Ascendentes Especiais

mag

Todos os leitores estão familiarizados com o conceito de signo Ascendente. Ao longo de muitos dos artigos que temos publicado, especialmente quando fazemos previsões,  os leitores têm a perceção clara da importância deste ponto de referência do horóscopo. Alguns também já se aperceberam de que na Astrologia Jyotish a Lua e até o Sol podem ser vistos como «Ascendentes» especiais, especialmente a Lua, também para analisar o trânsito dos Planetas e efetuar previsões ou para analisar a força dos planetas que formam combinações específicas (yogas) no horóscopo, no que se refere à sua força ou capacidade para produzir determinados efeitos.  Mas existem outros «Ascendentes especiais», na Astrologia Jyotish, e vamos hoje falar deles.

No capítulo 5  da sua obra Hora Sastra, o sábio Parashara define  uma série de Ascendentes Especiais. Estes vários Ascendentes tomam como ponto de referência do seu cálculo a posição do Sol no momento em que este  nasce, embora se movam em velocidades diferentes em relação aos signos. No parágrafo 9 do referido capítulo, Parashara é bem claro: estes Ascendentes especiais servem para analisar assuntos específicos – mantendo-se a posição dos planetas no momento do nascimento sem alteração, preparar um horóscopo tomando um desses Ascendentes especiais como a 1ª casa , de acordo com aspetos específicos que queremos analisar e interpretar  como fazemos com o horóscopo de nascimento. Apesar de Parashara explicar os cálculos para encontrar estes Ascendentes especiais, não precisamos de nos preocupar com isso pois qualquer software de Astrologia Jyotish (incluindo o gratuito Jaganatha Hora) fazem esses cálculos por nós.

Vamos a seguir apresentar alguns desses Ascendentes especiais e o seu uso:

Hora Lagna

Este Ascendente encontra-se no horóscopo  calculado pelo software, no ponto referido pela  sigla HL).  Muda à razão de 30´por hora ou ½ grau por minuto.   Este Ascendente revela a prosperidade  financeira e dinheiro. Assim, quando levantamos  o horóscopo com este Ascendente , podemos  saber qual o tipo de carreira  a partir da qual a pessoa terá o seu principal meio para ganhar dinheiro  e se será bem sucedida, devendo-se analisar os planetas nas casas a partir tanto do Ascendente comum (Bhava Lagna) como deste Ascendente especial.

Arudha Lagna

Nos vários artigos e livros publicados, o investigador da Astrologia Jyotish Narasimha Rao, que é também o autor do programa de software Jaganatha Hora, dá uma descrição deste Ascendente, por comparação com o Ascendente comum: enquanto este  último mostra a nossa natureza  real e concreta, nomeadamente a física,  o Arudha Lagna mostra o modo como os outros nos veem. Refere-se desta forma à nossa manifestação no mundo material tal como ela é percecionada por aqueles que lidam e interagem connosco. O Ascendente comum mostra o que somos; o Arudha Lagna mostra como os outros veem aquilo que somos. O Arudha Lagna aparece no horóscopo pela sigla AL. Por ex., uma pessoa  com Ascendente Caranguejo  tem  o Sol , Vénus e Mercúrio  na 7ª casa;  é alguém que se  foca fortemente  nos relacionamentos e nas parcerias, sendo atraída por parceiros que são bons comunicadores, atraentes, abastados,  com personalidades fortes e sedutoras. Mas, contando a partir do Arudha Lagna, encontramos Saturno na 7ª casa e a perceção que esta pessoa causa nos outros é  a de que aprecia parceiros eficientes, frios, distantes e conservadores, leais e estáveis nos seus comportamentos mas sem nenhum do glamour que realmente a pessoa procura neles! Há assim um fosso entre a realidade  no modo de sentir da pessoa e a forma como os outros veem  isso, inclusivamente os parceiros com os quais se cruza e isso pode gerar dificuldades na dinâmica dos relacionamentos, especialmente os mais íntimos. Este Ascendente tem deste  modo a particularidade de revelar as ilusões a que estamos sujeitos no plano terreno em que vivemos e a especial concordância ou discordância entre o que somos de facto e aquilo que os outros pensam que somos.

Gathi Lagna

Este Ascendente  move-se à razão de 1 signo em cada 24 minutos. A rapidez com que se dá esta mudança faz com que o Gathi Lagna só deva ser  tido em conta quando sabemos a hora exata do nascimento pois, num só minuto, este Ascendente muda 1º e 15 ‘ e pode por isso dar erro quando existem apenas alguns minutos de erro na hora de nascimento.  Este Ascendente aparece nos cálculos do horóscopo pela sigla GL.

O Gathi Lagna deve ser usado quando queremos ver o potencial de poder, fama e autoridade que uma pessoa pode alcançar, substituindo o Ascendente comum por este. A análise deve ter em conta os significadores normais para o sucesso e a fama, como a colocação de Vénus em relação com a 5ª casa, uma 5ª e 10ª  casas fortes a partir deste Ascendente, o Sol na 6ª ou 10ª a partir deste Ascendente, ou  Sol exaltado ou Rahu na 6ª,  etc. Planetas colocados na 5ª casa a partir do GL e em aspeto com planetas benéficos como Júpiter e Vénus são bons indicadores do sucesso que este Ascendente revela.

O Ascendente comum mostra o self. Os Ascendentes especiais mostram o self a partir de um determinado ponto de vista: a perceção dos outros- Arudha Lagna; o dinheiro que ganharemos- Hora Lagna; o poder, a fama e a autoridade que alcançaremos- Gathi Lagna.

Parasahra admite que os planetas –karakas – (cada planeta tem significados especiais, como por ex., a Lua representa a mãe , o Sol representa o pai, etc.) podem ser vistos como «Ascendentes especiais». Estes planetas devem ser observados em cada uma das cartas divisionais e, quando um planeta é especialmente importante desta forma, mais importante do que o Ascendente comum, então aparece como «Ascendente Karaka» e deve ser-lhe dado um peso especial, contando-se as casas a partir dele, que surge então como «1ª casa». Este último exemplo é bem ilustrativo do caráter simbólico da Astrologia e de como cada símbolo assume diversas camadas de significados conforme o contexto.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário