Personalidade Básica com Ascendente Caranguejo,Lua Aquário e Sol Virgem

mac

O signo Caranguejo é um signo feminino e regido pela Lua. A sua energia tem natureza cardinal. Quando o Ascendente está neste signo o nativo tem um modo de ser profundamente emocional, com um mundo interior muito rico, uma imaginação poderosa e uma grande necessidade de segurança, tanto emocional como material. Se o mundo exterior lhe colocar muitos desafios ou dificuldades, o nativo de Caranguejo pode fechar-se na sua interioridade e alimentar-se de fantasias, fugindo da turbulência do mundo exterior. Nesse caso torna-se passivo em relação ao mundo externo e o seu crescimento como pessoa torna-se problemático.

Ascendente em Caranguejo produz pessoas muito sensíveis, introvertidas, com uma aura de mistério causada pelo seu ar nostálgico e a tendência para criarem um mundo à parte, alimentado pelas fantasias, memórias e imaginação, mundo que colocam como uma espécie de persiana protetora em frente dos olhares do mundo. A sua atenção divide-se entre esse imaginário interior e o mundo dos eventos do momento.

Quando encontram um refúgio certo no «aqui e agora», no plano físico, materializado numa casa que é o seu lar e  emocional, com amigos e familiares com quem mantêm uma relação de proximidade e de intimidade, estas pessoas sentem-se bem a cuidar e a proteger desse círculo próximo. São profundamente motivadas para nutrir e cuidar dos outros devido à influência maternal da Lua, que é o regente do signo. Porém, podem tornar-se muito dependentes destes afetos e a sua vontade de agradar  e  de proteger todos os que lhe são próximos pode ser sufocante para eles. E, se eles lhe fizerem sentir isso, querendo mais liberdade e «menos proteção», o nativo sente-se deprimido e infeliz pois precisa que os que ama necessitem da sua ajuda e do seu cuidado.

Se o mundo circundante não se mostrar «amigável» e apoiante, os nativos de Caranguejo podem agarrar-se às «memórias» (muitas vezes recriadas pela fantasia) da infância, sonhando com os «tempos felizes»  que viveram e perdendo-se na melancolia que deseja o que não pode ter. Formam então um mundo pessoal secreto e inacessível aos outros , tendo dificuldade em adaptar-se à realidade e mostrando grandes variações de humor. Podem adotar também uma couraça aparentemente dura em relação à realidade mas, internamente, continuam frágeis e vulneráveis.

A natureza maternal e carinhosa destes nativos fá-los sentir atração pelos mais fracos e vulneráveis e procuram rodear-se  de pessoas para , ao cuidarem delas, esquecerem a tendência para a melancolia . O desejo de proximidade emocional pode torná-los dependentes dos outros, que podem facilmente controlar as suas vidas. É por isso de grande importância que estes nativos se envolvam com as pessoas certas. A natureza reservada e tímida pode dificultar o reconhecimento do seu mérito por parte daqueles que não lhes são próximos, a menos que outras influências no horóscopo compensem isto.

Fisicamente, os nativos de Caranguejo tendem a ter a parte  superior do corpo mais desenvolvida do que a inferior, tendo geralmente pernas magras. Costumam ter cabelo escuro, rosto redondo, altura média e peito largo. Os movimentos tendem a ser «laterais» e a postura algo curvada.

Quando um nativo com o Ascendente Caranguejo tem a sua Lua no signo de Aquário,  as características da personalidade mudam bastante. Aquário é um signo de Ar, com natureza fixa e, ao contrário de Caranguejo, é um signo muito mental. Estes signos  são ambos  sociáveis, mas Caranguejo está focado nos aspetos emocionais do relacionamento com os outros; é inteligente e intuitivo mas coloca  essas faculdades ao serviço da proteção e da segurança individual: em grande parte podemos dizer que Caranguejo precisa dos outros, não por se interessar completamente pelas necessidades deles  mas porque a relação com os outros é fundamental para a sua segurança e satisfação individual.

Aquário faz o percurso inverso: adapta as necessidades pessoais às necessidades dos outros, nomeadamente do grupo ou da sociedade, que coloca em primeiro lugar. Pensa sempre primeiro no interesse coletivo e só depois no interesse próprio. Com grande intuição, como Caranguejo, coloca-a ao serviço da procura de um bem maior (da humanidade, da sociedade) e não ao serviço das fantasias  e dos sonhos pessoais como este último faz.

Agora, a presença destas duas tendências na mesma pessoa altera a  expressão dos dois signos: a Água de Caranguejo não se mistura com o Ar de Aquário.  O nativo manifestará ambas as tendências na personalidade, embora talvez  não nas mesmas áreas da vida. Dependendo da força de cada um dos signos no horóscopo, assim uma será mais visível do que a outra.

Aquário é sociável e exuberante e pode ter um temperamento algo rebelde e imprevisível. É motivado por causas sociais, pela liberdade, pelo desejo de originalidade  e de progresso. Num ponto a natureza destes dois signos está em sintonia: ambos necessitam de estar com os outros e de se identificar com eles mas, ao contrário de Caranguejo,  Aquário não permite que alguém lhe restrinja a liberdade. Este aspeto pode ajudar o  nativo a moderar as características de Caranguejo levando-o  a ser menos dependente dos outros.

Há porém aspetos contraditórios nesta personalidade : Aquário precisa de se exprimir pelas ideias, conceptualiza, idealiza através do pensamento, sente necessidade de conhecer a sabedoria arcana com a qual alimenta os seus ideais; a sua sensibilidade é essencialmente social e intelectual, motivando-se para se juntar a  grupos reformistas ou ativistas que procuram mudar as estruturas sociais para as tornar mais justas para todos. Assim , a influência de Aquário pode ser bastante benéfica para este nativo, tornando-o mais extrovertido e envolvido com o mundo exterior , transformando o seu desejo emocional de cuidar dos outros numa ação concertada com outros que vai para além do mero interesse emocional pessoal: Aquário pode bem permitir que este nativo  transmute emoções algo obscuras em ideais claros e associados a uma visão do mundo mais filosófica e conceptualizada. O foco da consciência no grupo social ajuda este nativo a combater a melancolia ou a depressão e a adotar uma forma mais construtiva e menos sufocante de expressar o seu cuidado e interesse pelos outros.

Mentalmente, o nativo também beneficia bastante da relação entre Caranguejo e Aquário: alia a intuição, a capacidade de observação e imaginação de Caranguejo com as competências para o pensamento abstrato de Aquário e a orientação deste signo para o futuro, e não para o passado. O resultado poderá ser uma pessoa mais otimista e equilibrada. A Lua está colocada na 8ª casa do horóscopo. Esta é uma má colocação da Lua, indicando problemas de saúde que podem ser crónicos e ameaçando o bem estar  geral .O nativo é inteligente, se a Lua estiver forte (lança aspeto para a 2ª casa) e será instruído. Também alcançará riqueza mas faltar-lhe-á auto confiança e pode haver muitos complexos psicológicos a perturbar a personalidade, que terá também pouca paz mental.Se houver aflições à Lua, o nativo terá problemas de visão e a relação com a mãe pode ser problemática. Esta posição da Lua também indica a necessidade de transformação profunda da pessoa no plano subjetivo e emocional ao longo da vida.

Quando a esta combinação se junta o Sol no signo de Virgem, a capacidade para o pensamento de pormenor, as competências de análise e de atenção aos factos é muito enfatizada. O signo de Virgem  é um signo de Terra, com natureza mutável. A natureza deste Sol mistura-se harmoniosamente com as características do Ascendente em Caranguejo pois o elemento Agua e Terra combinam-se harmoniosamente. Porém, a natureza reservada do Ascendente é fortalecida pela relação com o Sol em Virgem. A menos que o dispositor da Lua, Saturno, seja muito forte, a sociabilidade de Aquário ficará atenuada e esta pessoa tem, para além do lado social que corresponde à expressão da sua Lua, uma necessidade de manter em reserva a sua vida privada. O seu espírito crítico é brilhante, sendo capaz de abarcar todos os aspetos da realidade, concretos e abstratos com a mesma facilidade, ao mesmo tempo que é dotada de grande poder de imaginação e de memória , contando também com uma poderosa intuição.

Virgem é um signo prático e racional, capaz de auto sacrifício, pois é muito motivado para o serviço. Assim, dado que também Aquário e Caranguejo, cada um a seu modo, são muito sensíveis à relação com a comunidade e à necessidade de dar o seu contributo para o bem de todos, o mais certo é esta personalidade ter grandes preocupações sociais, podendo pertencer a grupos que se dedicam ao voluntariado ou à ajuda de diversas causas sociais, preenchendo dessa forma boa parte da sua necessidade de ter uma vida com significado.

Virgem tem uma grande capacidade para controlar as emoções: o seu poder de análise e de discriminação é um regulador dos processos emocionais que disseca e esmiúça intelectualmente, retirando-lhes muita da carga sensível. O seu poder  crítico e perfecionista não conhece limites: exerce-se tanto em relação aos outros, de forma impiedosa, como em relação a si próprio. A afetividade de Caranguejo tempera estes traços de racionalidade crítica, que pode também tornar-se mais suave e «humanizada», mostrando maior tolerância pelas fraquezas e pelas falhas nos outros e no próprio sujeito.

Caranguejo gosta de ajudar no plano pessoal ; Virgem e Aquário gostam de ajudar no plano social e institucional, podendo desempenhar um papel muito relevante na mudança do funcionamento das estruturas sociais. A adaptabilidade de Virgem e a humildade com que é capaz de prestar serviço significativo aos outros ajuda a fundamentar de forma mais prática os ideais de Aquário  e dá um sentido mais alargado às motivações relacionadas com o Ascendente Caranguejo  e a Lua em Aquário, ao aceitar que o respeito pelas regras e pela ordem vigente, bem como as obrigações do dia a dia, fazem parte integrante da nossa vida. O Sol está colocado na 3ª casa do horóscopo, uma excelente colocação que motiva a pessoa para realizar os seus desejos e ambições.  Este nativo é corajoso e motivado, tomando facilmente a iniciativa para obter o que deseja e, desse modo, a natural reserva e inércia de Virgem são atenuadas por uma maior expressão enérgica da ação ndividual. Esta é também uma casa de crescimento, ou «upachaya» e isso significa que esta pessoa tem um potencial de transformação e de desenvolvimento da identidade através da ação pessoal que pode melhorar a sua vida.

Globalmente, esta pode ser uma personalidade bastante  equilibrada e capaz de harmonizar bem as necessidades da vida pessoal privada com a integração na vida coletiva, atingindo o refinamento afetivo e intelectual que tornam  qualquer indivíduo um ser  mais completo.

1 opinião sobre “Personalidade Básica com Ascendente Caranguejo,Lua Aquário e Sol Virgem”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário