Pedras e Cristais, Sardonix

sard4

Hoje falamos de uma pedra- a Sardonix-  que está fortemente associada à ideia de proteção, sorte, prosperidade e felicidade. É considerada uma pedra protetora dos relacionamentos, promovendo o casamento feliz e, antigamente, acreditava-se que a sua presença reduzia o crime no meio envolvente em que se encontrava. Era, aliás, tradicional proteger toda a casa (ou apenas uma divisão da mesma) colocando uma pedra de Sardonix em cada canto da casa (ou da sala). Para reforçar o seu caráter de proteção podia ainda ser colocada junto das janelas e das portas. Para além de, desse modo, segundo se acreditava, o crime e a má sorte eram afastados pela energia da Pedra. Os antigos egípcios também a usavam como talismã para afastar e proteger do mal, pois a pedra carrega uma forte energia de proteção psíquica. Tem sido usada desde a Idade do Bronze.

A Sardonix é uma variedade de Calcedónia, formada frequentemente entre bandas de Ónix  e possui inclusões em banda que podem ser nítidas ou mais difusas, numa mistura de cores mas paralelas e mais direitas do que as bandas das Ágatas. A cor mais frequente é o acastanhado mas também pode encontrar-se em tons de rosa, verde claro e verde, vermelho, transparente e azul.  Deve haver cuidado com o armazenamento desta pedra pois, se for guardada junto de outras, o contacto com estas  pode riscá-la ou lascá-la

A Sardonix encontra-se em muitos locais, como no Brasil, Índia, Alemanha, Uruguai, Rússia, USA.  Os melhores exemplares vêm, segundo os peritos, da Índia.

A energia da Sardonix é uma energia de otimismo, felicidade, confiança. O seu uso permanente é benéfico, encorajando a motivação, a disciplina e a força de vontade.  É excelente para ser usada pelos que estudam ou trabalham em atividades que requerem disciplina mental ,ajudando a assimilar a informação e melhorando os processos de pensamento. Diz-se que traz estabilidade aos relacionamentos e felicidade e atrai amigos e boa sorte, protegendo todas as parcerias. Usada de forma contínua, ajuda a ter coragem para resolver as situações  difíceis logo que estas ocorrem. Ajuda o autocontrole e aumenta a alegria de viver, promove a cooperação e a lealdade.

sarn5

Quando usada na meditação (sobretudo a variedade que possui bandas de ónix branco) a sua vibração ativa os chakras do 3º olho e da coroa e ajuda a expressão de dons psíquicos. O ónix branco ajuda também a conectar com planos espirituais.  Outro efeito de grande relevo da Sardonix- sobretudo a variedade acastanhada- é a capacidade de enraizamento que liga a pessoa à energia da Terra, pela sintonia que cria com os chakras da raiz e estrela da Terra.

sard5

A Sardonix  é ainda eficaz  no fortalecimento da vontade, do vigor geral e da estamina.

Na terapia com cristais, a Sardonix ajuda a debelar as alergias e fortalece o sistema imunitário, tendo deste modo um efeito geral de cura em relação a todos os órgãos. Ajuda a curar os ossos e a reduzir as dores nas costas. Tem um efeito relevante no alívio do stress, da tristeza, desgosto e depressão. Equilibra e regula todos os fluidos do corpo.

A variedade vermelha tem uma ação fortemente benéfica sobre os que precisam de recuperar de uma doença  ou estão exaustos depois de alguma tarefa esgotante. Assim, os que trabalham com a força física, como é o caso dos atletas e outros trabalhadores manuais, podem beneficiar grandemente com o uso desta pedra que restaura o vigor físico. Esta variedade também aumenta o metabolismo e melhora a circulação; protege os pulmões, os ossos, os pés e o sangue e contribui para a manutenção do estado saudável. Todos os órgãos sensoriais podem beneficiar com o uso desta pedra: o tato  e o cheiro, a audição e a visão. Ela é igualmente útil a todas as pessoas que lutam diariamente com falta de energia  e que podem ser beneficiadas com o uso desta pedra, que tem um efeito positivo na alegria de viver.

Outras variedades de Sardonix acrescentam novos significados aos que são comuns a todas as variedades desta pedra: a Sardonix preta absorve a negatividade; a castanha tem um efeito enraizador; a transparente tem um efeito purificante no corpo; a vermelha tem ação estimulante e revigorante da energia física.

A Sardonix tem um preço acessível e, pelo que dissemos, torna-se evidente que não pode faltar na nossa coleção. Tenha apenas cuidado em armazená-la num local protegido e sem estar em contacto direto com outras pedras, que podem riscá-la e  danificá-la.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário