Pedras e Cristais, Epídoto

epidt

O Epídoto é uma pedra a vários títulos especial e talvez não seja adequado para todas as pessoas. Isto porque esta é uma pedra que amplifica tudo oque toca, tanto objetos materiais como  energias, trazendo mais «do mesmo» isto é aumentando e fazendo crescer aquilo em que toca. Epídoto é uma palavra derivada do grego «Epidosis» que significa «adicionar» ou «aumentar» e aplica-se perfeitamente às características desta pedra singular.

Para dar uma ideia mais clara dos efeitos da energia do Epídoto, imagine  que uma pessoa generosa e bondosa traz esta pedra consigo frequentemente. A pedra vai atrair para a vida desta pessoa um aumento daquilo que ela produz pela sua generosidade e bondade: pessoas igualmente bondosas, riqueza etc. Quanto mais essa pessoa der, mais recebe. Mas o inverso também ocorre: se uma pessoa negativa ou egoísta espalhar energia de vibração negativa à sua volta e usar esta pedra, essa negatividade é-lhe devolvida aumentada crescendo desse modo também o seu sofrimento potencial.

epi4

Assim, esta é uma pedra para usar apenas por aqueles que desejam atrair coisas ou seres ou energias positivas para a sua vida e já manifestam isso de algum modo no seu modo de ser e nas suas ações. O Epídoto pode ser programado para atrair o que desejamos mas, antes de o fazermos, devemos verificar se o que queremos já existe de alguma forma em nós, pois esta pedra só aumenta aquilo que já está presente. Para o fazer, primeiro passamos a pedra por água corrente durante alguns minutos e pedimos mentalmente em seguida que a Luz branca  (é mais eficaz se visualizarmos mentalmente uma bola de luz branca vinda do alto e envolvendo a pedra) a limpe em profundidade, purificando-a de  todas as energias negativas e removendo toda a negatividade que ela possa ter acumulado. Podemos em seguida pegar na pedra  e visualizar as coisas positivas que gostaríamos que acontecessem na nossa vida, fazendo isso durante alguns minutos até sentirmos intuitivamente que a pedra ficou programada. Dadas as características descritas, deve dar-se atenção aumentada ao modo como guardamos a pedra, de modo a que ela não entre em contacto com energias indesejáveis, que amplificaria.

Diz-se que esta pedra favorece todos os que estão na demanda do seu crescimento espiritual  e que exprimem de forma pura nas suas vibrações pessoais o desejo de melhorarem e de se desenvolverem.  Neste caso o Epídoto ajuda a pessoa a sintonizar-se com a dimensão espiritual e aumenta o seu nível de consciência. Entre os seus efeitos benéficos está também o estímulo da coragem para se libertar de todas as emoções reprimidas e que bloqueiam o caminho de desenvolvimento, condenando a pessoa à estagnação  no processo de crescimento. Para estas pessoas, o Epídoto funciona como um auxiliar forte que eleva as vibrações da pessoa e a ajuda a concretizar os objetivos que são realmente importantes, bem como os seus sonhos pessoais.

epi

O Epídoto também aumenta a consciência dos nossos aspetos negativos, trabalhando para nos ajudar a libertar deles. Para este, efeito trabalha com todos os chakras aumentando fisicamente a nossa vibração.  Esta pedra tem também propriedades muito fortes de cura emocional, ressoando fortemente com o chakra cardíaco. A este nível, ajuda a libertação definitiva de todas as emoções negativas  que temos aprisionadas.

A energia do Epídoto é muito forte e os peritos não aconselham que andemos com a pedra junto ao corpo durante o tempo todo. Ao invés, aconselham que usemos a pedra durante alguns minutos, de cada vez, em meditação. Ao usar a pedra, devemos ter consciência de que, se formos tomados por algum estado emocional forte desagradável, a pedra amplificará isso, aumentando o nosso desconforto. Assim, é melhor assegurar primeiro que, ao usar a pedra, estaremos totalmente tranquilos e com pensamentos positivos.

O Epídoto ocorre normalmente em inclusões associadas a outros minerais como o quartzo , a Calcite, o Idocrásio, etc.. A sua cor é o verde, podendo ir do verde escuro, ao verde amarelado ou quase preto.  Raramente se usa esta pedra em joalharia devido à dificuldade nos cortes da variedade cristalina. A pedra ocorre em formas diversas, como as fibrosas, massivas e, mais raramente, em cristais prismáticos. Encontra-se em diversos países, como Áustria, Suíça, França, USA, Austrália, Madagáscar, Quénia, etc.

A propriedade de amplificar aquilo em que toca faz com que o Epídoto possa ganhar com a associação de outras pedras. Por ex.,, quando usado em conjunto com a Ametista, ajuda a proteger contra a negatividade. Em conjunto com a Moldavite a sua vibração eleva-se, tornando-se superior e trazendo esperança e otimismo, ao mesmo tempo que limpa a aura do corpo emocional.  Usado em conjunto com a Serafinite ajuda na cura física, aumentando a capacidade de cura.

O Epídoto é uma pedra muito apreciada pelos curadores que usam a terapia com cristais, sendo forte a  sua capacidade de equilibrar as energias do corpo, fortalecer o corpo físico, ajudar a absorção mais completa dos nutrientes, ajudar na recuperação física,  etc. Também é salientada a ação benéfica sobre o sistema nervoso e o sistema imunitário,  a bexiga, as glândulas suprarrenais, o fígado, a tiroide e o cérebro.  Também ajuda a perder peso quando este  tem na origem problemas  emocionais.

Tem também sido referida a capacidade de esta pedra acordar a consciência daqueles que habitualmente não são voltados para o mundo espiritual, levando a seu despertar.

Apesar de todas estas excelentes qualidades, antes de adquirir um exemplar de Epídoto, certifique-se de que está pronto (a) para avançar no caminho do seu desenvolvimento , tomando consciência das emoções e  dos seus traços negativos e deseja modificá-los. Caso contrário, esta pedra pode ser mais prejudicial do que benéfica, amplificando na sua vida o que você manifestar de negativo.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário