Pedras e Cristais, Apatite

at

A Apatite é uma das pedras mais comuns, na verdade é a principal fonte de fósforo do planeta. Este mineral é composto de um fosfato de cálcio que é o mesmo que entra na composição dos dentes e dos ossos de todos os animais vertebrados do planeta.  Existem vários tipos deste mineral e é difícil distinguir uns dos outros; a apatite assemelha-se , também, na aparência, a muitos outros minerais razão pela  qual a pedra tem este nome: «Apatite», deriva do nome grego «apatos» que significa «engano». O tipo deste mineral  que é usado em gemologia é a fluorapatite ,que é  também o mais comum.

Devido às suas características, a Apatite  tem muitos usos, incluindo a indústria, a farmacologia , a química. É um dos compostos essenciais dos fertilizantes fosfatados.

A Apatite pode ser encontrada em diversas cores, como verde, amarelo dourado, uma variedade rara em tons de violeta ou avermelhado  e que, por ser muito procurada pelos colecionadores, atinge preços elevados e a forma mais conhecida  e usada em gemologia e terapia dos cristais, a Azul. As indicações que daremos a seguir referem-se a esta forma mais usada da Apatite.

A apatite encontra-se em muitos locais do mundo, na Europa e Américas.  As variedades mais raras, como a de cor violeta, encontram-se no Afeganistão e as variedades rosa e vermelha , no Paquistão.

A apatite azul é considerada uma pedra muito espiritual, que desenvolve as capacidades psíquicas e espirituais. É também uma pedra de inspiração. Diz-se que tem o poder de limpar a aura, especialmente o corpo mental, desenvolvendo também a perceção psíquica . Os que trabalham com vidas passadas afirmam que esta pedra permite  ajudar a aceder aos arquivos akáshicos  e conhecer os padrões da alma individual. Os que trabalham com os sonhos consideram esta uma excelente «pedra dos sonhos», permitindo a resolução criativa dos problemas através do trabalho do sonho. Diz-se que esta pedra expande a consciência de vidas passadas e permite compreender  as implicações destas na vida atual. É também excelente para usar na meditação, quando se pretendem atingir planos mais espirituais e profundos, produzindo estados de clareza mental profundos, acompanhados de paz e de  sintonia com o eu superior.

apo

A Apatite azul fortalece o poder pessoal, pois limpa a negatividade e a confusão mental, estimula o intelecto e melhora a capacidade de aceder ao conhecimento e de ver a verdade. Esta capacidade pode ser usada tanto para o crescimento individual como para o crescimento coletivo, estimulando a manifestação de uma atitude mais humanitária e dirigida ao bem comum. É uma pedra associada ao chakra da garganta, ajudando a equilibrar a comunicação. Também tem ligação ao chakra do 3º olho, permitindo focar a consciência em múltiplos níveis, que operam simultaneamente. Ajuda-nos também a sintonizar as nossas aspirações com os meios materiais que permitem a sua concretização.

Além destas características mais espirituais, a Apatite ajuda a memória e  as capacidades gerais de concentração intelectual, sendo por essa razão considerada como uma pedra excelente para o estudo e também para ser usada pelos homens de negócios e por todos os que têm que formular ou gerir projetos.  Diz-se que também ajuda os desempregados a encontrar um emprego e as pessoas que se reformam mais cedo a encontrar  atividades alternativas.

A Apatite ajuda a melhorar a criatividade e a despertar o eu interior. É considerada uma pedra de futuro, ajudando a aceder a conhecimentos que podem ser úteis na formulação de projetos e objetivos de vida.

Para além de todas estas qualidades, terapeuticamente, a Apatite Azul tem sido associada à ajuda para reduzir o apetite. Diz-se que, usada regularmente, suprime a fome, ajudando os que precisam de fazer dieta. Na Terapia de Cristais, a Apatite tem sido usada para aliviar o stress ou medo de tratamentos dentários; ajuda a absorção de cálcio e encoraja a formação de novas células, reparando as cartilagens, o crescimento dos ossos e dos dentes. É considerada útil no tratamento da artrite e do tratamento das articulações. Também tem sido referida a sua ação benéfica na redução da hipertensão. Pode ainda ser usada nas dores de cabeça, nas tonturas, na estimulação da visão, sendo considerada muito boa para os problemas relacionados com falta de movimentos dos olhos.

Psicologicamente , a Apatite aumenta a motivação e a energia. Ajuda a superar os sentimentos de alienação e  torna a pessoa mais aberta socialmente aos outros. Encoraja uma atitude de esperança ,elevando o espírito e induzindo uma atitude mais positiva em relação à vida. É considerada uma pedra muito boa para limpar bloqueios e a congestão em todos os chakras, equilibrando também o caráter yin-yang das energias. Diz-se que esta pedra  eleva a energia Kundalini.

Pelas qualidades referidas, parece-nos indubitável que esta é uma pedra a não perder na coleção dos amantes de minerais e de cristais. Finalmente, não se esqueça de limpar  e de programar a sua pedra antes de a usar.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário