O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Capricórnio

met

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Capricórnio. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, ou a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  3ª casa, durante dois anos e meio. E este pode ser um período em que a sua coragem, a  capacidade de comunicar e de empreender novos projetos vai estar em foco, enfrentando experiências que podem ser desafiadoras. Você conta com um pequeno trunfo, que é o facto de Saturno ser o regente do seu Ascendente e, por isso, tendencialmente poder trazer-lhe experiências mais fáceis de enfrentar mas essa perceção também pode ser causada pelo facto de você estar habituado (a) à energia de Saturno. Porém, Saturno gosta pouco de correr riscos e a coragem de se lançar para a frente sem saber onde vai parar é bom para o seu inimigo Marte mas não para ele, que é cauteloso, senão mesmo covarde ou medroso, se não tiver à partida a garantia de que será bem sucedido. Porém, este trânsito vai fazê-lo (a) confrontar-se com todos os medos e hesitações, com todas as memórias guardadas das vezes em que não agiu porque teve medo de falhar, das dificuldades que tem em adaptar-se à mudança e, por isso, permanece rigidamente agarrado (a)  às mesmas  rotinas em vez de inovar e de criar algo de novo. Esta tendência para «jogar pelo seguro» leva à cristalização e à rigidez que matam a espontaneidade e a verdadeira motivação ou entusiasmo que alimenta o nosso esforço e desejo. A indolência que tantas vezes marca a sua natureza é em parte explicável pela falta de emoção que você coloca na sua relação com as coisas em geral e na forma como interage com os outros. A frieza dá-lhe a segurança de quem está no controlo porque se guia pela razão mas você sabe que  essa é apenas uma máscara que na verdade impede a sua verdadeira autoexpressão.  Ao longo deste trânsito Saturno vai, ironicamente, levá-lo (a) a questionar a eficácia destes métodos e autolimitações impostas e você vai começar a sentir-se vulnerável exatamente devido às fragilidades na capacidade de afirmação pessoal. A boa notícia é que agora vai perceber exatamente aquilo que pode mudar na forma como comunica, na autoexpressão dos desejos e motivações e nas interações em geral com os ambientes próximos, incluindo a relação com irmãos mais novos, com os vizinhos, com a eficácia (ou falta dela) com que escreve ou exprime os seus talentos naturais.

 Como é que isso sucederá, dependerá muito da casa onde se encontra Saturno no seu horóscopo e daquela que é ocupada por Marte, o regente da 4ª casa, o que faz dele a influência potencialmente mais benéfica embora a relação de inimizade com Saturno leve a questionar a sua potencial bondade, pelo menos em relação a este trânsito. Marte também rege a 11ª casa no seu horóscopo, a casa da realização dos desejos e das ambições e, por isso, esta relação entre a 3ª casa e  os frutos que você colhe (ou não ) a partir daí, pela realização dos desejos e ganhos vai estar na primeira linha. Ao confrontar-se com menos ganhos e/ou com a ausência de concretização das suas ambições, isso  pode ser o catalisador necessário para o (a) levar a perceber que há mudanças necessárias , quais são e como pode levá-las a cabo. Este pode ser  também um período frustrante para as pequenas viagens, que podem trazer vários incómodos .

De uma forma geral Saturno em Escorpião faz sentir uma insatisfação generalizada nas áreas de vida que toca no horóscopo, levando a  pessoa a querer mudar isso e a fazer alguma coisa para que essa mudança ocorra.

A 3ª casa é uma casa que significa  a coragem e bravura, a iniciativa, o empreendedorismo, a capacidade de liderança, as competências de compreensão intelectual e discursiva (o poder de aprender), comunicação, irmãos mais novos, vizinhos, força física, viagens curtas, iniciação nas técnicas espirituais, competências de  escrita e de  comunicação, refeições, ouvido direito, nível energético dos desejos, artes criativas. Qualquer destes significados pode agora ser ativado por este trânsito.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para  o desenvolvimento do esforço disciplinado, friamente controlado pela razão e bastante desligado das emoções. Você é um (a) trabalhador(a) árduo (a), persistente e paciente. Mas a tendência para a rigidez e para a conservação dos mesmo padrões, para evitar as mudanças, mais ainda quando são bruscas ou imprevisíveis e inesperadas, pode dificultar a sua aprendizagem durante este trânsito. Assim, vencer os medos arraigados e a dificuldade em aceitar a mudança pode ser algo muito desafiador para si mas Marte obrigará a fazê-lo, revolucionando todos os apegos e inclinações e obrigando a mudá-los.

Ao mesmo tempo que transita pela 3ª casa, Saturno estará em aspeto com a sua 5ª , com a 8ª e com a 11ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 5ª  casa , uma casa que significa a inteligência e os filhos, pode indicar um período em que tudo o que não tem funcionado tanto no uso da sua inteligência e criatividade como na relação com os filhos, venha ao de cima na forma de experiências que podem por em causa o seu sentimento de sorte (ou falta dela) pois a 5ª casa revela a sorte trazida para esta vida por créditos (ou ausência deles) por ações passadas. Ao mesmo tempo Saturno far-lhe-á avaliar as suas aprendizagens: são estas as que precisa ou necessita de ir mais além e aprofundar conhecimentos? Se for o caso, poderá sentir agora a pressão para prosseguir com a sua formação académica, se esta ficou por concluir, ou fazer alguma pós graduação que permita levar por diante projetos mais bem alicerçados e mais bem sucedidos. Já o aspeto para a 8ª casa, a casa das transformações profundas representadas justamente pelo signo de Escorpião pode obrigar a reconhecer que,  para alcançar o que deseja e realizar as suas ambições precisa de  um processo profundo de transformação ao nível das forças vitais- 8ª casa com regência do Sol, inimigo de Saturno. Poderá haver durante este trânsito algumas experiências difíceis relacionadas com a sual projeção no mundo e com o sucesso que deseja alcançar. Talvez os seus objetivos precisem de morrer e de renascer de novo, relacionados com um novo propósito de vida. Para isto Saturno pode bem colocá-lo (a) perante vários tipos de perda, para você aprender a reorientar aquelas coisas a que dá valor. Se você tem sido muito materialista  e só tem lutado para aumentar o status e a riqueza, valorizando excessivamente os aspetos mundanos da vida, Saturno pode  trazer várias experiências que obriguem a reconhecer a finitude e a mortalidade da nossa vida terrena, arrancando-nos coisas e seres para nos fazer ver isso. A casa  onde se encontra colocado o Sol no horóscopo pode mostrar algo mais acerca do tipo de experiências que pode agora vivenciar. Ao fim e ao cabo, durante este trânsito talvez aprenda a valorizar mais a espontaneidade da vida e a coragem de correr riscos  (3ª casa) e isso aumente a sua perceção de propósito de vida e a sua fé em relação  a tudo o que resulta da sua atividade criativa (5ª casa) e, com  uma profunda transformação  das perspetivas acerca da vida (8ª casa) isso lhe traga a verdadeira compreensão do que tem que realizar para cumprir a sua missão de vida (11ª casa).

Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de que, quando estão associados por aspeto próximo ou conjunção, manifestarem efeitos mais negativos. Estes períodos ocorrerão nas datas seguintes:

Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transitará pela sua 1ª casa. Este será um período  em que enfrentará inseguranças mas também ressentimentos  e poderá sentir muita frustração porque Saturno e Marte poderão criar obstáculos e impedimentos à sua ação no mundo. O resultado também pode ser a indecisão pois Saturno lentifica e Marte acelera e impulsiona.  Por uma razão ou por outra, você quer agir mas as circunstâncias empatam e atrasam o que você quer fazer. Aproveite para aprender aquilo que subjaz a esta situação. E tenha cuidado com a saúde nesta altura.

Entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 Saturno estará  também em aspeto com Marte quando  este estiver a transitar pela 5ª casa- no signo de Touro – o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio. Nesta altura você deve ter cautela e diplomacia com os seus filhos  e ,se a relação com eles for difícil por alguma razão, pode haver uma escalada de desentendimentos agora. Os relacionamentos amorosos também deverão ser levados  com pinças nesta altura.

Quando Marte estiver em trânsito pela 8ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015, são de esperar eventos que podem afetar a sua saúde e  os seus projetos, bem como  o sentimento de felicidade pessoal que  podem ser duramente atingidos (Marte regente da 4ª casa). Há perigo de cirurgia ou de acidente e as suas ações em geral podem agora ser bloqueadas  e obstruídas. Para evitar os efeitos muito disruptivos deste trânsito o melhor é ir -se adaptando à mudança desde o início deste trânsito e começar a fazer as mudanças necessárias nestas áreas de vida antes de ser apanhado (a) pelo tumulto sobretudo antes de  Marte estar a uma  distância, antes e depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro). Aproveite para aprender todas as lições essenciais sobre esta área para aplicar de forma mais compensadora no futuro.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 7ª casa num trânsito positivo pois está colocado no signo de exaltação, Caranguejo. As parcerias e a relação com o estrangeiro, tanto por viagem como nos contactos com pessoas de outros países tende  a ser proveitosa. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente crítico podendo trazer um sentimento generalizado de falta de esperança, de frustração em relação ao seu círculo social , aos amigos e em relação aos  seus sonhos. Poderá sentir agora com particular acuidade a tristeza por não ter chegado onde pretendia. Aproveite a ocasião para se questionar acerca das razões profundas de isso ser assim. Poderá ser que encontre uma solução que lhe permita desbloquear a sorte e a esperança.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário