O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Aquário

aqu

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Aquário. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, ou a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida. Porém, Saturno é também o regente do seu Ascendente, ocupado pelo seu signo Mooltrikona e, por isso, a sua ação tende a ser mais protetora no seu horóscopo do que nos restantes Ascendentes o que é uma boa vantagem com a qual pode contar.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  10ª casa, durante dois anos e meio. E este pode ser   um período de  tumulto na sua vida profissional. Os seus fracassos, mais do que os sucessos, vão estar a descoberto.  A imagem pública que construiu, o reconhecimento que alcançou e o status daí decorrente, o seu contributo para a vida da comunidade e a utilidade do trabalho que realiza em termos sociais vão ser questionados agora. Aquilo que os outros pensam de si como trabalhador(a) vai interessar-lhe  particularmente nesta altura, suscitando uma reflexão acerca do que pode ser melhorado nesta área da sua vida. Do mesmo modo, o sentido do trabalho para a sua realização pessoal vai agora ser repensado. Se a carreira que desenvolveu até agora se mostrar incapaz de lhe trazer a satisfação pessoal que procura, ao longo dos dois anos e meio deste trânsito pode muito bem haver mudanças inesperadas na carreira, voluntariamente procuradas ou trazidas por Saturno como forma de dar a ver que é necessário fazer mudanças nesta área da sua vida. A área da carreira é aquela que, no seu horóscopo, pode enfrentar maiores transformações ao longo da vida pois Escorpião, o signo que ocupa a 10ª casa, é o signo da morte e do renascimento, das mudanças radicais e inesperadas e isso significa que, para este Ascendente, esta área é a menos previsível do horóscopo. E, quando Saturno entra nesta casa, arrasta fatores kármicos de mudança que transformam esta área de vida numa verdadeira revolução  e a estabilidade profissional simplesmente deixa de existir. Do mesmo modo, o lugar que você tem ocupado na comunidade também sofre mudanças, resultantes  do surgimento de fatores que obrigam a rever as suas opções e os seus objetivos profissionais.

 Saturno é o planeta da estrutura , da estabilidade, do dever e das obrigações que sustentam a sociedade e as suas convenções.  De uma forma geral Saturno em Escorpião faz sentir uma insatisfação generalizada nas áreas de vida que toca no horóscopo, levando a  pessoa a querer mudar isso e a fazer alguma coisa para que essa mudança ocorra. Aquário é um signo que reage contra a rigidez das regras estabelecidas, quando estas se tornaram incapazes de promover a melhoria das condições de vida da sociedade e a liberdade dos indivíduos por isso o trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião é tendencialmente fácil para si, que é capaz de romper com hábitos e apegos estabelecidos , é capaz de desenvolver uma atividade capaz de promover a cooperação  social em nome de causas coletivas e  de se bater por objetivos que não são apenas seus mas que interessam ao coletivo. Só que, além de envolver a sua faceta social, o trânsito de Saturno também vai ter repercussões individuais e conduzir a mudanças de perspetiva em relação ao seu papel na sociedade. A sua vocação pode agora passar por alguma crise e mudar de direção e a sua imagem pública pode ser alterada em função de novas ambições  e de novos papeis que deseja desempenhar na sociedade.

A 10ª casa é uma casa que significa a profissão, a  carreira e a  vocação, as promoções, o modo de ganhar a vida, o  poder, fama, reconhecimento público, Karma nesta vida, posição social, honra, caráter, a autoridade,o patrão,  o governo, a vida no estrangeiro, a ambição, o próximo nascimento, a felicidade dos filhos do sexo masculino, dívidas, conhecimento, roupas, indica o tipo de profissão que nos atrai e se seremos bem sucedidos ou não; indica o modo como o público nos vê, as  finanças do pai,  o segundo casamento da mãe, o estatuto social do pai e a capacidade deste para obter ganhos.  Estes significados podem agora ser ativados, no todo ou em parte por Saturno.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para  o estudo e para a reflexão; para a investigação filosófica e científica acerca da realidade. O desejo de compreender a fundo a natureza das coisas faz com que seja mais fácil adaptar-se às mudanças, embora também haja a tendência para se fixar em algumas ideias e a partir daí considerá-las como verdades inabaláveis e isso pode  agora originar um processo difícil de adaptação à mudança se você não fizer um esforço para abandonar as suas certezas habituais. Por outro lado, Saturno é o planeta do Karma e a 10ª casa é a casa do karma, pelo que pode haver neste período um «ajuste de contas» com os resultados das suas ações nesta vida, trazendo para este período o «deve e haver» das ações e das escolhas que você  fez na sua vida até agora.

Ao mesmo tempo que transita pela 10ª casa, Saturno estará em aspeto com a sua 4ª , com a 7ª e com a 12ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 4ª  e para a 7ª  casas  mostram que este trânsito também vai mexer com a sua vida familiar  e conjugal, com o seu sentimento de felicidade subjetiva e com todos os aspetos do seu ambiente doméstico. Por outro lado, as suas propriedades e bens móveis e imóveis, o seu conforto e responsabilidades familiares podem agora ser objeto de mudanças e de reviravoltas  e haver uma desconstrução profunda de todas as suas raízes e apegos emocionais. O aspeto para a 12ª casa, ocupada  pelo  outro signo de Saturno, Capricórnio, pode indicar , pela relação que este signo tem com a vida profissional e com a carreira, relativas à 10ª casa,( e com o karma desta vida, produzido pelas ações que realizou nesta existência) um reforço da importância destes fatores nas experiências que vai viver agora. Também pode indicar uma crise na identidade, na qual terá que confrontar-se com um sentimento de isolamento ou dificuldade em sintonizar com a vida do grupo como tem feito até agora se essa for uma lição que  agora tem que aprender.

Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de que, quando estão associados por aspeto próximo ou conjunção, manifestarem efeitos mais negativos. Estes períodos ocorrerão nas datas seguintes:

Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transita pela sua 12ª casa. Este será um período  potencialmente perturbador para si, que é uma pessoa com uma natureza vincadamente social: poderá sentir isolamento ou solidão, mesmo estando na companhia de outros (por falta de sintonia ou de compreensão); poderá deparar-se com dívidas e despesas que podem ser excessivas para as  conseguir pagar; poderá sentir a liberdade limitada sem conseguir impedi-lo, o que é outro fator difícil de experienciar por si,  que é uma pessoa que precisa acima de tudo de se sentir livre.

Entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 Saturno estará  também em aspeto com Marte quando  este estiver a transitar pela 4ª casa  no signo de Touro–  o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio. Nesta altura você vai deparar-se com experiências difíceis em relação à sua vida doméstica e familiar, aos bens de família (propriedades, terras, casas, carros…) e pode nesta altura descobrir , se ainda não o fez, o que significa verdadeiramente para si a felicidade, provavelmente porque sentirá que esta está ausente da sua vida agora. O aspeto positivo é que também encontrará uma forma de a obter e ,dessa forma ,alcançar maior realização pessoal na vida.

Quando Marte também estiver em trânsito pela sua 7ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015 e, nesta altura, a capacidade para formar verdadeiras parcerias pessoais (e não meramente sociais e impessoais) vai desencadear alguns eventos que poderão ser críticos atendendo a que a expressão individual não é o seu ponto forte. Você gosta de se disfarçar por entre o coletivo e o grupo mas nesta altura terá que se confrontar com a sua realidade como indivíduo e com as competências (ou a falta delas) para desenvolver uma partilha autêntica do seu ser com outrem e terá que aprender que essa capacidade é um aspeto importante da sua realidade como pessoa e  como indivíduo; isto será sentido sobretudo quando Marte estiver a uma  distância, antes de depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro). Aproveite para aprender todas as lições essenciais sobre esta área para as aplicar de forma mais compensadora no futuro.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 6ª casa, no signo Caranguejo num trânsito positivo para  aprender a superar conflitos e oposições pessoais e para dar um contributo como indivíduo para o benefício de outros. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente  crítico para a vida profissional e familiar, podendo no entanto ser um momento de «fecho de experiências» se entretanto tiver efetuado as mudanças necessárias para esse efeito.

4 opiniões sobre “O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Aquário”

  1. sim, concordo. Gostaria de saber quais aspetos devo olhar no meu mapa para ver se esse transito de Saturno será mais positivo ou mais negativo. Alguma conjunção, aspeto com a Lua, Sol?

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário