O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Peixes

met8

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Peixes. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, ou a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc. . Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela  9ª casa, durante dois anos e meio. Este pode ser um período crítico para as suas crenças em geral e particularmente para as que se relacionam com a religião , ideias filosóficas, valores fundamentais e princípios de vida. Você é uma pessoa que , essencialmente, gosta mais de «sentir» a realidade do que pensar logicamente sobre ela; mais do que lidar com conceitos, você prefere lidar com sentimentos e com  emoções. Mas, justamente, isso faz com que nem sempre exerça a necessária atividade crítica que permite distinguir entre o que valoriza porque perceciona como tendo valor por si mesmo e o que valoriza porque merece o seu afeto. Adere com facilidade a teorias ou visões do mundo que estão mais próximas da fantasia do que de imagens objetivas acerca das coisas. Por isso este trânsito de Saturno pode  produzir um forte abanão em todas as convicções mais profundas  de modo a mostrar que elas não são verdades absolutas e nem sequer são as «melhores verdades para si». Durante este período também pode conhecer alguém que se destaca pela sua sabedoria  e cujas ideias entram em confronto com outras que você aceitou ao longo da vida sem questionar nem pestanejar. De uma forma ou de outra, vai sentir que o seu espaço de «sabedoria profunda», seja qual for a sua natureza, está a vacilar e a revelar brechas que desafiam a continuidade da sua aceitação e trazem dúvidas, com uma necessidade profunda de compreender mais e melhor; e você  pode querer explorar novos conhecimentos espirituais, por ex., através do contacto com algum país exótico ou com alguma pessoa relacionada com esse país de alguma forma. Não é raro o desejo de viajar para algum lugar longínquo e isolado da «civilização» como forma de autodescoberta espiritual que transforme e modifique os seus princípios de vida. Ao mesmo tempo, a sua própria realidade e as suas raízes familiares- representadas pela figura paterna ou por outra figura de «autoridade» que tenha merecido o seu respeito e tenha surgido como guia e orientador de vida, vão também  começar a ser questionados. Durante este período, sonhos estranhos mas reveladores e conteúdos do inconsciente vêm ao de cima e baralham-se na sua consciência, que fica entre o mundo alternativo das causas esquecidas e o momento atual em que uma insatisfação ambígua e difusa se apodera de si sem que saiba muito bem porquê mas que cria a necessidade de mudar alguma coisa na sua vida.

  De uma forma geral, Saturno em Escorpião faz sentir uma insatisfação generalizada nas áreas de vida que toca no horóscopo, levando a  pessoa a querer mudar isso e a fazer alguma coisa para que essa mudança ocorra. Peixes  é um signo profundamente espiritual e conectado com os aspetos mais subtis da realidade mas que tem dificuldade em reconhecer de forma clara e puramente racional um determinado caminho, preferindo «mover-se com a maré.» Mas agora vai ter que prestar atenção exata a tudo o que precisa de ser mudado na sua vida. E, para si ,essa mudança não é fácil ,porque você agarra-se às ideias e às coisas através das emoções e o sentimento de perda pode ser avassalador. Por isso agora terá que exercitar a capacidade inata de transcender o imediato para aceitar as mudanças que este novo fluxo de realidade lhe traz.

A 9ª casa é uma casa que significa  o pai, o precetor  ou guru, a aprendizagem espiritual, as inclinações espirituais ,a intuição, a virtude, a  caridade, o dever, o destino com base nas vidas passadas e a felicidade daí resultante (destino feliz), meditação, viagens ao estrangeiro e viagens de longa distância e curta duração, a vida em países estrangeiros, a educação no estrangeiro, a  sorte, a  fortuna geral, os  ganhos súbitos e inesperados, a  religião, a filosofia, lei, medicina, remédios, ações virtuosas, tudo o que é auspicioso, devoção; a  natureza do pai, a  educação superior, o modo como a religião ou a filosofia afetam a  nossa abordagem da vida , circunstâncias de sorte que ocorrem devido a ações realizadas em vidas passadas. Estes significados estarão, todos ou em parte, ativos nas experiências ao longo destes trânsitos. Sendo também uma casa de «sorte», Saturno ao passar por aqui pode produzir a sensação de que essa «sorte» parece ter desaparecido sob o tumulto de eventos que podem surgir agora mas é um sentimento apenas temporário, de reajustamento que está a acontecer na sua vida.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para  os aspetos emocionais e espirituais da realidade, buscando a fonte transcendente que é causa do mundo real que, para si, tende a ser visto como menos real do que o mundo espiritual. Você não tem muita apetência pelos aspetos práticos da vida, preferindo situar-se num plano paralelo ao das obrigações diárias, embora adore o conforto e todos os luxos, comer bem, celebrar com os amigos, etc.  A sua natureza compassiva procura sempre, no entanto, formas de oferecer serviço aos outros, sobretudo aos que têm alguma limitação, seja de dinheiro ou de saúde. Por isso você não terá dificuldade em enfrentar  os aspetos deste trânsito que remetem para mudanças  espirituais profundas. Porém, Saturno obriga também, em cada trânsito, a enfrentar a «realidade» dos deveres e obrigações e este aspeto do trânsito é quele que você tem mais dificuldade em gerir. Aproveite a sua natureza adaptativa para o fazer, de modo a que o confronto seja o menos traumático possível.

Ao mesmo tempo que transita pela 9ª casa, Saturno estará em aspeto com a sua 11ª , com a 3ª e com a 6ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 3ª  casa indica a necessidade de reconhecer e desenvolver os seus talentos pessoais, incluindo os artísticos se existirem. Indica também que a falta de coragem que você  muitas vezes manifesta deve ser superada de modo a que você aprenda a comunicar e a exprimir-se de forma mais firme e bem sucedida. Sem essa coragem, é muito difícil  desenvolver iniciativas e projetos  e exprimir os talentos naturais de que cada um de nós é dotado. O aspeto para a 6ª casa vai desencadear outro tipo de experiências difíceis para si: a conflitualidade, as oposições, os inimigos, as dívidas, etc. Também pode ser  difícil conseguir estabelecer relacionamentos de cooperação com dependentes e subordinados, tanto no ambiente doméstico como no trabalho. Se alguém estiver  agora a agir contra si isso revelar-se-á (a sua tendência para não ver as reais intenções dos outros agora vem ao de cima obrigando-o (a) a lidar com ela). E outra área sensível é a financeira. Tenha cautela com os gastos, caso contrário as dívidas multiplicar-se-ão.

 O aspeto para a 11ª casa, ocupada  pelo  signo Leão, vai mostrar porque é que ainda não realizou as suas maiores ambições ou desejos; o que é que lhe falta para o conseguir fazer. E, se souber responder positivamente a este desafio, Saturno vai permitir-lhe alcançar o que pretende (depois de aprender as suas lições). Este é também o momento para você trazer à consciência a qualidade das amizades que tem construído ao longo da vida. Até que ponto pode confiar nos seus amigos? Quem são os verdadeiros amigos  e os que simplesmente procuram aproveitar-se do seu coração mole para benefício próprio? E, se tiver irmãos mais velhos e alguma coisa não estiver bem na relação com eles, esse é outro fator que virá ao de cima. E você pode também descobrir melhores fontes de rendimento e de aumentar a sua riqueza, e este é outro fator que pode ser bom neste trânsito, após passarem os momentos de crise.

Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de que, quando estão associados por aspeto próximo ou conjunção, manifestarem efeitos mais negativos. Estes períodos ocorrerão nas datas seguintes:

Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transita pela sua 11ª casa. Nesta altura as experiências referidas acima estarão no auge na sua vida, revelando os seus aspetos mais desafiadores ou difíceis mas durante os quais pode haver a transformação requerida com a renovação dessa área de vida.

Entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 Saturno estará  também em aspeto com Marte quando  este estiver a transitar pela 7ª casa  no signo de Touro–  o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio. Nesta altura você vai deparar-se com experiências difíceis em relação à sua vida conjugal e parcerias pessoais em geral. Você tende a manifestar comportamentos de dependência em relação aos parceiros. Talvez nesta altura precise de aprender que, numa parceria, ambos deverão estar no mesmo nível e assim a sua lição poderá muito bem ser a da autonomia, a de se tornar mais independente e auto confiante, mais afirmativo (a) e seguro (a) de si.

 Quando Marte também estiver em trânsito pela sua 6ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015 os aspetos referidos acima estarão num foco principal. Será de todo útil estar atento (a) aos gastos e despesas e usar de cautela pois se tiver inimigos eles agora estarão a trabalhar conta si. A saúde pode ser outro foco de preocupação, sobretudo alguma questão aguda ou acidente; isto será sentido sobretudo quando Marte estiver a uma  distância, antes de depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro). Aproveite para aprender todos as lições essenciais sobre esta área para aplicar de forma mais compensadora no futuro.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 5ª casa num trânsito  muito positivo pois a 5ª casa é a casa da sorte. Porém, quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente  crítico para o pai , para os seus estudos superiores, se for caso disso, para alguma viagem realizada em país distante, e demais aspetos já referidos anteriormente.  Aproveite os períodos iniciais do trânsito para efetuar as principais mudanças necessárias, de modo a sentir menos o impacto das «lições» de Saturno.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário