Pedras e Cristais, Jade

 

jad1

A pedra de  Jade é uma das mais antigas e veneradas de sempre, sendo usada há mais de 6 mil anos. Na China é a pedra mais apreciada e um amuleto muito usado. Mas, na verdade, aquilo a que chamamos «Jade» é uma designação de dois minerais diferentes, embora com atributos em muitos aspetos comuns: a Nefrite, que é um silicato de magnésio e cálcio e a Jadeíte, um silicato de sódio e alumínio. Ambos ocorrem na cor verde oliva, e também noutros tons. A Nefrite encontra-se em tons de branco-creme, em verde claro-escuro , castanho e preto. A sua superfície é macia e tem um brilho ceroso, sendo a forma mais comum; a Jadeíte pode ser branco-cinzento, verde relva, azul, azul esverdeado, verde-esmeralda, alfazema, rosa, vermelho, laranja, verde-preto, ou preto. Esta é mais dura, mais rara e usualmente mais cara do que a Nefrite.  Há ainda uma outra variedade de Jade, conhecida como «Jade Imperial» que é uma pedra  de jadeíte em tons de verde esmeralda, translúcida , eivada de tons coloridos de crómio e é a mais rara e valiosa.

jad3

Muitas culturas antigas usaram o Jade para vários propósitos. É conhecido o uso, na China, de uma Borboleta esculpida em Jade  para atrair o amor bem sucedido. Conta-se, a propósito que, há muito tempo, um jovem invadiu os jardins de um mandarim rico para perseguir uma borboleta multicolorida e que, ao invés de receber um castigo, o jovem casou com a filha do mandarim. Supomos que o referido jovem transportava consigo uma pedra ou algum artefacto de Jade pois a tradição ainda hoje considera que a borboleta de Jade é um poderoso símbolo  e amuleto para ter sorte no amor. Outros povos, como os antigos habitantes das Ilhas Britânicas, as antigas tribos do México, da América central e do Sul e também da Nova Zelândia usavam o Jade para fabricar armas, como punhais e facas, aproveitando a excecional dureza e capacidade de polimento deste mineral  e também para fazer objetos rituais como máscaras divinas. Todo o tipo de artefactos  e até  mesmo instrumentos musicais têm sido esculpidos em Jade na China e uma das razões isso é o facto de esta ser uma excelente pedra de proteção.

jadO Jade é   um talismã muito apreciado por vários povos, assegurando vida longa e uma morte pacífica, é  também um amuleto de boa sorte e de amizade. E a isto acrescenta-se a qualidade de ser  uma pedra de prosperidade e de abundância material , podendo ser usado para atrair dinheiro. Para isto, segundo a tradição, deve-se segurar na pedra com a mão direita  e visualizar ao mesmo tempo o uso do dinheiro de forma produtiva e não egoísta. Quando é preciso tomar decisões em relação aos negócios , segurar a pedra na mão ao mesmo tempo que se visualiza um curso de ação também ajuda a prosperar, pois  o Jade fortalece as faculdades mentais e ajuda  a escolher as melhores opções.

Segundo a tradição, o Jade é uma poderosa pedra de proteção , tendo sido usado pelos viajantes para prevenir acidentes e/ou ferimentos, bem como para  impedir a má sorte. Para isso, deve-se colocar a pedra durante algum tempo entre duas velas púrpura, que deverão queimar durante algum tempo, podendo isto ser acompanhado de uma prece a pedir proteção, e depois disso, a pedra usa-se como amuleto. É também uma conceituada «pedras dos sonhos», facultando sonhos que permitem «insights» de sabedoria. Para isso deve-se colocar a pedra junto ao chakra do 3º olho, na testa.Diz ainda a tradição , quando um idoso ou uma criança são afastados do lar e da família por algum tempo,  o uso do Jade permite diminuir o choque e a ansiedade dessa separação.Mas há ainda outras propriedades que tornam o Jade um mineral único entre todos os que conhecemos: esta é uma excelente pedra de cura, tanto no plano físico como emocional: promove o processo de auto cura do corpo ajudando a libertar as causas não físicas que são responsáveis pela doença. Na terapia com cristais, tem uma ação  muito relevante na libertação de cálculos dos rins e em outras desordens dos rins e da bexiga. Estas propriedades conhecidas pelos antigos levaram os nativos mesoamericanos a chamarem-lhe «pedra do baço». Aliás, o nome da pedra  (Nefrite) derivou do termo grego «nephros» que significa rim. Os conquistadores espanhóis chamaram-lhe «pedra do lombo» ou «pedra do flanco» e o nome atual deve-se a um percalço acidental: uma tradução francesa  posterior dos textos espanhóis imprimiu mal o nome atribuído pelos espanhóis  e chamou-lhe «pedra de Jade»  e o nome pegou. Felizmente!blO Jade verde é o mais usado e mais conhecido embora as pedras de outras cores tenham algumas propriedades adicionais. Por ex., o Jade Azul acalma a mente, promove a paz e  ajuda a ter visões associadas aos sonhos, que trazem sabedoria. O Jade verde também é considerado como uma pedra de calma e de força interior no meio da tempestade e é uma pedra de limpeza do corpo, ajudando os órgãos filtradores a eliminar toxinas e  impurezas do organismo.  Também promove o equilíbrio ácido-básico  e ajuda a saúde das articulações, especialmente das ancas. Dá apoio ao tratamento das infeções bacterianas e virais, sobretudo genitais e urinárias e tem propriedades reconstituintes, ajudando a reconstrução celular por ex., nos casos de cirurgia reconstrutiva. Diz-se que ajuda no tratamento da infertilidade, sobretudo masculina, e que a sua energia ajuda o processo do parto. Têm sido referidos efeitos positivos no combate à anorexia juvenil e no tratamento contra a obesidade, pela ação calmante sobe a mente e pela dispersão dos pensamentos negativos e da negatividade.

jad6

O Jade Imperial  é considerado uma pedra excelente para melhorar os relacionamentos, ajudando a restaurar a autoestima das pessoas vítimas de humilhação ou de bullying, Ajuda também a ser capaz de perseverar num programa de perda de peso sem perder o rumo e o objetivo. Esta variedade de Jade também harmoniza e equilibra o chakra do coração, equilibrando o bem estar físico com o bem estar emocional. Diz-se que tem efeito protetor em relação a forças negativas e escuras ajudando a pessoa a sintonizar com o Bem Maior não egoísta e a atrair energias positivas de sucesso a todos os níveis.

Concluindo, as várias variedades de Jade têm em comum o serem pedras de prosperidade, criatividade e sabedoria, trazendo harmonia e felicidade tanto no plano material como nas relações familiares  e ajudando a sintonizar com o plano espiritual. Por estas razões, é uma pedra que não deve faltar na sua coleção.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário