Sinais de sucesso no Horóscopo- #1

cmbn

A Astrologia Jyotish tem meios para avaliar com  bastante rigor   qual o potencial de sucesso nas várias áreas de  vida, interpretando as assinaturas ou yogas (combinações) que ligam certos planetas e certas casas do horóscopo numa influência mútua e concentrada. Existem milhares destas combinações possíveis mas algumas permitem ver, numa primeira abordagem do horóscopo, quando estão presentes,  grau de sucesso que uma pessoa pode ter na vida. Falaremos de algumas destas combinações – yogas- em vários artigos e começamos por  referir alguns indicadores que permitem ao público menos treinado na interpretação astrológica olhar para um mapa astrológico e encontrar facilmente importantes  indicadores de sucesso.

Quando olhamos para um horóscopo, há uma primeira forma muito simples de saber qual o potencial de sucesso de alguém: quantos planetas estão colocados no próprio signo e no signo de exaltação? Se não houver nenhum, a pessoa pode ter sucesso mas será mediano. Se houver pelo menos um, será de esperar  um sucesso razoável embora não extraordinário. Mas, se houver 3 ou 4 planetas no próprio signo e/ou no signo de exaltação, essa pessoa terá, sem dúvida, um excelente potencial de sucesso. Complementarmente, verificamos quais as casas em que os regentes das casas mais auspiciosas – 1ª, 5ª, 9ª, 10ª- estão colocados. Se estiverem em alguma destas, o potencial de sorte e de sucesso é maior; se estiverem nas restantes casas, à exceção da 6ª, 8ª, e 12ª, o sucesso pode ainda ser razoável; mas se estiverem na 6ª,na  8ª,ou12ª casas, o sucesso será muito dificultado senão impossível, de acordo com o numero de casas maléficas ocupadas por esses regentes.

Devemos também ver se existem planetas debilitados. Se houver  um ou mais, será  de esperar que a pessoa experimente dificuldades nas áreas de vida representadas pelo planeta e pelas casas que ele rege e também pela casa onde está colocado. Se houver mistura de  planetas debilitados e planetas no próprio signo/signo de exaltação, a pessoa terá resultados mistos na vida. O mesmo acontece se tiver um planeta no próprio signo/signo de exaltação e outros em signos amigos/inimigos ou algum debilitado; se não houver nenhum planeta colocado no próprio signo/signo de exaltação mas  a maioria estiver em signos amigos e em boas casas – teremos um sucesso mediano, como acontece com a maioria, dependendo da força dos vários planetas mas não será de esperar que nos destaquemos para além do que é o destino comum.

Quando iniciamos a leitura de um horóscopo devemos ver onde está colocado o regente do Ascendente e ver quais os aspetos para o  Ascendente pois o Ascendente é o ponto de partida e o centro da nossa existência individual. E, em igualdade de forças, segundo a tradição da Astrologia Jyotish, vemos também a Lua. Uma regra básica da Jyotish é que qualquer assinatura de prosperidade (Maha Yogas, Pancha Mahapususha yogas, Rajyogas) só dá plenos efeitos se estiver associada de algum modo ao Ascendente ou ao regente do Ascendente ou, em alternativa, associada à Lua, vista como um Ascendente Alternativo (Chandra Lagna) na Jyotish. Caso não exista essa associação mas haja ligação com alguma das casas mais auspiciosas, a pessoa ainda terá sucesso mas em menor grau. Em seguida vemos onde está colocado o regente da 9ª casa , a casa da sorte e da fortuna para esta vida.

As casas mais auspiciosas do horóscopo são a 1ª, 5ª, 9ª, 10ª: Se o regente do Ascendente e o regente da 9ª casas forem fracos mas os regentes da 5ª e da 10ª casas tiverem força, um sucesso muito razoável será ainda possível. Em casos excecionais, os regentes destas casas estão todos  relacionados entre si e influenciam todos eles uma destas casas auspiciosas. Quando isso acontece ,forma-se um Maha Yoga  de primeira qualidade mas  é raro encontrar  um horóscopo no qual todos estes elementos estejam ligados. Porém, se alguns destes regentes estiverem associados e influenciarem uma determinada casa, então a área de vida representada por essa casa florescerá na vida da pessoa de  forma muito notória e visível.

Quando a 9ª casa do horóscopo contém planetas maléficos ou o seu regente está enfraquecido pelo aspeto de planetas maléficos, mesmo que o regente do Ascendente esteja bem colocado, a pessoa experimentará má sorte na vida. Do mesmo modo, quando vários planetas maléficos influenciam uma determinada casa, isso indica sofrimento ou dificuldades nos significados  da área de vida representada pela casa: quando um planeta maléfico influencia uma casa do horóscopo, haverá dificuldades nessa área mas a pessoa poderá, na maioria dos casos, superar isso; quando são dois a estender a sua influência maléfica sobre uma casa, isso indica muitas lutas e dificuldades na vida relacionadas com essa área de vida; se são três ou mais, será difícil  superar as dificuldades que atingirão a pessoa nessa área.

Quando há planetas benéficos colocados nas  casas kendra- 1ª, 4ª, 7ª e 10ª- as possibilidades de sucesso da pessoa aumentam exponencialmente. Isto acontece porque são estas casas que constituem os alicerces do horóscopo. Finalmente, para que o sucesso seja possível, o regente do Ascendente e da Lua não devem estar colocados em casas maléficas- 6ª, 8ª ou 12ª . Em artigos seguintes analisaremos algumas das assinaturas de sucesso no horóscopo.

2 opiniões sobre “Sinais de sucesso no Horóscopo- #1”

  1. No mapa, tenho uma quadratura T em que Saturno(Ári)/Sol(Lib) fazem oposição nas casas 1/7(à 2° da 8) e Júpiter(Cap) na casa 10 regente do ascendente faz quadratura com ambos. Os efeitos maléficos são multiplicados ou amenizados?

    1. Caro Rodrigo não é possível responder à sua questão sem uma análise global do seu horóscopo, pois antes de prever os efeitos dos planetas e suas associações é preciso determinar o seu estatuto benéfico ou maléfico, a força, etc. Sugerimos que estude o seu mapa a partir das muitas indicações que damos no nosso blogue aprendiz de astrologia, onde encontra exemplos de análise e técnicas de análise para cada signo Ascendente.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário