Pedras e Cristais, Citrino

citrin

O citrino é uma das duas únicas pedras que não precisam de limpeza (a outra é a Kyanite) pois não absorve nem  acumula energia negativa, mas antes estilhaça-a e dissipa-a quando esta se encontra presente no ambiente, transmutando-a e fazendo-a regressar à terra. Mas agora convém lembrar outro aspeto importante: e é que, para isso acontecer, é preciso que se trate do Citrino natural e não de um «criado» a partir de Ametista ou de Quartzo fumado. E passamos a explicar:  o Citrino é uma variedade de quartzo e ocorre de facto, naturalmente na Natureza mas  é bastante mais raro do que as Ametistas ou o Quartzo fumado e, no século dezoito, descobriu-se que , quando as Ametistas ou o Quartzo fumado são aquecidos a uma temperatura que varia  entre 470º e 560º (operação delicada que deixa uma espécie de estrias que os especialistas reconhecem quando analisam a pedra), «transforma-se» em Citrino, sendo que a maioria dos exemplares vendidos comercialmente são obtidos desta forma.  Assim, muitos especulam que estes exemplares não têm os mesmos efeitos ou propriedades que o Citrino natural.

citrin3

As referências que damos a seguir são válidas para o Citrino natural. Existe muita controvérsia acerca de saber se os Citrinos obtidos por aquecimento de outras pedras terão os mesmos efeitos e propriedades mas deixamos essa questão para os peritos.

O Citrino natural é quase sempre de cor amarelo pálido e transparente. Podem também encontrar-se Citrinos cuja cor varia entre o amarelo e o dourado, a cor mel e o quase castanho. Na antiga Grécia o citrino era usado como gema desde o terceiro século antes de Cristo. O nome desta pedra deriva da sua cor, associada ao «limão». Esta variedade de quartzo resulta de inclusões de ferro no dióxido de sílica e encontra-se na forma natural em países como Espanha, Escócia, França, Hungria. Esta pedra da manifestação está  associada ao chakra do plexo solar.

O Citrino  é uma das pedras de abundância ou de prosperidade, sendo por isso muitas vezes designado  por «pedra do sucesso». Diz-se que  promove o sucesso e a abundância em todas as áreas e que tem a particularidade de atrair mais dinheiro nas actividades comerciais: quando colocada numa caixa registadora, ajuda a aumentar as vendas, segundo se diz, razão pela qual também é conhecida por «pedra do comerciante». Produz o efeito semelhante de atrair dinheiro quando carregada no bolso ou usada como joia. Sendo uma pedra associada ao plexo solar, ajuda a amplificar o poder pessoal e a força de vontade da pessoa. Esta pedra não é apenas uma pedra de manifestação da abundância, tem também a qualidade particular de associar essa abundância à generosidade, fazendo com que a pessoa que recebe essa abundância a partilhe com outros.

citrin2

O Citrino combate as energias negativas de todos os tipos, limpando essas energias do ambiente mas também da aura,  do carro e de qualquer lugar, tanto dentro de casa como no exterior, sendo uma boa pedra para usar na meditação pois favorece o despertar espiritual e a consciência psíquica. É também considerada uma boa pedra para o trabalho dos sonhos, ajudando a lembrar o seu conteúdo.  No plano mental, ajuda os processos mentais , aclarando as ideias e aumentando a confiança pessoal e o poder da vontade. Ajuda a aumentar a criatividade e a honestidade da pessoa. A sua energia positiva também apoia  a eliminação de medos (de ser julgado pelos outros, por ex.,) e aumenta a autoestima, ao favorecer uma avaliação positiva de si mesmo . Por essa via também aumenta a capacidade de sentir esperança e a felicidade subjetiva da pessoa.

Quando usada ou carregada no bolso, esta pedra estabiliza as energias, carrega a energia do Sol , estimula os vários chakras e ajuda a passar do pensamento para a acção, ajudando a realizar tudo o que concebemos no plano dos desejos e da motivação.

Na terapia com cristais, o Citrino é amplamente usado: no plano psicológico alivia a depressão e as dúvidas acerca de si próprio, estabiliza o humor, fazendo superar situações de raiva ou de irritação; reduz as tendências auto-destrutivas e traumas emocionais. Também se diz que ajuda a diminuir as perturbações do sono e os pesadelos. É considerado um estimulante geral da saúde. Em situações específicas usa-se para reduzir perturbações no estômago, no sistema endócrino, urinário, circulatório, imunitário; na regeneração dos tecidos, diabetes e fibromialgia. Também é considerado eficaz na remoção de toxinas do corpo, em problemas da tiróide, rins e fígado, e na redução de dependências.

Pelas qualidades referidas, não admira que o Citrino seja uma das pedras mais populares. Mas certifique-se de que, ao adquirir o seu exemplar, este é um Citrino natural e não uma Ametista ou Quartzo fumado transformados pelo calor. E, finalmente, não se esqueça de programar o seu exemplar.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário