Decidir a Carreira- Ascendente Sagitário, parte 1

escrit

Continuamos a analisar os fatores que decidem a carreira e profissão, hoje para o Ascendente Sagitário. Para uma introdução a esta matéria pode ler outro artigo aqui.

Fatores que Decidem a Carreira para o Ascendente Sagitário

Para avaliar esta matéria precisamos, não apenas de saber quais são os planetas que, primariamente, simbolizam esta área para cada signo Ascendente, mas devemos também ver quais os planetas operantes  no dasha ou antardasha em que a pessoa quer decidir qual  a carreira a seguir ou qual o emprego mais apropriado quando, por exigências do mercado de trabalho e devido à necessidade de se adaptar, tem que escolher um novo rumo profissional. Se ocorre um período dasha  ou sub período  de um planeta fraco ou aflito numa determinada altura em que uma pessoa deseja escolher uma profissão que é significada por ele, as hipóteses de ter sucesso nessa profissão são muito reduzidas. Por outro lado, complementarmente à profissão, temos a educação: nem todas as carreiras podem ser escolhidas por todos porque exigem um determinado percurso educacional de base sem o qual não existe acesso a essa profissão. Numa outra altura faremos a articulação entre o percurso educacional do nativo e a decisão sobre uma determinada profissão. Por agora, vamos indicar apenas linhas gerais para cada signo Ascendente, para permitir aos nossos leitores a compreensão geral desta matéria  e o  modo como esta análise pode dar pistas sobre a decisão da profissão.

Quando o signo Sagitário está no Ascendente os nativos  são extrovertidos e bem humorados, otimistas e amistosos. Gostam de profissões em que possam desempenhar algum papel de aconselhamento, seja na área das finanças, das leis ou do ensino pois o seu regente Júpiter é, por definição, o mestre da sabedoria. Gostam por isso de relacionar o que fazem em termos profissionais com algum sentido de missão em que funcionam como guias ou como exemplo para os outros, que sentem necessidade de orientar para um caminho mais luminoso e verdadeiro. O seu amor pela liberdade pode impedi-los de serem suficientemente ambiciosos, não gostando de se ligar a objetivos permanentes que possam limitar as suas opções futuras. Podem por isso preferir empregos precários mas onde mantêm grandemente a sua liberdade a empregos  ou a  uma carreira muito estruturados nos quais têm que se conformar com um estilo de vida mais rotineiro e previsível. Por isso  o seu nível de ambição depende bastante da força que Saturno, o regente da 2ª e da 3ª casas, tem no horóscopo, bem como da força de Mercúrio, o regente da 10ª casa.

Na determinação da carreira para o Ascendente Sagitário, a 10ª casa é o indicador primário e, como regente da 10ª casa, Mercúrio   pode indicar a escolha de uma carreira na área   da comunicação e da escrita , sendo comum a escolha por um trabalho intelectual (escritor, professor, matemático); as  capacidades analíticas notáveis de Mercúrio fazem destas pessoas grandes pensadores, engenheiros ligados à análise de sistemas, criação e desenvolvimento de software, investigadores na área da filosofia, da matemática ou das leis; as capacidades de persuasão e a natural aptidão  para criar simpatia no auditório também os torna muito adequados para a área das vendas , do comércio, da publicidade e do marketing. É claro que o sucesso numa destas profissões depende bastante da força de Mercúrio no horóscopo: devemos analisar por isso cuidadosamente o estado do planeta , ver se está enfraquecido por combustão, a casa onde se encontra colocado, quais os aspetos  que recebe de outros planetas funcionais maléficos  ou benéficos, etc. O movimento rápido de Mercúrio e a circunstância de transitar rapidamente, passando muitas vezes pelas casas maléficas do horóscopo ou em conjunção com planetas maléficos (para este Ascendente, o trânsito pela Lua e pelos nodos são os mais perturbadores da vida profissional,  sobretudo no período dasha ou nos subperíodos dos planetas referidos).É preciso que Mercúrio esteja forte para que os nativos de Sagitário tenham sucesso de relevo nos objetivos profissionais ligados às profissões referidas ou então que haja no horóscopo outros elementos que compensem esse estado de fraqueza, pela associação com planetas benéficos funcionais. Mercúrio caracteriza-se como um planeta neutro porque assume as qualidades dos planetas com os quais está associado.

Secundariamente, o regente da 2ª casa, Saturno e o Sol, darão indicações adicionais sobre o tipo de emprego deste nativo e o seu sucesso: a colocação destes planetas em boas casas e a sua força, não recebendo aspetos de planetas maléficos, é determinante para concluir qual o nível de sucesso nesta área.  Saturno contraria  as tendências espontâneas e conversadoras de Mercúrio. Acentua  os dotes de pensamento lógico de Mercúrio, mas lentifica o processo do pensamento e da tomada de decisão, pensando mais demoradamente nos «prós e contras» e resistindo a tomar caminhos novos se os existentes provarem ser sólidos. Saturno leva à escolha de profissões ligadas com a administração, muitas vezes em instituições estatais, com a gestão de trabalhadores pouco qualificados e que executam tarefas que exigem esforço físico, como os operários  e representa  tanto o trabalhador pouco remunerado e sem formação qualificada como o líder de grandes organizações, o burocrata que organiza e lidera organizações de caráter tradicional da sociedade , empresas de construção civil, fábricas e estaleiros ou instalações onde se trabalha com metais, com extração mineira  de todos os tipos, etc.. A colocação de Saturno e os aspetos que recebe mostrará mais alguns elementos que ajudarão a perceber qual a orientação e o peso que Saturno terá na escolha da profissão. Mas uma coisa é certa, se ele estiver razoavelmente disposto, seja qual for a profissão que escolher, o nativo é capaz de trabalhar arduamente e de forma responsável, sendo alguém que tem orgulho no modo como cumpre as suas obrigações. O Sol, que para este Ascendente é também o regente da casa da sorte, a , dá pistas adicionais sobre o grau de sorte que a pessoa verá manifestar-se na vida profissional e qual o seu grau de visibilidade no mundo. Deverá estar  colocado numa boa casa e não receber aspetos de maléficos.

Na 10ª casa do horóscopo encontramos o signo de Virgem, um signo que é muito perfecionista, prático e eficiente, sendo extremamente organizado. Deste modo, se Saturno for forte no horóscopo destas pessoas, e Mercúrio também estiver forte, estes nativos revelarão uma notável capacidade de organização e serão perfecionistas e muito exigentes consigo próprios ( e também com os outros se ocuparem posições de coordenação ou de chefia). Terão uma abordagem  das questões e dos problemas que é orientada pelo pragmatismo e pela vontade de fazer o melhor possível e serão por isso trabalhadores valiosos em qualquer instituição pois colocarão as suas qualidades intelectuais e profissionais ao serviços das suas funções melhor do que muitos outros, por serem muito motivados para fazer tudo da forma mais perfeita possível. E serão o tipo de trabalhadores que antecipa todos os possíveis problemas e dificuldades, encontrando soluções atempadas para eles. Infelizmente podem também ser muito críticos e a tendência de Sagitário para  a franqueza brutal pode valer-lhes alguns momentos mais amargos pois não se inibirão de dizer, de forma crua, o que  pensam quando alguma coisa foi feita de modo imperfeito ou incorreto e serão inflexíveis na avaliação e na crítica.

A 10ª casa está  ocupada por um signo Mooltrikona , porém, a 1ª casa deve ser sempre considerada secundariamente, pois o signo Ascendente determina muitas das abordagens da vida e também, pelos aspetos que a casa  e o seu regente recebem, revela grandemente  o potencial que cada nativo conseguirá desenvolver. E, neste caso, as características da personalidade de Sagitário tornam-no adequado  para algumas profissões mas não para outras: por ex., a ideia de ver estes nativos trabalhar em instalações metalúrgicas ou em minas é pouco provável, a menos que Júpiter  e o Sol estejam aflitos e Saturno tenha um peso preponderante. Isto não pela profissão em si mas porque estas pessoas  precisam de estar em espaço aberto para se sentirem respirar e, se é verdade que podem ser extremamente organizadas e perfecionistas, também é verdade que não gostam de demasiada supervisão e precisam de liberdade para se expressarem de forma criativa no desempenho das tarefas.

Assim ,combinando  as influências da 10ª, da 2ª  e da 1ª casas, vemos que Mercúrio é um comunicador nato, inteligente, espirituoso, tem o dom da palavra, é um pensador e um estudioso, com uma mente analítica poderosa, mas é também um conversador que pode ser ligeiro, atraente e persuasivo , o que o torna muito adequado para uma profissão intelectual na qual tenha que simultaneamente  lidar com o público, como professor, escritor, investigador e conferencista, relações públicas, etc;  também se dá muito bem com os números podendo desenvolver uma carreira relacionada. Saturno, por seu lado, é um tradicionalista, um trabalhador árduo, capaz de desempenhar funções não qualificadas e  que exigem muitas vezes esforço físico duro como os trabalhadores  braçais e os operários, os  trabalhadores agrícolas e da construção civil, que trabalham em  minas e noutros  lugares sujos como  na extração de tudo o que está debaixo da terra (metais, carvão, petróleo); também é o burocrata que lidera esses trabalhadores, o engenheiro, o administrador, etc. e relaciona-se com a produção em massa da indústria de baixa tecnologia. Júpiter, o regente do Ascendente, é alguém motivado para ocupar posições de topo como altos lugares na administração pública e na política, conselheiro legal, financeiro, professor, banqueiro, gestor , etc.  Assim, dependendo da força destes planetas no horóscopo podemos ver os nativos desenvolver uma carreira associando a inteligência    e as competências de  comunicação  e de persuasão, associada a uma grande capacidade para o trabalho que não exclui mesmo o trabalho árduo se este for necessário mas que preferem, sem dúvida, uma profissão de tipo «liberal» que lhes deixe espaço para a criatividade e para a  liberdade pessoal.

(continua)

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário