O Trânsito de Saturno por Escorpião- Ascendente Virgem

met3

Continuamos a apresentar os efeitos do trânsito de Saturno pelo signo de Escorpião, hoje para o Ascendente Virgem. Por favor tenha em mente  que  estas indicações são gerais: planetas colocados no signo de Escorpião ou em aspeto com ele no seu horóscopo natal, bem como a posição do regente da casa ocupada pelo signo Escorpião modificam os efeitos deste trânsito para o bem ou para o mal. A posição de Saturno no horóscopo também é muito importante: existem trânsitos específicos de Saturno relacionados com ciclos de libertação do karma nas nossas vidas- Sade Satti, ou ciclo de 7 anos e meio em que Saturno transita em relação com a nossa Lua no horóscopo, o retorno de Saturno por volta dos 30 anos, etc.. Todos esses fatores deverão ser tidos em conta para uma avaliação completa do trânsito de Saturno.

Saturno traz atrasos, pressões, contrai e torna todos os processos mais lentos, traz miséria ou sofrimento para as áreas de vida afetadas pelo seu trânsito se nós não lhes dermos atenção. Se ignorarmos estas áreas agora podemos contar com a derrota e com o sofrimento. Saturno torna os assuntos da casa onde transita mais lentos e prejudica-os porque causa uma demora e mantém esses assuntos pendentes não permitindo que acabem de imediato até aprendermos a lição devida.

No seu horóscopo, Saturno vai transitar pela 3ª casa, durante dois anos e meio. E este pode ser  um período de  grande questionamento acerca dos seus talentos naturais, da sua coragem e capacidade de iniciativa, da sua motivação em geral para levar a cabo os projetos em que se envolve , da energia  e do esforço que tem (ou não tem) desenvolvido para singrar na vida em geral.  E se você tiver negligenciado tudo isto no passado, se não estiver a tirar partido de todas as suas potencialidades, agora vai sentir grande desconforto e mal estar em relação a si próprio (a) e esse desconforto só vai desaparecer quando começar a fazer alguma coisa para resolver isso. Se tiver irmãos mais novos e alguma coisa não estiver a correr bem na sua relação com eles Saturno vai  trazer ao de cima todos os ressentimentos, questões não resolvidas no passado, e nas quais talvez não tenha voltado a pensar de forma consciente, para que agora elas sejam enfrentadas e resolvidas. Se você tem algum talento especial, sobretudo artístico e até agora, por alguma razão, não o tiver utilizado ou tiver descurado o seu aprimoramento, agora vai sentir que devia ter dado atenção a essa faceta do seu ser e que muitas das insatisfações ou falta de sentido pessoal de realização se devem a ter ignorado os seus dons naturais. Pode enfrentar algumas experiências que o (a) obriguem a ter consciência plena disso até, num ponto deste trânsito de dois anos e meio, ser forçado (a) a dar-lhe  atenção  e a trazer para a sua vida essa área, podendo deste modo resolver o que estava mal no seu crescimento pessoal pois os dons com que nascemos estão lá por alguma razão e devem ser nutridos e aperfeiçoados para serem aplicados na nossa vida concreta. Esta será uma altura em que você vai interrogar-se se todas as coisas em que tem aplicado o seu esforço e que têm sido objeto do seu desejo são realmente aquelas de que precisa   para se sentir realizado (a) na vida. E, se não forem,  poderá haver uma reviravolta completa no que se refere aos objetivos que têm guiado a sua vida. Poderá sentir que se dedicou a algo que, na verdade, não pode trazer-lhe satisfação e que não merece o seu esforço e descobrir agora aquilo que realmente quer da vida e para o qual  se deve virar passando a desejar outras coisas, outros objetivos que podem ser muito diferentes dos que até agora têm marcado todas as suas motivações.

Uma outra área da sua vida que estará em foco nesta altura é a forma como você comunica com os outros: porque não consegue fazer-se entender quando fala com determinadas pessoas? O que é que falha na sua forma de interagir com os outros? E todas as formas de expressão pessoal serão alvo de uma crise que levará inexoravelmente a mudanças nessa área. Você poderá usar o poder discriminativo da sua mente para examinar o que está errado na sua forma de escrever, de  falar ou, se tiver alguma atividade artística, no estilo ou na forma do que quer transmitir.  Tudo o que poderá mudar nesta área ser-lhe-á mostrado através das falhas que comete e  talvez tenha cometido muitas vezes no passado. A diferença é que, agora, estará consciente das razões porque isso acontece e poderá fazer algo acerca disso.

   De uma forma geral Saturno em Escorpião faz sentir uma insatisfação generalizada nas áreas de vida que toca no horóscopo, levando a  pessoa a querer mudar isso e a fazer alguma coisa para que essa mudança ocorra. E se resiste a essa mudança, Saturno faz com que os eventos desagradáveis que pretendem mostrar a necessidade dessa mudança, se repitam até que aceitemos fazer o que é preciso.

A 3ª casa é uma casa que significa  coragem e bravura, iniciativa, empreendedorismo, capacidade de liderança, competências de compreensão intelectual e discursiva (o poder de aprender), comunicação, irmãos mais novos, vizinhos, força física, viagens curtas, iniciação nas técnicas espirituais, competências de  escrita e de  comunicação, refeições, ouvido direito, nível energético dos desejos, artes criativas. Qualquer um destes significados pode agora estar em evidência ao longo destes dois anos e meio. E as áreas em que alguma coisa não tiver corrido bem e houver alguma coisa que precisa de ser modificada aparecerão na sua vida sob a forma de eventos desafiadores que obrigarão à transformação ,  ou provocarão alguma crise ou reviravolta.

A natureza do seu Ascendente é naturalmente atraída para  a atividade crítica e para o perfecionismo por isso você tem a tarefa facilitada pois, logo que compreende que alguma mudança se faz necessária ,não resiste à mudança mas abraça-a sem muito esforço. O seu desejo natural pela «perfeição» leva -o (a)  a encarar os processos de transformação em geral como algo que é positivo, pois conduzem a modos de ser e de viver melhores. Aproveite esta tendência natural para aproveitar da melhor forma este trânsito e regenerar a sua motivação , poder de iniciativa e coragem.

Ao mesmo tempo que transita pela 3ª casa, Saturno estará em aspeto com a sua 5ª , com a 9ª e com a 12ª casas. Os assuntos significados por estas casas também estarão em evidência. O aspeto para a 5ª e para a 9ª casa mostram que este trânsito vai colocar em evidência a sua «sorte» pois estas são as duas casas da sorte. Porém, isso não significa que nesta altura você vai começar a ter mais sorte. Saturno é o regente da 5ª casa que tem a ver com os «créditos trazidos para esta vida» e que podem muito bem ser os seus dons naturais relacionados com a 3ª casa. O que fez com eles até hoje? Aplicou-os e usou-os da melhor forma ou desperdiçou-os? Se esta última situação for a resposta afirmativa, então prepare-se para provar o resultado amargo disso, nos eventos que Saturno lhe coloca à frente para você  poder aprender a dar valor a isso que lhe foi dado de forma natural. Sim, porque a casa do desejo- a 3ª- é também uma casa de valores- valorizamos aquilo que desejamos pois é isso a que damos maior importância na nossa vida. E se tivermos valorizado as coisas erradas, agora vamos aprender isso e teremos uma oportunidade para corrigir a situação. Saturno pode fazer-lhe sentir que «não tem sorte» agora , até que aprenda porque é que isso acontece e faça algo a respeito. O mesmo pode acontecer em relação à 9ª casa, outra casa relacionada com a sorte e com a fortuna para esta vida, sobretudo a partir das ações que temos realizado: fizemos tudo o que podíamos para merecermos a sorte de alcançar o que mais desejamos ou pelo contrário perdemos oportunidades por falta de iniciativa, de esforço, de real vontade para cumprirmos o nosso propósito de vida? A relação com o pai ou com alguma  figura de autoridade, se houver questões por resolver, também vai estar em foco agora. O aspeto lançado para a 12ª casa pode trazer despesas e perdas que poderão dar um sentimento de estar preso por condicionantes das quais não se consegue libertar. É porém também uma oportunidade para descobrir e alimentar melhor a sua dimensão espiritual. Tenha cuidado com a sua saúde e com as viagens para países estrangeiros neste período que podem envolver desafios  e perdas.

Os períodos mais problemáticos dos efeitos deste trânsito ocorrerão quando Saturno estiver em aspeto com Marte, o regente de Escorpião, dada a relação de inimizade entre estes planetas e o facto de, quando estão associados por aspeto próximo ou conjunção, manifestarem efeitos mais negativos. Estes períodos ocorrerão nas datas seguintes:

Quando Marte estiver a transitar pelo signo de Capricórnio – entre 27 de novembro  de 2014 e 4 de janeiro de  2015, e estiver em aspeto próximo com Saturno- numa orbe de 5º antes  e depois da posição de Saturno, (o que acontecerá entre 27 de novembro e 9 de dezembro de 2014) transitará  pela sua 5ª casa. Este será um período  potencialmente muito perturbador para os assuntos  referidos atrás. Faça os ajustamentos necessários para resolver  o que precisar de ser feito nesta área o mais depressa possível.

Entre  3 de Maio e 15 de Junho de 2015 Saturno estará  também em aspeto com Marte quando  este estiver a transitar pela 9ª casa no signo de Touro–  o período crítico deste trânsito será entre 8 e 21 de Maio. Nesta altura você vai poder avaliar as suas crenças, princípios de vida e  valores em geral. A sua fé pode ser alvo de uma profunda crise agora, bem como a sua religiosidade, se for caso disso. Quando Marte também estiver em trânsito pela sua 12ª casa, no signo de Leão, entre 15 de setembro e 2 de novembro de 2015, tenha particular cuidado com as despesas, com as viagens ao estrangeiro , com a saúde pois este será um período particularmente difícil para si. Marte rege a 8ª casa no seu horóscopo tendo uma natureza funcional maléfica e pode trazer obstruções, problemas de saúde, obstáculos, sobretudo nos períodos em que fica em aspeto próximo com Saturno. A parte pior deste trânsito será quando Marte estiver a uma  distância, antes de depois, de 5º em relação à posição de Saturno (entre 15 de setembro e 5 de outubro). Aproveite para aprender todos as lições essenciais sobre esta área para aplicar de forma mais compensadora no futuro.

Até meados do ano de 2015 Júpiter estará a transitar pela sua 11ª casa , no signo  de Caranguejo num trânsito positivo para os ganhos e rendimentos e para a realização dos seus desejos e ambições. Aproveite este período para fazer uma reorientação dos seus desejos e esforços aproveitando esta energia positiva de Júpiter .Quando Júpiter entrar no signo de Leão, deixará de formar aspeto com Saturno e será este que formará aspeto com Júpiter pelo que deixará de haver uma influência  benéfica a temperar os aspetos mais agrestes do trânsito de Saturno pelo signo de Marte.  De 20 de fevereiro a 17 de junho de 2016 Marte transitará pelo signo de Escorpião, ficando em conjunção com Saturno de 14 de agosto a 3 de Setembro de 2016. Este será um período particularmente crítico podendo trazer um sentimento generalizado de falta de sorte e de descrença em relação às suas capacidades criativas , dons naturais e motivação em geral, problemas nas suas iniciativas e projetos, etc, isto se entretanto você tiver desperdiçado em grande parte as oportunidades deste trânsito de Saturno. Assim, aproveite as fases iniciais deste trânsito para entrar em sintonia com as mudanças que se fazem necessárias na sua vida e para se recriar numa nova identidade mais capaz de contribuir para o seu crescimento como pessoa.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário