Pedras e Cristais-Ametista

amet

A Ametista é uma das pedras mais conhecidas e  é também a variedade de quartzo mais valorizada. A cor característica da pedra é conferida pela presença de manganésio e de uma proporção variável de ferro. A variação  na quantidade destes elementos produz diferenças de coloração. Esta pedra pode encontrar-se em várias partes do mundo como no Brasil e Uruguai onde cresce no interior dos geodes de ágata. Os cristais de ametista podem ser muito grandes, formando pedras realmente imponentes. A  cor varia entre o púrpura profundo e a cor de alfazema pálido, podendo também aparecer pedras de cor vermelho-púrpura ou amarelo-púrpura , dependendo das combinações de minerais presentes no quartzo.

A ametista tem um longa história entre os povos antigos. O nome «ametista» vem do grego e significa «não bêbado ou não intoxicado». E isto revela o uso principal  da pedra entre os gregos e os romanos, que a consideravam a «pedra da sobriedade». Com efeito, acreditavam que esta pedra prevenia a bebedeira e esmagavam-na em pó e colocavam-na no vinho para prevenir a intoxicação. Gregos e romanos usavam copos feitos de ametista para beber, na esperança de que isso prevenisse os efeitos intoxicantes do vinho. Também usavam talismãs feitos de ametista para prevenir intoxicações variadas.

Os antigos egípcios usavam a Ametista para afastar o sentimento de medo e de culpa.

mnh

Hoje em dia a Ametista  ainda continua a ser usada  no processo de libertação de diversas dependências, tanto do álcool como de drogas, tabaco, etc., mas o seu uso vai bastante  para além deste uso tradicional. São reconhecidos os efeitos calmantes da Ametista, bem como a sua capacidade para promover e canalizar as aptidões psíquicas, sendo muito utilizada para facilitar a meditação.

A Ametista representa o raio violeta, estando associada aos chakras  do terceiro olho e da coroa e diz-se que também pode ajudar a abrir o chakra cardíaco.  Permite ver para além da ilusão , melhora o sentimento de contentamento pessoal e ajuda na ligação com a nossa espiritualidade, sendo referida como uma pedra de paz e de força interior. Aumenta a coragem e o equilíbrio interno. Muitos referem a capacidade desta pedra para aumentar os sonhos lúcidos e para aliviar a depressão, aumentando a serenidade.

Como dissemos, a Ametista é  uma pedra calmante, que trabalha no plano físico- onde ajuda a reduzir a insónia e as dores de cabeça, (passando a pedra limpa pela testa diversas vezes),ajuda  nos problemas circulatórios, na artrite, na fadiga crónica, no stress pós traumático, nas deficiências do sistema imunitário, fobias, perturbações na menopausa, problemas respiratórios, etc. ; no plano emocional reduz o stress , acalma, equilibra, dá paciência, ajuda na superação de perdas e também  a superar as ilusões e a recuperar a paz interior, permitindo atingir a estabilidade emocional ; no plano espiritual ajuda a amplificar a intuição e a melhorar as experiências espirituais; aumenta e amplifica os poderes psíquicos, sendo por isso uma das pedras usadas pelos curadores psíquicos. É uma pedra que ajuda a abrir os canais telepáticos, a clarividência e  também, dizem,  a abertura para vidas passadas. Também protege contra ataques psíquicos, sobretudo quando se trabalha com o plano espiritual, como acontece com os curadores.

asb

A relação entre a Ametista e o plano espiritual é reconhecida desde há muito, pois tem tido um uso  tradicional  entre os bispos da Igreja Católica, tendo mesmo a designação de «pedra do bispo», por ser usada por estes, como símbolo da piedade, humildade e sinceridade, bem como de sabedoria espiritual. Tradicionalmente, a Ametista também foi usada contra a bruxaria e também para ajudar a ativar os centros psíquicos, pois, como variedade do quartzo, a Ametista mantém as propriedades do quartzo, para além das que lhe são específicas pela sua vibração única.  Para ajudar na meditação, é muitas vezes usada sob a forma de um colar.

Na Terapia dos Cristais, a Ametista é usada para amplificar o alcance das energias e para focar as energias, para além dos tratamentos específicos já mencionados.  Usa-se em forma de colar assente em prata. A pessoa que necessita da cura segura na mão uma Ametista durante a cura e o curador coloca outra na área do corpo em tratamento, normalmente o coração ou os pulmões.

No lar, a Ametista promove  um ar limpo e positivo. A sua utilização na meditação permite aumentar os sentimentos espirituais positivos. Para além de ser uma pedra de proteção psíquica moderada, a Ametista também é usada pra prevenir contra os ladrões e para proteger os viajantes. É sem dúvida uma das pedras indispensáveis para a coleção de quem gosta de pedras e procura tirar partido dos benefícios das suas energias. Com tantas propriedades positivas,  a Ametista torna-se indispensável, no tamanho que mais desejarmos  e a um preço acessível.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário