Planetas de sucesso- Ascendente Carneiro

car

O signo Ascendente tem uma importância fundamental, como ponto de referência da interpretação de todas as áreas  de vida.  E, de acordo com cada Ascendente, os planetas assumem uma natureza funcional específica. Assim, para cada signo Ascendente, existem planetas que, pela regência das casas do horóscopo, dão resultados diferentes dos seus significados naturais, isto é, um planeta natural benéfico pode ter uma ação maléfica para determinado signo Ascendente, enquanto um planeta maléfico natural pode tfuncionalmente benéficos,er uma ação benéfica. É claro que é preciso descontar sempre alguma coisa em relação a isso pois um Vénus ou um Júpiter, planetas naturais benéficos, quando são também  produzem potencialmente resultados mais positivos do que um Saturno, que é um natural maléfico, quando é funcionalmente benéfico ( e vice-versa). Mas, no cômputo geral, a natureza funcional dos planetas para cada signo Ascendente é determinante para avaliar o sucesso das várias áreas de vida na leitura do horóscopo.

Os leitores dispõem  de uma análise geral da natureza  funcional dos planetas para cada signo Ascendente, que publicámos neste blog e poderão  aceder a esses artigos colocando na caixa de pesquisa «planetas maléficos, benéficos e neutros para o Ascendente…..»).  como os leitores poderão verificar nesses artigos, não existe unanimidade na classificação da natureza funcional dos planetas, embora o sábio Parashara, a quem devemos a sistematização dos grandes princípios da Astrologia Jyotish tenha referido como princípio geral que os planetas cujo signo Mooltrikona «cai» numa casa maléfica- 6ª, 8ª, 12ª- são por essa razão maléficos funcionais para o Ascendente em causa. Porém, o próprio Parashara prevê exceções: por ex., Júpiter para o Ascendente Caranguejo é considerado benéfico; Mercúrio , para o Ascendente Balança, é considerado benéfico; o Sol, para o Ascendente Capricórnio, é considerado neutro; Marte, para o Ascendente Escorpião, é considerado neutro. Outros casos, como  a natureza da Lua para o Ascendente Sagitário, são omissos  e estas lacunas levaram os sábios ao longo dos séculos, a desenvolver conceções que podem variar em relação aos textos mais antigos.  Os astrólogos contemporâneos têm tentado estudar e investigar estas questões de forma científica, de modo a possibilitar o desenvolvimento de previsões mais corretas com base na leitura do horóscopo. Um desses astrólogos é V. K, Choudhry, cuja abordagem da tradição e dos princípios da Astrologia Jyotish nos parece realmente séria e rigorosa, pelo que, em geral, a seguimos .

Nesta nova série de artigos vamos esclarecer o papel dos planetas para o sucesso, para cada signo Ascendente. Começamos hoje pelo signo Ascendente de Carneiro.

Planetas que Contribuem para o Sucesso do Ascendente Carneiro

Carneiro é o signo no qual o Sol  está exaltado, simbolizando a explosão de energia e de capacidade de ação que caracteriza este signo, num pronto movimento para a frente, sem regras nem formas pré-estabelecidas. Pelo contrário, Saturno, o planeta da letargia e da energia cristalizada, está aqui debilitado.

O regente do Ascendente, Marte, precisa de estar forte , bem como o regente da 8ª casa, Mercúrio, para assegurar uma boa saúde. A fraqueza destes planetas produz uma natureza frágil e doente, com processos inflamatórios recorrentes ou doenças relacionadas com o sangue ou com o sistema nervoso, febres etc.

Quando Marte está forte no horóscopo, a sua localização indica potenciais áreas de sucesso. Assim, devemos ver qual a casa em que Marte está colocado  e se Marte forma conjunção com algum planeta  ou com o ponto mais efetivo da casa onde está colocado ( e que corresponde ao mesmo grau ocupado pelo Ascendente .) Os significados dessa casa  e do regente do signo que a ocupa indicam áreas nas quais o nativo pode alcançar notoriedade ou a maestria.   Se Marte estiver colocado no próprio signo- Carneiro ou Escorpião- ou no signo de exaltação- Capricórnio-  o nativo terá uma rápida ascensão social e gozará de excelente saúde (desde que Mercúrio não esteja aflito).

A Lua, como regente da 4ª casa, deverá estar forte para assegurar uma boa educação   e proteção materna na infância e , mais tarde, na vida adulta, assegurar que a pessoa adquire bens de conforto, propriedades, veículos, felicidade subjetiva, uma vida familiar harmoniosa. Se houver algum aspeto próximo entre a Lua e Marte (com uma orbe máxima de 5º de acordo com os princípios da Jyotish) o nativo pode ascender socialmente e adquirir influência sobre as massas, talvez mesmo através do exercício do poder político.  Para que isso seja possível, no entanto, é preciso que a Lua esteja forte – à partida  tem fortes possibilidades disso por estar no próprio signo mas não deverá estar associada com planetas maléficos, sobretudo, para este Ascendente, com os nodos- Rahu e Ketu e Mercúrio, que  também é funcional maléfico. Quando a Lua está exaltada – Touro- ou no próprio signo- Caranguejo- o nativo atingirá uma posição executiva , riqueza e status.

O Sol é um planeta da maior importância para o Ascendente Carneiro. Rege a 5ª casa  e, quando está forte, dá ao nativo grande inteligência e assegura uma excelente educação superior, sorte nos investimentos e/ou ao jogo  e crianças que dão felicidade ao nativo. Também ajudam a elevar o status da pessoa.  Se houver um aspeto entre o Sol e Marte , dentro da orbe de 5º, as ambições do nativo terão fortes possibilidades de se realizar e de lhe permitir conquistar os objetivos de vida que pretende alcançar, de forma fácil. Quando o Sol está colocado no próprio signo- Leão- ou no signo de exaltação- Carneiro- o nativo terá uma inteligência brilhante e atingirá uma elevada posição de autoridade (governo, etc).

Mercúrio é o regente da 6ª casa e, apesar de ter uma natureza funcional maléfica para este Ascendente, assegura, caso esteja forte, boa saúde- ninguém pode ser bem sucedido sem ter saúde- capacidade de enfrentar desafios e conflitos na vida e ainda uma boa posição financeira, poupando mais do que aquilo que gasta e conseguindo obter um bom emprego. Também favorece a capacidade afirmativa da pessoa, dando-lhe uma personalidade decidida. Quando Mercúrio está colocado no seu próprio signo – Gémeos- ou no signo de exaltação- virgem- o nativo terá excelentes capacidades analíticas e de argumentação, boa saúde e uma boa situação financeira.

Vénus rege a 7ª casa  e precisa de estar forte e sem aflições para dar um parceiro atraente e requintado, sensível  e apreciador(a) das coisas belas e dos prazeres da vida.  Assegura, quando está forte e sem aflições, um casamento bem sucedido, bem como parcerias harmoniosas. Quando Vénus está colocado no próprio signo- Touro ou Balança- ou no signo de exaltação- Peixes- o nativo terá um cônjuge atraente e com natureza refinada, muitos confortos e prazeres na vida e  visitas frequentes ao estrangeiro, onde poderá ter mesmo residência.

Júpiter , como regente da 9ª casa, dá a estes nativos uma natureza generosa e bondosa, sabedoria e sólidos princípios  morais. Um Júpiter forte indica uma excelente relação com o pai, sorte e proteção, sobretudo se Júpiter lançar aspeto para o Ascendente ou para o seu regente, Marte. Quando Júpiter está no signo de Sagitário ou Peixes ou no signo de exaltação- Caranguejo- o nativo terá sorte, pais influentes e terá qualidades espirituais e moralmente elevadas.

Saturno, como regente da 11ª casa, permite alcançar ganhos sólidos e permanentes, desde que seja forte, ajudando também a realizar as ambições pessoais. Também gera o desejo de ganhar mais e mais dinheiro, impulsionando estes nativos para fazer sempre novas coisas e desejar sempre alcançar mais objetivos. É preciso que Júpiter seja também forte para limitar o excesso de ambição causado por Saturno, que pode produzir a síndrome da ganância sem fim, nunca  se contentando com o que já alcançou, por mais que tenha já acumulado. Quando Saturno está colocado no próprio signo – Capricórnio ou Aquário- ou no signo de exaltação- Balança- o nativo casa com um parceiro com riqueza pessoal, tem amigos influentes, bem colocados e úteis e excelentes rendimentos.

2 opiniões sobre “Planetas de sucesso- Ascendente Carneiro”

    1. Muitas pessoas têm vários planetas numa casa, isto tem o nome de «yogas» na Astrologia Jyotish.
      Para informação adicional, faça uma visita ao nosso outro blogue http://www.aprendizdeastrologia.com onde tem um menu com os efeitos de cada planeta em cada uma das casas do horóscopo e onde encontra muita informação sobre os yogas no horóscopo, é só procurar no menu do lado esquerdo.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário