Pedras e Cristais, Esmeralda

esm3

A Esmeralda é uma das 4 pedras preciosas «nobres», estando a par  com o Diamante, o Rubi e a Safira. Quando tem características perfeitas  e é  natural, a Esmeralda pode valer mais do que o Diamante.

A Esmeralda é uma variedade de Berilo, a variedade verde, havendo outras  formas de Berilo que adotam outros nomes: o azul , que é a Água Marinha, o Heliodoro, o Berilo Dourado, a Morganite Rosa, o Berilo Vermelho ou Bixbite e uma variedade sem cor, a Goshenite.  A Esmeralda é um Berilo de silicato de alumínio colorido por quantidades de Crómio  e/ou Vanadium. É uma pedra frágil, pois as bordas lascam facilmente.  Esta pedra é conhecida há pelo menos 6000 anos, tendo sido encontrados vestígios da sua venda nos mercados  da Babilónia, datados de 4000 a. C. Foi objeto de devoção pelos gregos e egípcios, tendo sido a pedra preferida da rainha Cleópatra. Foi usada como talismã por grandes conquistadores como Alexandre da Macedónia e o imperador Carlos Magno. É usada nas joias da coroa em muitos países desde há séculos. Os incas tinham uma grande devoção por esta pedra e os antigos caldeus acreditavam que ela era a morada de uma deusa. Alguns afirmam que o  seu nome é derivado de uma palavra persa traduzida para o grego- Smaragdus-  e que significa «pedra verde».

A Esmeralda pode ser encontrada em vários países: África do Sul, Paquistão, Brasil, Colômbia, Austrália, Índia, Zimbabwe. As pedras de melhor qualidade  são as que vêm da Colômbia e do Brasil.

Segundo a tradição, a Esmeralda é a pedra sagrada de Vénus, acreditando-se que, tal como esta deusa, a pedra preserva o amor. Segundo estas fonte, quem oferecer uma Esmeralda à pessoa amada, (desde que com intenções puras e amor verdadeiro) recebe em troca fidelidade, lealdade e amor fiel , acreditando-se que a pedra fortalece os laços entre as duas pessoas e aproxima as pessoas uma da outra. Em várias culturas associou-se esta pedra à chuva fertilizadora e, na tradição cristã, é um símbolo da fé e da esperança. Esta pedra vibra com o amor.

esm

A Esmeralda é  também uma pedra de harmonia, de sabedoria e acredita-se que a pessoa que a usa vê a sua memória melhorada e a sua capacidade de pensar e de se focar em algum assunto muito reforçada.  Também é associada ao crescimento e ao futuro e muitos afirmam que a Esmeralda pode prever o futuro dos eventos e que revela a verdade acerca da pessoa que a usa. É uma pedra muito boa para todos os que procuram um sentido para a sua vida, a harmonia, a justiça e a compaixão. Também promove a paciência e a unidade entre os membros de qualquer grupo, ajudando a cooperação.

A Esmeralda  também tem  sido associada à visão, tanto literal como metafísica: os antigos acreditavam  que ela curava qualquer problema de visão e podia mesmo restaurar a visão, para o que deixavam a pedra num recipiente com água durante a Lua cheia  à noite e lavavam os olhos no dia seguinte com a água onde esteve a pedra.  Em termos metafísicos, esta pedra promove a intuição, traz à consciência conteúdos que estavam mergulhados no inconsciente, ativa capacidades psíquicas para os naturalmente dotados, permitindo mesmo a clarividência. A tradição afirma que é também útil para proteger contra encantamentos e feitiços. Diz-se que reaviva todas as paixões- tanto de um amor que se desvaneceu como um interesse perdido, uma vocação, etc. Ativa a criatividade e fortalece a harmonia, onde quer que esteja. Usar esta pedra junto ao peito e escondida dos olhares dos outros ajuda a atrair um amor romântico, segundo as mesmas fontes.

esm4

Em termos metafísicos, a Esmeralda ativa o chakra cardíaco, acalma a mente e aumenta a capacidade de raciocínio e a sabedoria. Na terapia com cristais a Esmeralda usa-se para curar problemas cardíacos e também nos problemas dos olhos. Tem ainda um efeito rejuvenescedor, combatendo o envelhecimento. Também é considerada útil na cura de problemas nos pulmões, nos rins e bexiga, no fígado e no pâncreas, na coluna e nos músculos. Ajuda a equilibrar o plano mental e o emocional. É considerada a melhor pedra para ajudar na cura dos olhos e para melhorar a visão.  É ainda útil na recuperação da doença, sobretudo a de origem infecciosa e no tratamento das dores de cabeça, da epilepsia, alergias e sinusite. Sendo uma pedra do coração, cura com a sua energia os problemas emocionais e deixa a sua energia positiva no campo energético de quem a usa. Para usufruir ao máximo das capacidades da Esmeralda, esta deve ser usada na Lua cheia e na Primavera.

Pela sua beleza e harmonia , esta pedra é sem dúvida uma das que não podem faltar na nossa coleção de pedras. Existem exemplares com preços para todas as bolsas. Se for natural, a Esmeralda, mesmo de preço mais reduzido, é uma pedra inestimável para manter o nosso bem estar e harmonia interior e exterior.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário