Pedras e Cristais, Ágatas

lil

Dedicamos  o artigo de hoje a uma das pedras mais conhecidas, a ágata. Esta é uma pedra bastante comum mas cujas propriedades a tornaram muito apreciada desde a antiguidade. Esta pedra é uma variedade de calcedónia, da família dos quartzos. Estas pedras formam-se como nódulos   (geodes) que vão preenchendo as cavidades formadas no interior de rochas eruptivas, através do vapor que se forma quando a  rocha  derrete e fica liquefeita. Os materiais depositados nessas cavidades, de origem silicosa, vão formando uma espécie de bandas ou listas, que alternam com quartzo cristalino dando origem a uma diversidade de cores e de variedades de ágatas. Pode haver ágatas de grande tamanho, formadas pela união das bolsas de vapor nas cavidades da rocha. Quando são cortadas transversalmente, as ágatas mostram uma sucessão de linhas paralelas, formando  as listas características da pedra. Embora as ágatas se apresentem com diversas cores, as mais comuns são as ágatas acinzentadas (Sul americanas) sendo  por isso comum tingi-las. A primeira camada das ágatas é uma crosta branca, formada por meteorização.  No interior das cavidades de rocha onde se vão depositando as ágatas, se o espaço não ficar inteiramente coberto por esta pedra, podem formar-se outros cristais como ametista, cristal de rocha, quartzo fumado, calcite, hematite, etc.

Existem muitas variedades de ágatas e as suas propriedades alteram-se de acordo com a sua cor  embora haja algumas características que são comuns a todas. A ágata possui uma energia de baixa frequência, que fortalece a ligação do nosso corpo à Terra, razão pela qual é designada por «pedra de enraizamento» (grounding). Por essa razão estimula a força física, acreditando-se que equilibra a energia yin/yang  e exerce uma influência estabilizadora e fortalecedora de todas as energias  -físicas , emocionais e intelectuais. Diz-se que ajuda a limpar a aura e a estabilizá-la, removendo e transformando energias negativas.

musg

Todas as ágatas podem remover bloqueios em todos os chakras. Mas, de acordo com a cor de cada uma, podem estabelecer-se ligações particularizadas com os chakras específicos.  As ágatas são pedras de força e de equilíbrio, fortalecendo a coragem, ajudando na cura e dando proteção. Os antigos guerreiros usavam ágatas nas armaduras, na zona do peito, para lhes aumentar a força e a coragem em combate. Porém, a capacidade de as ágatas fortalecerem a energia, especialmente a física, não é uniforme nem contínua, faz-se por golfadas, à medida que essa energia se torna necessária. Por isso, quando há necessidade de um aumento súbito e rápido de energia, as ágatas podem ser de grande ajuda.  Estas características fazem delas excelentes pedras de conservação, acreditando-se que aumentam a longevidade. Tradicionalmente as ágatas eram colocadas na água para beber e cozinhar pois acreditava-se que afastavam a doença. Também se diz que esta pedra protege as crianças, sobretudo de quedas, aconselhando-se que estas usem a pedra, como joia, amuleto, etc.

No plano emocional ,a ágata dá coragem e força  e afasta o medo, ajudando a superar bloqueios emocionais; liberta  ressentimentos e amargura, cura feridas emocionais e promove a melhoria dos relacionamentos. Também diminui a tendência para sentir inveja, ao ajudar a pessoa aceitar as coisas tal como são e ajudando-a  a sentir harmonia com o seu estado de coisas.

Quando é colocada sobre o plexo solar, a ágata ajuda a superar as emoções que queremos remover da nossa vida. Esta  pedra também é conotada com a fidelidade, sendo a pedra dos laços conjugais, associada também às ligações  românticas relacionadas com a constância.  Diminui também a ansiedade e o stress. A ágata branca é considerada  uma pedra da esperança.

No plano intelectual promove a criatividade e  melhora o intelecto sendo por isso usada por artistas e estudantes.

A Terapia dos cristais usa a ágata na cura de problemas das gengivas e dos dentes, problemas de resistência física, dores de estômago, insónia,etc.

lar

Entre as variedades de ágata , encontramos:

Ágata Musgo-  é uma ágata incolor ou translúcida com inclusões na forma de musgo. Usa-se na terapia dos cristais como complemento  no tratamento do chakra cardíaco para desbloqueios psíquicos e problemas congénitos ou hereditários. Ajuda na eliminação de toxinas do corpo e no tratamento de infeções causadas por fungos.

Ágata de Fogo-  Na Itália e na  Pérsia era usada para proteger do mau olhado. É usada nas terapias para curar a infertilidade ou impotência sexual.  Misturada no soro fisiológico, ajuda a regenerar os tecidos danificados por queimaduras.  No plano psicológico aumenta a tolerância e a paciência em relação aos problemas e controla a distração e a confusão mental.  Auxilia no fortalecimento da voz. Se for colocada em cima a mesa junto de alguém que está a estudar, ajuda a memorizar.

Ágata Azul.  Tingida com sulfato de ferro. É usada na terapia dos cristais em tratamentos associados ao chakra da garganta. Ajuda a manter a boa forma do chakra laríngeo que, quando está contraído, provoca tensões musculares nos ombros e no pescoço e dores de garganta, problemas da tiroide, dores de cabeça, etc..Também pode auxiliar no tratamento da artrite  e na recuperação de fraturas. Esta ágata também nos ajuda a libertar a nossa verdade  sem medo de sermos julgados ou criticados.

Ágata Verde– tingida com ferro ferroso. No passado  acreditava-se que, se uma mulher bebesse água onde esteve uma ágata verde, isso a protegeria da infertilidade. Hoje usa-se principalmente com fins decorativos.

Ágata Blue Lace– Atua positivamente nas emoções, encorajando , acalmando e animando a pessoa. Não tem ação de proteção mas  antes de apoio positivo nas emoções.

Muitas outras variedades de ágata poderiam ser referidas, além das que escolhemos para ilustrar este artigo. Mas  as propriedades  gerais das ágatas ficam aqui referenciadas para que os leitores possam escolher as que acharem  mais adequadas para os seus propósitos. Nós preferimos as variedades ao natural, sem tingimento pois preferimos manter as propriedades naturais da pedra, sem manipulação artificial.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário