Pedras e Cristais- Água Marinha

aq4

A água Marinha é uma pedra  indispensável na coleção de pedras e cristais. É também considerada  uma excelente  pedra de  boa sorte: segundo a tradição, ela assegura um casamento longo e feliz e traz riqueza e felicidade ao seu portador. Esta pedra associa-se a sentimento de simpatia, companheirismo , confiança e amizade, e esta é a razão pela qual a pedra é considerada «pedra do casamento».

O nome «Água Marinha» associa esta pedra  com o mar, tanto nas suas cores- que vão do azul profundo ao azul esverdeado  claro da água do mar- como nos seus efeitos, pois foi usada tradicionalmente como protetora dos marinheiros, considerando-se que os protegia de morrerem afogados bem como atraía as  divindades associadas ao mar,  para proteção.

A Água Marinha é uma pedra da família do berilo, a mesma à qual pertence a esmeralda, e encontra-se em várias partes do mundo, existindo  grandes jazidas de berilo na Rússia  e no Brasil. Também se encontra em outros países como nos USA, Madagáscar, Zâmbia, Nigéria, Moçambique ou Afeganistão, havendo abundância dela no Colorado, onde é a pedra oficial.  É uma pedra brilhante e clara e, por vezes, é confundida com outra, mais barata, o topázio azul, ou com a pedra designada por «Água Marinha spinal», sendo por isso necessário certificar-se de que compra a pedra certa, quando a adquire.  A melhor Água Marinha, segundo a opinião dos peritos, é a proveniente do Brasil. Atualmente, as pessoas preferem as Água Marinhas em tons de azul e, por isso, é frequente submeter as pedras ao calor para perderem os tons esverdeados e assumirem tons de azul.

aq1

Tradicionalmente, a Água Marinha tem sido associada a várias lendas, uma das quais liga a pedra à Atlântida, a partir da qual se atribui à pedra o poder de manter os marinheiros a salvo quando estão no mar, razão pela qual é por vezes referida como o «tesouro da Atlântida». Sumérios, egípcios e judeus admiravam esta pedra, considerando-a um símbolo da felicidade, da coragem e da juventude eterna. Estas características fizeram com que a tradição tivesse chamado a esta pedra a «pedra do casamento».  Os  romanos acreditavam que, se esculpissem uma rã em Água Marinha,  esta teria o poder de reconciliar inimigos e inverter  essa inimizade, transformando-os em amigos. Também acreditavam que esta pedra cura problemas de fígado e da garganta e  usavam-na nas doenças de estômago.

Outra tradição associa as «Aguas Marinhas» à adivinhação do futuro: desde a Idade Média, bolas  feitas de Água Marinha eram usadas para prever o futuro ou, em alternativa, suspendia-se uma pedra destas numa tigela com água e, quando a pedra tocava na água,  «liam-se» os efeitos produzidos e estes eram interpretados como mensagens divinas.

aq3

Quanto aos efeitos da  energia da Água Marinha, reconhecem-se-lhe  capacidades curativas : esta pedra é associada à glândula timo e a sua ação, quando usada sob a forma de um colar, é muito suave e relaxante. É usada na terapia com cristais para ajudar a reduzir a retenção de líquidos e para acalmar os nervos. A pedra está associada aos poderes da limpeza e de cura do elemento Água. É aliviadora do stress e acalma os nervos. Ajuda a superar situações com grande carga emocional e melhora o auto controle e a coragem. Ajuda também a reduzir, segundo dizem, os problemas. Para tal, começamos por  focar a atenção numa destas pedras, devidamente limpa, «entregando-lhe» os nossos problemas e colocamo-la num recipiente com água numa noite em que a Lua está na fase minguante. Segundo dizem, os problemas diminuirão.

A Água Marinha tem propriedades metafísicas :  quando fazemos meditação com esta pedra , as capacidades de visualização melhoram , promovendo a visão espiritual.  Esta pedra tem uma ação suavizante que produz calma interior , aumenta a auto estima e a esperança e diz-se que ajuda a formar um escudo para as energias subtis (aura) que rodeiam  o corpo físico e alguns afirmam mesmo que traz a ajuda dos anjos para proteger a pessoa que a usa.  É considerada uma pedra excelente para usar na meditação, tornando mais fácil aceder à sabedoria nos processos de meditação avançada.  Esta pedra também se usa para dispersar a raiva e o medo. Alguns afirmam que esta pedra ajuda a recordar vidas passadas e melhora o pensamento intelectual, ajudando sempre que é preciso uma resposta  intelectual rápida.

A terapia com cristais usa a Água Marinha para curar a fadiga crónica  e para perturbações no sistema endócrino, dos olhos ou da visão, bem como para reduzir as dores de cabeça, as desordens intestinais , perturbações no sistema nervoso, fobias, dentes e gengivas. Esta pedra está associada ao chakra da garganta. Há quem defenda que também é eficaz a afastar bloqueios e energias negativas. Trata-se de uma pedra poderosa para todos os que desejam melhorar a sua dimensão espiritual e elevar a sua consciência, contribuindo também para melhorar as capacidades intelectuais.

Esta pedra precisa de ser limpa com frequência para manter as suas energias ativas e eficazes. Considera-se que os poderes da pedra aumentam quando esta é mergulhada durante algum tempo em água na qual incide  a luz solar.

Em suma, trata-se de uma pedra indispensável e também uma das mais bonitas, ficando maravilhosa quando usada em joalharia, seja na forma de brincos ou de colar.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário