Personalidade Básica com Ascendente Capricórnio, Lua Virgem e Sol Escorpião

claa

Quando o Ascendente  se encontra no signo de Capricórnio o nativo é uma pessoa ambiciosa e trabalhadora, com grande sentido prático e capacidade para organizar a sua vida de acordo com objetivos bem definidos  que não abandona até serem alcançados . Estas pessoa é persistente e paciente, focada  e organizada.

O signo Capricórnio tem elemento Terra e natureza cardinal manifestando-se essencialmente pela ação pela qual procura obter reconhecimento e a justa recompensa no plano material.

Capricórnio simboliza o culminar dos esforços pessoais na obtenção de uma posição social de relevo na sua área de atuação. Isto pode significar o desempenho de um alto cargo de administração e gestão, para o qual este nativo tem grandes capacidades, ou o desempenho  de uma função que não é dirigente mas é  concretizada com  o brio e a eficiência que o fazem destacar-se. Capricórnio é um perfecionista , é  alguém que se define pelo fazer e pelo agir, mais do que pelo falar ou pelo comunicar.

Para os nativos com o Ascendente em Capricórnio, a vida é constituída por um conjunto de objetivos de caráter prático que têm por finalidade encontrar um lugar respeitável na sociedade e em que   o apreço da comunidade pelo trabalho que se realiza é um princípio fundamental da vida. Em cada um destes nativos existe o desejo de se fazer a si próprio, vencendo todos os obstáculos à sua progressão e conquistando, desse modo, o «seu lugar» na comunidade e o respeito das autoridades e das  instituições.

Capricórnio representa a estruturação e a organização do mundo material e, por isso, os nativos deste signo são por vezes considerados muito «materialistas» ( e podem sê-lo) porque são capazes de sacrificar muitos aspetos da sua vida pessoal para alcançar a posição de relevo que desejam. Sobem na vida a pulso , construindo uma vida respeitável e confortável. Porém, nada disto tem valor para eles se lhes faltar o reconhecimento dos outros, das autoridades e das instituições. A imagem pública que lhes é devolvida é fundamental para a auto realização deste nativo. Ele não se limita a querer «vencer na vida»: quer que essa vitória seja reconhecida e recompensada  com respeito e estatuto por parte dos outros.

A fixação de Capricórnio pela vida das instituições pode indicar um apagamento de fatores importantes da sua vida pessoal  e, neste contexto, a vida afetiva perde sempre para a vida social e profissional. Capricórnio tem dificuldade em lidar com as emoções e com os sentimentos e, se não existirem  no horóscopo outros elementos que compensem esta dificuldade do signo, os nativos dão geralmente a impressão de frieza e distanciamento nos relacionamentos. Tal impressão é muitas vezes enganadora mas, se tiver que escolher entre uma relação afetiva privada bem sucedida e uma carreira pública cheia de oportunidades de sucesso, Capricórnio não hesita em escolher a segunda.(embora em alguns momentos se deixe envolver pela melancolia e pela tristeza interior, que exprimem o seu vazio afetivo).

Apesar desta simbólica materialista do signo, convém lembrar que, nos seus significados mais elevados, Capricórnio também significa o dom do serviço, a capacidade de trabalhar em função do «bem comum» trazendo para a sociedade o contributo dos seus talentos de modo a poder beneficiar não apenas a si próprio mas o todo da sociedade.

Quando ao Ascendente em Capricórnio se associa a Lua em Virgem, que tem, como Capricórnio, elemento Terra  e uma natureza mutável, a ligação desta pessoa com os ambientes concretos  e materiais da sua vida fica fortalecida. Esta é uma pessoa «terra a terra», com um poder de planeamento e de organização notável, uma mente discriminativa  capaz de perceber os pormenores mais finos e alguém que não gosta de agir sem saber com o que conta, rejeitando a impulsividade e procurando anular todos os  possíveis imprevistos.

É uma pessoa que precisa de um mundo organizado  onde cada coisa se encontra no lugar esperado e onde cada evento é previamente preparado. Este nativo precisa de encontrar ordem em todos os ambientes da sua vida, sentindo ansiedade perante o desconhecido, que considera ser «irracional». Tem bem definidas todas as «formas certas» de fazer isto ou aquilo e pode ser bastante crítico quando os seus planos sofrem desvios.

Por outro lado, a associação entre Capricórnio e Virgem, dois signos com bastante repressão ao nível das emoções e dos sentimentos, torna difícil a esta pessoa mostrar o que sente verdadeiramente fora do contexto em que se sente em segurança. Capricórnio dá-lhe a expressão  de autoconfiança e de domínio de si próprio  mas Virgem comporta-se  com timidez  e  reserva  retraindo os  sentimentos  íntimos sempre que interage com  pessoas com quem tem pouca confiança.

Esta associação também torna o nativo bastante auto centrado, focado nos seus interesses pessoais e com alguma tendência para a solidão interior. Ao mesmo tempo, as competências mentais de organização e de gestão das atividades práticas permitem alcançar  objetivos importantes no mundo material  e do trabalho. Mas esta combinação revela também uma tendência oposta: enquanto Capricórnio é altamente focado na vida pública e institucional, Virgem fica-se pelo seu ambiente doméstico ou mais privado, tendo dificuldade em afirmar as suas posições quando está perante a exposição pública. Qual das duas tendências é predominante dependerá da força destes elementos no horóscopo. Mas, como tendência geral, pode-se dizer que este nativo não prima pela expressão calorosa nas interações com os outros e pode ser facilmente percebido como distante ou frio.  A Lua  está colocada na 9ª casa do horóscopo, o que é uma excelente colocação, que dá sorte, uma natureza moral muito desenvolvida,  uma relação próxima com a figura paterna,  facilidade em ganhar dinheiro, etc. Pode haver interesse por um sistema filosófico e uma natureza espiritual ou ascética.

A associação de Escorpião com estes dois signos altera bastante este pragmatismo seco de Virgem e Capricórnio. Escorpião tem elemento água  e este elemento rege as emoções pelo que o nativo adquire, através da expressão  astrológica do  sol  uma intensidade emocional e um magnetismo pessoal que podem ser bastante envolventes.

O sol em Escorpião indica uma personalidade magnética, com uma força de vontade poderosa e concentrada, capaz de prosseguir qualquer objetivo que considere importante com muita determinação, ainda que  a aparente timidez produzida pela Lua em Virgem possa atenuar a sua expressão dominadora, tornando-a mais calorosa. Este nativo é orientado pela necessidade de fazer valer os seus pontos de vista acerca do mundo e está decidido a deixar uma marca pessoal, marca que exprime poder pessoal e capacidade de influência.

Escorpião é um signo que procura o controlo pessoal das emoções, concentrando na vontade pessoal a força que elas têm para mudar o mundo à medida dos seus desejos. E, tal como Capricórnio e Virgem, é pouco expansivo  nas demonstrações de afeto, sendo pouco dado a falar sobre elas; prefere agir e mostrar pelo exemplo mas, como em todas as situações em geral, o poder e a necessidade de disciplina e controlo são privilegiados como formas essenciais da sua expressão no mundo.

Este nativo pode ser muito insinuante, carismático e simultaneamente dominador e gentil, mas não nos enganemos, nem por um segundo perde o controlo de qualquer situação, pois isso é um aspeto que nem Capricórnio nem Escorpião se permitem.

Estes três signos têm alguma tendência para a melancolia e para o pessimismo, pelo que o temperamento do nativo deverá ser reforçado pela colocação de objetivos construtivos que satisfaçam as necessidades do desenvolvimento do poder pessoal (Escorpião) e permitam o reconhecimento   e a solidez de uma posição social satisfatória.(Capricórnio).

Escorpião representa uma batalha interior profunda, na qual o indivíduo luta com os dualismos dentro de si: bem e mal, material e espiritual, verdadeiro e falso, e a partir da qual procura emergir transformado e fortalecido após cada crise interior que normalmente passa despercebida no mundo exterior. O objetivo é o de renascer ciclicamente para novas formas de autoexpressão e de compreensão da realidade. As crises pessoais vividas pelos nativos deste signo permitem-lhes a sensação de renascimento no qual sentem fortalecido o poder pessoal e a capacidade de autodomínio. O Sol em Escorpião está colocado na 11ª casa, uma posição excelente para os ganhos e rendimentos, assegurando também que a pessoa realiza os seus desejos e ambições. Com a Lua na 9ª casa e o Sol na 11ª casa, este nativo pode alcançar tudo o que pretende da vida, se o Sol e a Lua estiverem fortes.

Escorpião pode ser magnânimo a dar aos que ama mas, em troca, exige que lhe permitam exercer o controle. É muito difícil a um nativo de Escorpião estabelecer uma relação de «igualdade» com qualquer parceiro. Nesta combinação é verdade que a Lua em virgem  pode dar uma impressão de fragilidade que leva o parceiro incauto a pensar que este nativo  aceita uma posição de «subordinação». Mas tal impressão é meramente aparente, o Ascendente Capricórnio associado ao Sol em Escorpião faz perder todas as ilusões em relação a isso: esta pessoa lidera em qualquer parceria pois necessita de ter sob controlo todas as situações da sua vida.

O Sol em Escorpião torna também a personalidade ciosa da sua vida íntima, que não revela com facilidade, pelo que pode haver bastante diferença entre o que este nativo deixa ver da sua vida e  o total conteúdo da sua intimidade.

A relação entre Capricórnio e Escorpião pode também produzir  formas de interagir  e de exprimir as emoções que são mais associadas ao toque do que à palavra,  e implica uma natureza marcadamente sexual.

Globalmente, esta é uma combinação que indica uma pessoa  com grande capacidade de trabalho, concentrando grande parte da sua energia  no modo como ganha a vida e na posição social que deseja conquistar na sociedade; é determinada,  desperta para a crítica da sociedade  e de tudo aquilo que obstrui os seus direitos e interesses e capaz de perseverar para construir o destino que acha que merece. E a sorte parece estar disposta a dar-lhe exatamente tudo o que ela pretende da vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário