Pedras e Cristais, Calcite

 

cal

A calcite é um mineral largamente espalhado por todos os continentes, sendo um dos elementos das rochas metamórficas e ígneas, e é o elemento principal na composição do calcário e do mármore. Basicamente, a calcite integra um parte significativa da crosta terrestre  e é um dos principais repositórios de carbono do planeta. As propriedades deste mineral tornam-no num dos mais usados em todos o mundo, tendo aplicações nos materiais de construção, no tratamento de solos, como abrasivo e pigmento, na indústria farmacêutica, etc. . A calcite pode ser transparente ou opaca e pode apresentar bandas de cores misturadas. A sua textura é muito própria, macia e com uma aparência que parece cera.  Existem várias cores deste mineral, sendo devidas a incrustações de  outros minerais. Todas as cores mantêm as propriedades gerais da Calcite, bem como outras específicas. Algumas das pedras recebem tratamento com ácido para melhoria da cor.

Características Gerais da Calcite

A Calcite é um mineral poderoso para limpar o ambiente e para amplificar outras energias. Ajuda no desenvolvimento espiritual das capacidades psíquicas e é considerada uma pedra muito boa para curas à distância. Ajuda a desenvolver e a amplificar as capacidades mentais e intelectuais, sendo por isso uma pedra excelente para os estudantes ,pois fortalece  a memória e a integração das aprendizagens. É também uma pedra que ajuda a centrar e a enraizar, podendo ser usada para proteção e para atingir um estado interior de paz e de reconciliação.

Todas as Calcites são consideradas boas para reduzir o medo e o stress: este é considerado um mineral de primeira ordem para limpar as energias negativas do sistema humano, trabalhando desde o plano físico ao plano etérico. Nos relacionamentos, a Calcite ajuda a aceitar os diferentes pontos de vista e, por isso, é também considerada uma pedra de reconciliação pois diminui as discussões entre as pessoas. Pode ser usada para limpar o ambiente do lar de energias negativas. Ajuda a abandonar o passado e a prosseguir em frente.

A Calcite de cor clara é usada para abrir e limpar todos os chakras, equilibrando as suas energias. A Calcite colorida faz o mesmo em relação ao chakra com o qual tem afinidade. Esta pedra aumenta a intuição.

Na terapia com cristais, a calcite pode ser usada para ajudar  todos os processos de cura. Em termos específicos, considera-se que ajuda nas dores das costas, nos dentes, problemas nos olhos e fortalece em geral a força física.

Propriedades da Calcite de Várias Cores

az

Calcite  AzulTem propriedades calmantes e suavizantes sobre o sistema nervoso. Ajuda a ter consciência das necessidades dos outros, a reter as aprendizagens e amplifica a energia associada ao pensamento e à comunicação. Ajuda a entender diferentes pontos de vista e, dessa forma, ajuda no bom entendimento da comunicação. Na terapia com cristais é usada em problemas da garganta,  pulmões, da tiroide, na artrite, nas articulações e na hipertensão. Associa-se com o chakra da garganta.

gre

Calcite Verde  É uma pedra de centramento no aqui e agora e de enraizamento e traz estabilidade. Aumenta o sucesso e a prosperidade, melhora os resultados nos negócios, ajuda na fertilidade. É considerada uma pedra de manifestação pois estimula o crescimento em todas as áreas. Há quem a use na jardinagem por esses motivos. Considera-se que aumenta a intuição e melhora as capacidades psíquicas. Na terapia com cristais é usada para o coração, glândula timo,  problemas no peito, nos ombros ,nas dores cardíacas, tiques nervosos, etc. É muito útil nas infeções respiratórias e sinusite. Considera-se que ajuda a equilibrar o sistema endócrino e o coração. Associa-se ao chakra cardíaco.

cvv

Calcite Rosa ManganoTambém é conhecida por «Pedra Reiki» pois possui uma energia suave mas poderosa que é um complemento de processos de cura como o Reiki e o Seichim, devida ao seu poder extraordinário de amplificação da energia. Trata-se de uma pedra calmante e tem uma ação suavizante sobre o chakra cardíaco. Produz também um ação emocional forte, ao amplificar o amor que a pessoa tem por si mesma e o amor incondicional universal, colocando a pessoa em sintonia com o amor cósmico. Considera-se que cura as feridas da «criança interior» e os abusos do passado que a pessoa sofreu, enchendo-a com um amor maternal.

lar

Calcite LaranjaÉ usada na cura emocional, ajuda a superar medos emocionais, esgotamentos e depressão, ajudando a substituir  os pensamentos sem esperança e a superar as fobias. É um mineral excelente para todas as situações difíceis pois restaura o equilíbrio psicológico , mental e emocional.  Na terapia com cristais usa-se para problemas no sistema reprodutor, órgãos genitais, no tratamento da síndrome do intestino irritável, na assimilação do cálcio. Diz-se que equilibra as energias sexuais. Associa-se com o chakra do sacro.

acs

Calcite Vermelha–   Tem uma função desintoxicante e  fortalecedora da energia. Estabiliza a vontade e aumenta a energia interior. Ajuda na resolução de problemas, aumenta a força interior da pessoa. Diz-se que atrai o amor. Tem uma ação libertadora dos medos. Na terapia com cristais usa-se na cura dos órgãos genitais e reprodutores, nos problemas das ancas, na contração muscular e nos problemas das articulações. É a Calcite preferida para desintoxicar, como por ex. em casos de envenenamento alimentar ou recuperação de dependências (álcool, por ex.,). Associa-se ao chakra da raiz.

Por tudo o que descrevemos sobre este extraordinário mineral, não há dúvida de que ele merece um lugar insubstituível na nossa coleção. E, como sempre, não se esqueça de limpar  e de programar devidamente o(s) seu (s) exemplar(es).

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário