Pedras e Cristais, Ónix

onix3

Hoje falamos de  uma outra  pedra preta. O Ónix é uma das pedras mais conhecidas e tem sido largamente  usado  na gemologia desde há muito tempo. Porém, a pedra de Onix que estamos habituados a encontrar é geralmente tingida para ficar com uma cor  uniforme de preto, sendo extraída de Ágatas ou Calcedónias, com as quais se mistura, distinguindo-se pelas bandas direitas, ao contrário das Ágatas, cujas bandas são curvas . Muitas das pedras existentes no mercado  com a designação de Ónix também não são  verdadeiro Ónix mas variedades de outros minerais, como  a Calcite, extraídos no México e Paquistão e que se distinguem por terem uma dureza  inferior à do  Ónix verdadeiro.

O Ónix natural é um quartzo criptocristalino com uma dureza de entre 6 e 7 , é um dióxido de Sílica, uma variedade de silicato de Calcedónia  com bandas paralelas, particularidade que o distingue das Ágatas ,com bandas curvas. As cores destas bandas pode variar do branco ao preto, passando por um leque variado de cores, que apenas exclui o azul e o púrpura.

onix2

A palavra «Ónix» deriva do grego que significa garra, unha , existindo uma variedade cor de carne que se parece com um dedo. A pedra de Ónix é composta por camadas finas sobrepostas de sílica, quartzo e manganite. Como é fácil a sua coloração, desde a Antiguidade que se muda o aspeto desta pedra recorrendo à sua coloração artificial.  O Ónix preto é o mais apreciado, sendo geralmente obtido a partir da variedade cinzenta, por coloração.  É possível encontrar Ónix branco, preto, cinzento e amarelo. Esta pedra tem um brilho característico, acetinado. As bandas de cor podem ser brancas, rosa,  castanho, vermelho. Pode possuir múltiplas camadas de preto e de branco, geralmente tendo uma base preta e a cor branca na parte superior.  Quando  as bandas são pretas ou vermelhas a variedade recebe o nome de Sardonix.  Hoje em dia o Ónix extrai-se no Brasil, México, USA, África do Sul, Madagáscar e Índia.

Quanto às propriedades metafísicas do Ónix, é referido pela tradição a qualidade de esta pedra aumentar o poder e a energia pessoal, talvez sendo essa a razão pela qual alguns lançaram a reputação negativa de esta pedra ser usada para lançar ataques psíquicos. Outras fontes tradicionais, porém, referem a capacidade de esta pedra servir para o oposto isto é, para proteger de toda a negatividade que nos é dirigida pelos outros.  Esta pedra aumenta a resistência e a persistência,  a capacidade de concentração , focando a mente e  melhorando a atenção aos pormenores. É referenciada como «pedra de poder» pois ajuda a pessoa a conservar a sua energia e autopoder,  favorecendo a disciplina, o poder  da vontade e o autocontrole.

Alguns salientam a capacidade de esta pedra ajudar a libertar de emoções negativas e favorecer o relaxamento, sendo também útil quando é preciso enfrentar desafios na vida , principalmente quando a pessoa está já debilitada ou exausta. Desde há muito tempo que os colares de Ónix têm sido usados para ajudar a libertar de medos e de preocupações, ao mesmo tempo que harmonizam a dimensão física com a espiritual. Esta pedra aumenta a  atitude positiva em relação à vida e, pela capacidade de fortalecer a energia física, é considerada uma excelente pedra para ser usada pelos atletas.

onix 1

O Ónix trabalha com vários chakras, fazendo a ligação entre o chakra da raiz e o chakra da coroa (Ónix branco). É uma pedra vigorosamente enraizante, ligando a nossa energia à da Terra.  Na terapia com cristais, o Ónix é usado para ajudar a curar feridas; é usado no parto (para facilitar o nascimento da criança), nos tratamentos dos olhos e dos ouvidos. Fortalece os ossos, os dentes ,a pele e as unhas  e ajuda a regeneração celular. Incentiva a saúde geral, ao promover o aumento da energia e a resistência, ao mesmo tempo que limpa os sentimentos negativos, ajudando a ser mais assertivo . Por essa razão ajuda a assumir responsabilidades e a acabar com ligações ou relacionamentos negativos.

O Ónix deve ser limpo regularmente, com água corrente  durante alguns minutos, duas ou mais vezes por mês, quando usado com frequência.  Pode ser carregado em cima de um cristal de rocha ou, durante a noite, enterrado na terra de um vaso de flores, sendo que esta última forma de limpeza é   particularmente poderosa, carregando fortemente a pedra.

Finalmente, o Ónix é uma das pedras mais acessíveis em termos de preço pelo que essa é mais uma razão para que ela não falte na sua coleção. Certifique-se , porém, de que está a adquirir verdadeiro Ónix, e não Calcite ou outra variedade diferente, tingidas de preto.

2 opiniões sobre “Pedras e Cristais, Ónix”

  1. Olá! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Gostaria de saber como faço pra saber se meu Ônix é verdadeiro?

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário