Pedras e Cristais, Prasiolite

pras4

A Prasiolite, mineral de que falamos hoje, é rara na Natureza, sendo que a maioria dos exemplares à venda resultam de tratamento por calor das Ametistas. O nome popular desta pedra é, aliás, «Ametista Verde», nome considerado inadequando por muitos e por ex., pela Comissão de Comércio de Minerais americana. Na verdade, a Ametista muda, quando aquecida, de cor, sendo o amarelo e o laranja as cores resultantes mais comuns- transformando-se assim em Citrino– mas alguns exemplares de Ametista mudam para verde, ao serem aquecidos. Este tratamento acompanhado de radiação ionizante é assim o processo de produção de grande número dos exemplares encontrados no mercado e designados por Prasiolite. Há ainda outra pedra no mercado que muitas vezes se confunde com este mineral- a Praseolite– que resulta do tratamento por calor da Iolite que é uma variedade da Cordierite. Assim, esteja atento (a) a estes aspectos se desejar adquirir uma pedra de Prasiolite ,para não levar para casa «gato por lebre».

Sendo rara na Natureza, a Prasiolite é habitualmente usada em joalharia. A maioria dos minerais existentes é proveniente, desde 1950, de uma mina no Brasil embora existam outras fontes no Canadá e na Polónia.

pras2

O nome Prasiolite vem do grego «prason» que significa «alho porro» tendo-lhe sido dado devido ao tom de verde  que esta pedra apresenta e que é semelhante ao daquele vegetal. Este mineral é uma das variedades de quartzo, mais precisamente é quartzo verde, um silicato também conhecido por Vermarina. Como acontece em geral com todos os quartzos, a Prasiolite amplifica as energias de outras pedras com as quais se associa, o que pode permitir uma conjugação positiva de energias.

Algumas Ametistas de cor púrpura podem sofrer um processo de transformação natural no interior da Terra, mudando a sua cor para verde, transformando-se assim em Prasiolite, talvez através do calor da actividade vulcânica. O homem produz o mesmo efeito, pela aplicação de calor artificial.  Alguns acham que é benéfico combinar a Ametista púrpura com a Prasiolite, afirmando que essa conjugação permite amplificar os talentos espirituais de quem usa as pedras.

A Prasiolite é uma pedra com energia de vibração  elevada, associada ao amor incondicional. Afirma-se que ela ajuda a trazer elevados ideais para serem concretizados na vida quotidiana na Terra.  A sua cor verde associa-a naturalmente com o chakra cardíaco, que limpa e ativa, estimulando o surgimento do amor e da compaixão naqueles que a usam. Também é considerada uma pedra de prosperidade e de abundância, ajudando a atrair abundância para  quem a usa.

pras3

Psicologicamente, a Prasiolite ajuda aqueles que  têm dificuldade em exprimir emoções e aumenta a autoestima, a autoimagem e autoconfiança; fortifica a mente e o poder da vontade. Quando há problemas de autoestima e de autoconfiança, a Prasiolite permite superar isso promovendo a segurança e uma calma autoaceitação.

Metafisicamente a Prasiolite  usa-se para limpar todos os tipos de negatividade, protegendo da intoxicação de todos os tipos; limpa todas as energias desarmónicas e sintoniza a pessoa com as vibrações espirituais do amor e da compaixão universais. O seu poder de amplificação ajuda a fortalecer os talentos e dons psíquicos, permitindo que estes se desenvolvam e cresçam. Pode ser usada também na meditação. Ajuda a estabelecer a conexão entre os chakras do coração e da coroa. Pela ação de ativação dos chakras dp 3ºolho e da coroa , a Prasiolite ativa a visão interior, sendo talvez por isso também associada ao poder da profecia.  A sua sintonia com o plexo solar associa esta pedra com o poder da vontade. Também conecta a energia espiritual superior com a energia da Terra, sendo considerada uma pedra que desperta a ligação com a Natureza. Para serem sentidos todos os benefícios da sua energia , a Prasiolite deve ser usada no interior do campo de energia de cada um.  Algumas formas de usar a Prasiolite são : em forma de bracelete usada no pulso;  num pendente ou anel. Com a continuação do seu uso, esta pedra torna a pessoa mais sintonizada com as suas emoções e mais capaz de as exprimir , ajudando a desenvolver   uma visão da vida baseada no amor.

Na terapia com cristais, a Prasiolite é usada para limpar o corpo de todos os tipos de toxinas e  em situações de acidez no estômago, úlceras, etc.

Pensamos que vale muito a pena tentar obter um exemplar desta pedra, de preferência natural, embora possa ser algo difícil de alcançar. Vale a pena, no entanto, a persistência.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário