Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Aquário e Sol Peixes

cap

Retomamos os pedidos dos nossos leitores analisando uma personalidade básica composta pelos três últimos signos do Zodíaco, numa combinação dos elementos Terra, Ar e Água.

O Ascendente no signo de Capricórnio é excelente para batalhar no mundo material e ascender ao sucesso a este nível pois produz uma personalidade pragmática, determinada e muito trabalhadora, capaz de fazer muitos sacrifícios se isso for necessário para atingir os seus objetivos. E, ainda que existam dois tipos bastante diferentes de nativos de Capricórnio- os do tipo «renúncia ao mundo», mais ascetas e capazes de se contentarem com muito pouco no plano material; e os do tipo «materialista» muito ambiciosos e dispostos a conquistar para si próprios uma posição elevada  subindo a pulso neste mundo material em que a sua vida se desenvolve, este segundo tipo é sem dúvida o mais comum embora qualquer nativo com o signo de Capricórnio no Ascendente seja capaz de levar um tipo de vida frugal se isso for consentâneo com os objetivos que pretendem atingir.

As pessoas com o Ascendente no signo de Capricórnio são assim em geral inclinadas para a procura de uma carreira de sucesso, de uma  posição social que possa ser alvo de admiração pela comunidade, posses materiais- dinheiro, bens móveis e imóveis;  e estão dispostas a trabalhar de forma disciplinada, dura e persistente para o conseguir. Colocam com frequência a segurança ,material no primeiro plano das suas vidas e são capazes de renunciar, por ex., a uma ligação afetiva com pessoas ,objetos ou outros se isso for necessário para terem uma vida materialmente melhor. Assim, são capazes de descartar, pelo menos na juventude, um relacionamento ou casamento por amor que trocam por um outro que lhes permita ascender social ou profissionalmente ou, simplesmente, para terem mais dinheiro. Arrependem-se, porem, algumas vezes mais tarde por terem descurado a «felicidade subjetiva» e as ligações por afeto.  Normalmente estas pessoas são frias ou cordialmente distantes nas interações com os outros. Têm pouco à vontade para interagir de forma afetuosa ou sentimental, pois sentem isso como uma vulnerabilidade que têm dificuldade de aceitar. Olham muitas vezes para a sua família- cônjuge e filhos- como mais um «bem» ou «posse» e, apesar de genuinamente os amarem em geral, a forma  mais corrente como «traduzem» isso é pela oferta de bens materiais, o que é, de resto, compreensível, dada a importância que dão a esses bens.

O desejo de ascender, social e profissionalmente, é um impulso muito forte nestes nativos, cuja simbologia inclui a subida íngreme até ao cume de uma montanha, tal como  faz a cabra montesa, que trepa por rochas e . pedras, sem se importar com o desconforto, porque «chegar ao cimo» é uma sensação inigualável. A sensação de alguém que se faz a si próprio é muito valorizada por estas pessoas e,  para isso ,enfrentam os obstáculos com persistência e trabalho, sem desistir.

O temperamento destes nativos é conservador e tranquilo, sendo difícil que  alterem a compostura, mesmo quando estão zangados. Não nos iludamos, porém pois, apesar da frieza aparente, guardam rancor e são inclinados a vingar-se de quem lhes faz algum ultraje.  Tradicionalistas, gostam de cumprir regras e de manter uma imagem   consentânea com o que é esperado pela sociedade. Assim, quando o que desejam infringe as regras sociais, podem manter uma vida de duplicidade em que fazem às escondidas o contrário do que defendem em termos públicos e sociais.

Quando, ao Ascendente no signo de Capricórnio se associa a Lua no signo de Aquário, temos uma forte presença da energia de Saturno, que rege tanto o signo Ascendente como o signo da Lua.  Assim, para avaliar o horóscopo com esta personalidade torna-se importante analisar a força e a posição de Saturno no horóscopo pois este planeta e a sua condição afetam decisivamente o modo  como esta personalidade se vai desenvencilhar no mundo.

A Lua em Aquário indica uma personalidade fortemente intelectual. Este nativo é um pensador, gostando de refletir acerca da realidade e de estudar ou investigar as causas profundas ou filosóficas das coisas. Pode sentir atração por grupos que estudam assuntos esotéricos ou sociedades secretas que têm uma visão alternativa sobre a sociedade (do tipo da Maçonaria) e procuram  formas de poder para atuar  sobre ela e influenciá-la.  A Lua em Aquário  acentua o caráter distante desta personalidade básica e  a sua dificuldade em exprimir proximidade afetiva e sentimentos ou emoções. A sua abordagem é marcadamente conceptual e isso pode afastar os que são mais emocionais e procuram interagir com ela.

A Lua rege a 7ª casa  indicando  a atração por parceiros de natureza intelectual, inteligentes e eficientes na defesa e  na discussão de ideias teóricas acerca da realidade. E, apesar de o signo Capricórnio não ser, muitas vezes, dado a grande «conversa», sem dúvida que estes nativos gostam de se relacionar com pessoas cuja inteligência e  capacidade de pensar são evidentes. A sua própria personalidade é mais dada ao diálogo por causa da posição da Lua . Explicar o mundo à sua volta e as próprias experiências é assim um traço que também partilham.

A Lua está colocada na 2ª casa do horóscopo e, se estiver forte no horóscopo, permitirá alcançar riqueza através dos parceiros , especialmente do cônjuge. Este, por sua vez, é inteligente, sabe falar e persuadir, é instruído e pode ter uma boa imaginação. Esta posição da Lua favorece a harmonia e a felicidade da vida familiar. Por outro lado, também beneficia o próprio nativo, dando-lhe uma forma de interagir com os outros mais delicada do que é habitual com o Ascendente Capricórnio. Normalmente, estas pessoas têm acesso a uma educação excelente e têm um interesse muito grande por tudo o que tem a ver com acumulação de riqueza mas também  com o aumento dos seus conhecimentos, podendo ter um grau elevado de educação académica.  Podem escolher uma carreira associada com a educação e o ensino  e têm grande apreço pelo saber em geral.  Se a Lua for forte, terão também uma ligação muito forte e feliz com a família, à qual podem dedicar muito do seu esforço e tempo disponível.  As parcerias  ou transações com mulheres são também afortunadas, podendo trazer riqueza e melhoria de status. No entanto, devido à mutabilidade da Lua, a menos que esta seja muito brilhante, as posses e a riqueza podem flutuar ao longo da vida, com alguns altos e baixos. Outro efeito comum com esta posição da lua é a beleza do rosto e/ou da voz, podendo haver talento para o canto.  De uma forma ou de outra, esta posição da Lua estabelece uma ligação muito forte entre os aspetos materiais e afetivos da vida, o que acaba por ser benéfico para estes nativos , contrariando a tendência para a distância fria em termos emocionais.

Quando, à combinação entre o Ascendente no signo de Capricórnio e a Lua no signo de Aquário, se associa o Sol no signo de Peixes temos outro fator que altera bastante as características do signo Capricórnio presente no Ascendente. O elemento Água de Peixes suaviza a personalidade e dá-lhe nuances afetuosas que se manifestarão com mais ou menos facilidade dependendo da força do Sol e de Júpiter, regente de Peixes.

O signo de Peixes é naturalmente inclinado para o serviço e tem uma abordagem generosa de partilha, o que afasta uma boa parte do egoísmo natural de Capricórnio que deseja reter, muitas vezes, os seus bens exclusivamente para si. A natureza da Lua orientada para a comunidade é ajudada pela posição do Sol no signo de Peixes, produzindo uma personalidade que pode bem ser dada à filantropia, à dádiva e ajuda voluntária aos que precisam de ajuda. É certo que estes nativos tendem a «cobrar» o bem que fazem aos outros, isto é, ressentem-se se não há reconhecimento do «bem que fazem» , não sendo em geral capazes de «dar sem esperar nada em troca» mas são capazes de genuinamente dar algo de si aos outros e de ajudar a comunidade, sentindo-se em geral responsáveis também pelo bem estar geral.

O Sol é, no entanto, o regente da  8ª casa e tende a criar dificuldades na área de vida representada pela casa onde está colocado.   Assim, não será de admirar se estes nativos usarem o seu meio próximo, a relação com os irmãos, vizinhos, etc.,  de forma manipuladora, procurando impor a sua vontade e desejos e tentando controlar em grande parte a sua ação. Pode assim não ser fácil o relacionamento com irmãos mais novos, se existirem. Por outro lado, os desejos e esforços pessoais tendem também a ser menos  eficazes, podendo produzir frustração. Há muitas vezes medo de correr riscos e um comportamento muito conservador que receia tudo o que é desconhecido. Pode, por outro lado, haver a tentativa de desenvolver poder pessoal de forma a reduzir este medo. Em alguns casos, há algum problema de audição no ouvido esquerdo.

O Sol está colocado na 3ª casa, o que  é à partida uma  excelente colocação para o Sol, não fosse o caso de este reger a 8ª casa.  No entanto, esta posição dá um caráter determinado e mesmo obstinado, bem como uma grande ambição: estas pessoas desejam alcançar uma posição elevada na sociedade, querem ser reconhecidas pelo seu mérito e valor. A relação com os irmãos é, em geral , tensa e pouco feliz. Se o Sol receber bons aspetos, haverá uma personalidade vincada e estes nativos serão reconhecidos  facilmente como líderes. Porém, se o Sol estiver fraco, haverá um desejo muito forte e contínuo de obter bens,de alcançar objetivos, etc., mas esses esforços serão infrutíferos e a pessoa pode revelar  medo ou covardia perante situações  ou oponentes desconhecidos e haverá dificuldade nas interações comunicativas com os parceiros.

Globalmente, podemos considerar que esta personalidade básica pode enfrentar alguns desafios na sua autoexpressão e na relação com alguns membros do meio familiar mas estes poderão melhorar através do esforço e do tempo (o sol está colocado numa casa upachaya ou de crescimento).

2 opiniões sobre “Personalidade Básica Ascendente Capricórnio Lua Aquário e Sol Peixes”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário