carreira de Ator ou outra relacionada com o mundo do entretenimento.  Esta pessoa  gosta do lado bom e divertido da vida, gostando de festas e  de eventos sociais onde possa divertir-se e brilhar , gosta de luxo e de conforto e, certamente, ocupa grande parte do seu tempo a desenvolver relacionamentos, amorosos e de amizade.  A sua felicidade depende bastante do modo como interpreta, valorativamente, as experiências  e interações humanas que povoam a sua vida. Mas também se interessa por assuntos espirituais, religiosos ou filosóficos e pelos problemas da sociedade , podendo tornar-se num carismático político ou líder de opinião. De uma forma ou de outra, parece estar destinada a uma vida que será notada  e que será útil para a comunidade.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário