Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Carneiro e Sol Virgem

 

car

Respondemos a um novo pedido dos leitores, com  uma personalidade básica  com traços bem marcados e que pode ser bastante obstinada pois tanto Escorpião como Carneiro são signos que impõem a sua maneira de ser e não aceitam contemporizar seja com quem for. Quando combinados, o resultado pode ser um osso duro de roer.

O Ascendente no signo Escorpião aponta para uma personalidade que gosta de se reservar, gosta do segredo, considerado como uma forma eficaz de defesa em relação ao mundo exterior.  Esta pessoa ouve, mais do que fala, é contida e calculista na informação que «deixa cair» para o mundo exterior. Isto é assim porque a natureza do signo Escorpião é desconfiada, não acredita na «primeira versão» do que lhe mostram, dando por provado, implicitamente, que «há sempre mais a considerar» e que está convenientemente escondido. Assim, não admira que estes nativos, quando ouvem alguém ou observam alguém, num primeiro encontro, procurem de imediato nas entrelinhas os indícios que revelem «a verdadeira faceta» daquela pessoa e a versão escondida por debaixo das aparências do que ela faz ou diz.  Ou seja, para os nativos de Escorpião não é preciso dar «motivos» para eles desconfiarem de que «as coisas não são como parecem»; eles já sabem isso intuitivamente e, infelizmente, por vezes é duro fazê-los reconhecer que a sua intuição está errada pois eles dificilmente aceitam isso. O olhar dos nativos de Escorpião sobre os seres humanos em geral é deste modo um olhar que «perdeu a inocência» e que, por isso, procura instantaneamente a «culpa», parecendo não perceber que a sua matriz de perceção do mundo pode estar,  de vez em quando, errada. No entanto, há que reconhecer,  as suspeitas que desenvolvem em relação aos outros estão muitas vezes corretas e basta que confirmem isso de vez em quando para estenderem ao universal da humanidade esta conclusão. Isto pode ajudá-los a não serem enganados, mas também pode ser um empecilho  para a sua felicidade  e bom entendimento com os parceiros.

A matriz psicológica de Escorpião é a matriz de alguém que transporta um histórico de sofrimento emocional  do passado e não está disposto a sofrer mais no futuro. Deste modo, os nativos criam uma barreira entre a espontaneidade do sentir e os outros e essa barreira- feita de desconfiança ou de frio cinismo- protege-os daquilo que mais temem que é perder o controlo das suas vidas porque o que sentem e o que desejam os faz sofrer e lhes rouba o poder de dominar- a si mesmos e aos outros. É claro que esta matriz raramente se revela de forma pura mas pode ser um osso duro de roer para muitas destas pessoas e desempenhar exatamente o papel oposto ao que desejam, que é renascer do seu passado qual fénix totalmente renovada e num nível espiritual superior. Alguns nativos, talvez cerca de 25 % de todos eles- aproveitam as capacidades extraordinárias de observação  e de apreensão das características mais subtis das coisas; nenhum outro signo é capaz desta intuição apurada para desvelar «o que está escondido» seja isso o que for: desde um tesouro material ao autor de um crime ou àquilo que cada um traz escondido e não quer revelar a ninguém ; algumas destas pessoas usam esta capacidade inestimável para se autodescobrirem de forma radical, escavando até ao fundo de si mesmas tudo o que há para saber sobre elas próprias e que a razão sozinha não é capaz de descobrir- e usam esse conhecimento para o seu desenvolvimento espiritual, que lhes dá a vantagem de poderem ajudar outros, porque compreendem, como ninguém, tudo o que está em jogo e os mecanismos  que por vezes nos impedem de chegar onde gostaríamos de ir.

Quando, ao Ascendente Escorpião, se associa a Lua em Carneiro, apesar dos elementos dissonantes- o Ascendente no elemento Água e a Lua no elemento Fogo- temos uma personalidade capaz de se impor sem qualquer dificuldade, pela autoridade e liderança. Esta pessoa dificilmente aceita subordinar-se seja a quem for. Em qualquer situação, quer liderar, quer estar à frente e quer ser respeitada e admirada. É também  profundamente individualista, pensa pela própria cabeça e não há como fazê-la seguir ideias dos outros. Pode entrar, frequentemente, em disputas de poder, sobretudo no local de trabalho e pode ser ferozmente competitiva.  Ai de quem se colocar à sua frente, quando ela deseja algo. Pode ser impiedosa e muito egoísta, até, se desejar algo que outros também queiram. Não desiste sem combater de forma decidida e agressiva «até que um caia» e, certamente, não será ele(a)  mesmo (a).

Com esta combinação, a pessoa pode ser belicosa, preferindo lutar a discutir, quando está em competição. Porém, a natureza da Lua em Carneiro, que tem o mesmo regente do Ascendente, pode alterar-se  e perder uma boa parte da sua espontaneidade e impulsividade, para se tornar mais calculista em relação ao que faz e ao que pode obter. Por ex., pode preferir, de quando em vez, meios mais diplomáticos em vez da agressividade natural, se achar que isso lhe trará vantagens , pois usa o conhecimento intuitivo do outro para saber como este  reage e isso pode ajudar a perceber que, em algumas situações , compensa ser menos agressivo fisicamente. Mas uma coisa é certa, a menos que Marte esteja fraco ou receba maus aspetos, esta pessoa é muito combativa e não tem medo do confronto físico, que pode mesmo procurar em primeiro lugar.

A Lua rege uma boa casa, a 9ª, mas a sua colocação na 6ª casa torna a pessoa cínica e crítica em relação aos «valores espirituais» ou crenças religiosas ou filosóficas. Por outro lado, pode ter inimigos ou opositores poderosos, o que «justifica» em parte o caráter algo belicoso da personalidade. Os significados da 9ª casa, associados ao pai, às viagens, aos princípios e valores espirituais e à sua influência na vida pessoal são prejudicados. Desta forma, o pai pode ser uma pessoa doente ou com dificuldades  diversas, a relação com ele pode ser complicada ou, em alguns casos, pode ter uma profissão ligada à saúde ou medicina. Quanto ao próprio nativo, este normalmente obtém bons empregos e, caso desempenhe funções de chefia ou de direção, terá bons subordinados e colaboradores e poderá contar com uma boa saúde. Mas poderá encontrar dificuldades sempre que viajar para longas distâncias e sentir indiferença perante a religião ou outros sistemas metafísicos ou filosóficos, a menos que outros elementos do horóscopo alterem estes dados.

A colocação da Lua na 6ª casa produz uma pessoa muito perfecionista e exigente consigo mesma no que se refere ao trabalho. Gostará de empregos em que os detalhes sejam importantes ou em que seja necessário prestar serviço a outros. E quererá ser «o (a) melhor» a fazer tudo isso. Mas haverá pessoas poderosas ao longo da vida a tentar opor-se a si e a causar dificuldades por motivo de inveja ou ciúme. E terá que aprender a lidar com isso aprendendo a libertar-se da raiva e do ressentimento que podem ser fortes  em alguns momentos. Aprender a controlar isso e a tornar-se calmo (a) nessas situações, é um grande desafio para esta personalidade e também uma lição fundamental pois só quando o  conseguir fazer adquirirá controlo sobre si e superará essa situação. Esta colocação da Lua também não favorece a saúde, mas apenas se Marte estiver fraco isso poderá tornar-se um problema na medida em que o Ascendente Escorpião indica geralmente uma grande força de vida.  Esta posição não ajuda igualmente a mãe que pode ter uma vida difícil ou ser doente. Também pode haver uma relação conflituosa com ela.

E quando ,à combinação do Ascendente Escorpião e Lua Carneiro , se junta o Sol em Virgem, temos um elemento que contribui para o equilíbrio desta personalidade. Com efeito, o Sol em Virgem tem elemento Terra e harmoniza-se muito bem com o elemento Água do Ascendente. As características de Virgem, que analisa de forma profunda os factos e o seu espírito crítico ajudam esta personalidade a «não ferver tão facilmente  em pouca água» , evitando situações de conflito desnecessárias, pelo menos em alguns casos.

O Sol em Virgem indica uma personalidade que deseja ser eficaz e objetiva na sua visão e abordagem do mundo. Indica também muito sentido prático, o que é também um fator inestimável, que ajuda a não explodir quando há interesses práticos em jogo, evitando desse modo algumas atitudes impetuosas, próprias da Lua em Carneiro, e confrontos inúteis. Assim, o Sol em Virgem ajuda esta personalidade a  escolher os seus interesses práticos em vez de explosões emocionais e outras atitudes espontâneas que podem ser mais prejudiciais, na prática, do que benéficas e, com isso, ganha-se eficiência nos resultados e maior  controlo sobre si pois a pessoa torna-se capaz de escolher , ao invés de se deixar arrastar pela raiva de momento. Virgem também ajuda, pela reflexão que provoca, a perceber que a culpa pelo «mal» que nos acontece, nem sempre é dos outros e, com essa descoberta, também ajuda o indivíduo a crescer.

O sol rege a 10ª casa e está colocado na 11ª. Trata-se de uma excelente colocação. Se não houver aflições a estas casas bem como ao Sol, esta posição indica riqueza alcançada, realização dos desejos e ambições, proeminência pública e uma excelente reputação, sucesso profissional, amigos influentes que ajudarão a realizar as ambições pessoais.  Haverá gosto e inclinação por fazer boas ações e esta personalidade será inteligente e criativa. Ganhará também através de investimentos e terá sorte com crianças, se as tiver. Pode haver um irmão mais velho que será fundamental para o sucesso profissional destes nativos.

A colocação do Sol  na 11ª casa dá excelentes resultados em relação ao alcançar de objetivos e riqueza materiais. Apesar de poder não ser religiosa, esta personalidade básica rege-se habitualmente por princípios e é íntegra. As suas ambições e desejos serão realizados, mais facilmente do que para a maioria. Estas pessoa são também capazes de ganhar dinheiro a partir de várias fontes.  Habitualmente, têm muitas oportunidades na vida, para aumentar e cimentar o seu sucesso contando, além disso, com amigos leais (a menos que  o sol receba maus aspetos) o que também lhes assegura felicidade e uma inserção muito feliz na comunidade, na qual obtêm influência e uma excelente reputação.

Esta é sem dúvida uma personalidade forte e que terá excelentes oportunidades para desabrochar e alcançar desenvolvimento e sucesso, tanto no plano material como espiritual.

2 opiniões sobre “Personalidade Básica Ascendente Escorpião Lua Carneiro e Sol Virgem”

  1. Olá!

    Primeiramente, obrigado por ter retornado com a personalidade básica. Como pôde ver, tenho água (escorpião), fogo (carneiro) e terra (virgem). Falta-me “ar”. Coincidentemente, tenho ataques esporádicos de falta de ar. Onde encontrar “ar”?

    Grato,

    João.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário