Decidir a Carreira-Ascendente Virgem, Parte 1

mar

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o Ascendente Virgem. Para uma introdução a esta matéria pode ler outro artigo aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o Ascendente Virgem

Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas devemos também ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir ou qual o emprego mais apropriado quando, por exigências do mercado de trabalho e devido à necessidade de se adaptar, tem que escolher um novo rumo profissional. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por ele, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Virgem está no Ascendente os nativos têm capacidades analíticas desenvolvidas e uma inclinação para procurar a perfeição em tudo o que fazem. A sua relação com a realidade é pragmática e estas pessoas medem muito bem todas as consequências implicadas naquilo que desejam fazer. O seu sentido prático e capacidades de organização tornam-nos muito adequados para todas as funções em que é preciso organização e análise combinados com procedimentos metódicos e eficazes.O perfeccionismo que os caracteriza pode ser um problema para si e para os outros, embora seja também uma garantia de que tudo o que fazem, fazem-no o melhor possível, sendo difícil encontrar pessoas mais responsáveis e com mais sentido profissional do que estes nativos.  São, além disso, pessoas honestas e verdadeiras, pois Júpiter tem o seu signo Mooltrikona na 4ª casa, que rege as inclinações e o caráter. Ora, estas pessoas têm um profundo apego a valores espirituais e/ou filosóficos, éticos etc, sendo por isso profissionais em quem se pode confiar. Podem dar-se bem em profissões que implicam trabalho minucioso, analítico e de organização e dão excelentes engenheiros, contabilistas, escritores, comerciantes, etc. Este é um signo com regência de Mercúrio e, por isso, o sucesso na vida destas pessoas depende do estado de Mercúrio no horóscopo e, complementarmente, de Júpiter, o regente da 4ª casa e a influência mais benéfica para este Ascendente.

Na determinação da carreira para o Ascendente Virgem, a 2ª casa é o indicador primário e, como regente da 2ª casa, Vénus   dá a estes nativos inclinação para uma carreira nas finanças, na medicina ou nas artes curativas ou então relacionada com a arte e a  estética: arquitetura e design, decoração de interiores,  artes figurativas como a pintura, o desenho gráfico; performativas como o cinema ou o teatro (como guionista ou encenador/realizador, mais do que como intérprete pois este signo não gosta da exposição pública), marketing e publicidade, consultadoria legal ou financeira, ensino, comércio de artigos de beleza e/ou de luxo, moda, gestão hoteleira, etc.

Secundariamente, o regente da 10ª casa, Mercúrio . e o Sol, darão indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação destes planetas em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área. A 10ª casa está ocupada pelo signo Gémeos , com regência de Mercúrio , que é também o regente do Ascendente, o que reforça a importância de Mercúrio na determinação e na escolha da carreira ( e também a necessidade de atestar a força do planeta no horóscopo antes de emitir um juízo sobre «qual a melhor carreira»). Mercúrio reforça  a inclinação para o caráter intelectual de uma carreira. A sua ação  aumenta a auto confiança  da pessoa e a sua competência discursiva. Estes nativos podem dar-se muito bem numa carreira no ensino e na investigação, podendo dar excelentes conselheiros ou consultores, escritores, engenheiros, gestores de negócios ligados a venda, comunicação, publicidade, moda, analistas de sistemas, auditores, etc. A indústria do entretenimento, sobretudo nas áreas ligadas à criação de produtos, incluindo a escrita, a conceção de shows, etc, pode ser muito apropriada. A atividade de escrever, incluindo ficção, jornalismo, são também escolhas óbvias, do mesmo modo que a edição e publicação. A área das viagens e dos transportes , como por ex., turismo, incluindo a atividade de intérprete e guia turístico, ou gestor de negócios associados ao turismo, são igualmente possíveis.

Complementarmente, deve observar-se  o Sol, como indicador geral do nível de visibilidade que estes nativos terão no mundo. Para este Ascendente o Sol rege a 12ª casa, uma casa relacionada com perdas , com  isolamento, etc. A colocação  do Sol é muito importante para determinar se os esforços destes nativos darão fruto ou se ficarão perderão em despesas e perdas incontroláveis que limitarão o verdadeiro sucesso destas pessoas. Complementarmente, deve ver-se a força de Júpiter e a sua colocação por casa e signo  pois, para além de ser um importante indicador geral da força do horóscopo, pela regência da 4ªcasa, Júpiter rege também a 7ª casa que, entre outros significados, representa os parceiros de todos os tipos, incluindo os de negócios e as relações com países estrangeiros, aspeto importante para decidir a carreira nos dia de hoje, atendendo ao mundo globalizado em que vivemos e às novas formas de trabalhar que incluem os meios de comunicação pela Internet que nos colocam em interação com o mundo inteiro. Este fator aumenta de importância pois Vénus, o regente da 2ª casa, é também o regente da 9ª casa, uma casa que representa a sorte para esta vida e também está associada com países estrangeiros. A carreira, para estes nativos, deve permitir aumentar o seu status e riqueza (2ª casa) e, simultaneamente dar-lhes projeção  social (10ª casa) e além fronteiras (7ª e 9ª  casas), seja qual for o modo em que isso possa acontecer ( e, nos dias de hoje, isso não é difícil de acontecer, alguém que se dedica, por exe., à criação publicitária ou  a escrever guiões para novelas, para  filmes ou shows facilmente leva o seu nome e trabalho para outros países através dos meios de comunicação).

A 2ª casa é ocupada pelo signo de Balança, um signo excelente para a expressão artística e para todas as abordagens estéticas acerca da realidade. Por outro lado, Mercúrio rege o Ascendente e está muitas vezes enfraquecido no horóscopo , o que se torna visível como insegurança. E este também é um traço muito comum nos nativos de Virgem, que são tímidos e inseguros e resistem a expor-se de forma aberta perante os outros, preferindo trabalhar de forma «anónima» e recatada.  Se a 2ª casa  do horóscopo for forte e Mercúrio também estiver forte,  estas pessoas beneficiarão dos talentos de Mercúrio no domínio do discurso e da escrita e de Vénus no domínio da  arte e usarão esses talentos para construir uma carreira rumo ao sucesso. Mercúrio forte pode ajudar a superar a natural hesitação destes nativos em abrirem-se para os olhares do público, permitindo-lhes  enveredar por   uma carreira com maior visibilidade exterior e com capacidade criativa. Algumas das carreiras que estas pessoas podem escolher são: arquitetos paisagistas, criadores de produtos de entretenimento- incluindo videogames, conceção de shows, etc, escritores de sucesso, publicitários, negociantes de arte, etc.

Na 10ª casa do horóscopo encontramos o signo de Gémeos, um signo inclinado basicamente para a comunicação e para a interação com os outros. Se Mercúrio for forte, estas pessoas serão excelentes «relações públicas», professores, escritores ou jornalistas, sabendo como persuadir e convencer os outros, competências que fazem deles igualmente grandes vendedores de produtos e/ou comerciantes. Podem ser excelentes na criação de anúncios publicitários e em atividades de marketing.

 E porque a  10ª casa não é ocupada por um signo Mooltrikona, damos atenção particular ao signo Ascendente que, neste caso, é ocupado pelo signo Mooltrikona de Mercúrio, Virgem , com  tendências comuns, embora Virgem acrescente um caráter de perfecionismo e de método no trabalho e nas abordagens que escapa ao signo de Gémeos. Mas, em conjunto, estes nativos combinam o grande poder analítico e as capacidades discursivas  e de escrita com a cautela e a  objetividade de Virgem, que aceita as coisas quando estas são visíveis no plano concreto e não apenas na conceção ou na ideia e ainda com o desejo de eficácia e de organização metódica. Gémeos é um explorador do meio, perdendo-se muitas vezes entre cada novidade que o faz abandonar a anterior mas Virgem é um organizador metódico a quem não escapa nenhum pormenor daquilo que considera importante e estas competências fazem dele alguém que não apenas é capaz de criar  ou de inventar, mas também de concretizar e de obter resultados palpáveis naquilo que faz.

Este nativo pode ter capacidades criativas assinaláveis, sobretudo se vénus for forte no horóscopo mas pode preferir a «estabilidade» de uma rotina ou ordem estabelecida a uma profissão que exija constantes mudanças nas abordagens e nos interesses, preferindo usar uma «receita» que tenha dado bons resultados a arriscar entrar pelo desconhecido e pela insegurança em relação a caminhos novos e aos resultados que estes podem dar. É esta a razão, basicamente, que torna estas pessoas mais adequadas para trabalhar numa equipa em que não são elas a tomar as decisões mais importantes, embora possam ser colaboradores insubstituíveis em todas as tarefas que realizam e mostrem qualidades realmente muito acima da média no que se refere à inteligência e à competência profissional. Porém, Virgem não gosta de sobressaltos e esta tendência prevalece sobre as características de Gémeos , que gosta simplesmente do que é mais recente e é novidade mas não se agarra a nenhuma base de forma estável.

(continua)

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário