Pedras e Cristais, Pirite

pir1

A Pirite tem sido designada muitas vezes como o «ouro dos tolos» porque ,devido à sua semelhança com o ouro, foi usada diversas vezes com fins  oportunistas para fazer crer que certa mina de ouro ainda continha reservas de verdadeiro ouro, quando eram vendidas aos incautos. Porém, apesar de não ser ouro-  a Pirite tem o mesmo matiz do ouro mas é mais clara e mais dura, sendo também mais frágil pois pode ser arranhada facilmente com a unha ou  uma lâmina- a Pirite é uma bela Pedra e tem propriedades que fazem dela um exemplar indispensável na nossa coleção de minerais.

O nome da Pirite vem do grego «pyros» que significa «fogo», devido à capacidade que este mineral  tem de emitir centelhas quando as peças tocam umas nas outras ou quando vão contra uma superfície dura. As tribos de índios norte americanos valorizavam grandemente a Pirite, que usavam como pedra curativa e mágica. Era polida para formar espelhos que eram depois contemplados para fazer adivinhação e previsões. Ainda hoje alguns usam-na para este efeito de adivinhar o  futuro.

Antes do século 19 a Pirite era frequentemente usada na decoração, tendo também sido aplicada em joalharia na época vitoriana.  Durante a segunda guerra mundial, adquiriu finalidades práticas sendo extraída para fabricar ácido sulfúrico. Este mineral de sulfureto de ferro não pode ser ingerido e encontra-se em várias partes do mundo, entre as quais Portugal,  numa variedade de formações geológicas: ocorre em veios hidrotermais de depósitos sedimentares, como constituinte de rochas metamórficas, em estalactites, cubos estriados, cristais dodecaédricos e ainda uma formação conhecida por «sol de Pirite», na forma plana de discos de cor amarelo pálido  e opaco com um lustro metálico dourado. Quando se forma em ambientes húmidos, porém, devido à oxidação,  podem ter uma cor castanho dourado mais escuro.

pir3

A Pirite é uma pedra protetora que faz aumentar a vitalidade e faz circular a energia da Terra pelo corpo físico , ao mesmo tempo que cria um escudo defensivo das energias subtis que rodeiam o corpo, contra todas as energias negativas e problemas emocionais. Estimula os chakras da Raíz e do Sacro, aumentando a energia combativa e impelindo para a ação e também tem sintonia com o plexo solar. Dizem os entendidos que a colocação de uma peça de Pirite na casa ou no trabalho aumenta a energia  desse lugar e encoraja as qualidades de liderança, sendo útil para todos os que desejam alcançar uma promoção. Pela sua semelhança com o ouro é considerada uma pedra de sorte e de prosperidade. Em homens e mulheres, estimula as características masculinas. Nas mulheres, ajuda a aumentar a autoestima e a superar quaisquer sentimentos de inferioridade. Nos homens aumenta a auto confiança e a assertividade, levando a uma autoexpressão mais firme e determinada.

Na terapia com cristais, a Pirite conecta as energias do corpo com as energias universais , promovendo uma maior nutrição geral do corpo e acelerando todos os processos gerais de cura . Ajuda muitas vezes a diagnosticar problemas que pareciam difíceis de analisar, trazendo as suas causas à superfície. A sua energia é considerada um poderoso escudo em relação a todas as energias poluentes e até, segundo a tradição, contra doenças contagiosas. É considerada útil no tratamento de doenças contagiosas, fungos  e vírus, constipações, gripe e doenças da pele. Também tem sido usada para reduzir a febre e a inflamação.  Aumenta também o fluxo de oxigênio no sangue e é usada para proteger o sistema circulatório e respiratório, aliviando sintomas de asma e de bronquite.  É um estimulante do sistema endócrino.

pir2

No plano psicológico, a Pirite  ajuda a superar a depressão e a melancolia e alivia a ansiedade e a frustração. Permite intuir as causas dos problemas e superar medos e indecisões, levando a agir com determinação para  os ultrapassar. Como pedra de manifestação, traz energias de alta frequência para o plano físico para que cada um seja capaz de trazer abundância para  a sua vida.

Ter uma pedra de Pirite em cada mão ao meditar reequilibra as energias e traz um aporte energético imediato para o corpo físico. Esta pedra ajuda a transportar energias de alta vibração para o plano físico.

A Pirite tem ressonância tanto com a energia da terra como com a energia do Fogo por isso, pode limpá- la  enterrando-a na terra de um vaso de flores  durante um dia ou colocando-a ao Sol por umas horas. Antes de usar esta bela pedra pela primeira vez não se esqueça  de a programar.

8 opiniões sobre “Pedras e Cristais, Pirite”

  1. Interessante este artigo 🙂 Eu neste momento ando a procura de cristais para proteção de irradiações emitidas por computadores.
    Considera que a pedra obsidiana a mais eficaz para esse efeito?

    Agradecida

    1. Segundo os entendidos, que sabem mais disto do que nós, há várias pedras que são excelentes para combater as energias eletromagnéticas do ambiente, libertadas por equipamentos ou pela Terra mas cada pessoa deve escolher a sua pois uma pode funcionar melhor do que outra, havendo diferenças individuais que têm a ver com as próprias vibrações de cada um: entre as que são consideradas mais eficazes estão: amazonite, turmalina preta, quartzo transparente, galena, malaquite, unaquite. A obsidiana e o ónix também aparecem referidos. Experimente algumas e veja qual sente ser mais eficaz.

  2. Muito obrigada pelas suas sugestões 🙂 Irei concerteza tê-las em conta. ha uns anos atras ofereceram-me uma obsidiana mas ela partiu-se … Não durou nem um dia nas minhas mãos. Não me era destinada, sacrificou-se partindo-se 🙂 A natureza tem destas coisas……. Optei por isso ir a feira e vê-las para depois as escolher com os meus proprios olhos e mãos 🙂

  3. Tenho-a ainda assim a usado mas os pedaços são muito pequenos 🙁 terei de comprar outra. Uma vez mais muito obrigada pela sua sugestão 🙂

  4. Eu hoje fui à feira de cristais e comprei uma amazonite linda.Antes de a comprar analisei-a e reparei que tinham colado a pedra no fundo da caixa para evitar que ela caísse… O senhor disse-me que seria possível descola-la sem qualquer problema. Ao descola-la da caixa não consegui tirar o resto de cola da pedra o que me deixa bastante aborrecida pois quero esta pedra para andar comigo e não como colecção de museu como é o uso que muita gente lhes dá.

    Não sei como retirar o resto de cola sem danificar as propriedades da pedra… Conhece alguma solução para este problema? 🙁

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário