Personalidade Básica Ascendente Virgem Lua Touro e Sol Peixes

bvv

A pedido dos leitores analisamos mais uma personalidade básica composta pelos elementos Terra e Água, dois elementos que se misturam harmoniosamente entre si.

Quando o Ascendente está colocado no signo de Virgem a personalidade é pragmática e orientada para o mundo do quotidiano, seja este o ambiente do lar seja o local de trabalho e todas as interações aí estabelecidas em termos de cooperação e de subordinação ou dependência, isto é, estas pessoas são simbolicamente motivadas pelo «serviço», pela utilidade da sua ação tendo em vista a concretização de objetivos práticos que permitem uma ordem ou organização melhor da vida e das suas necessidades.

Apesar do pragmatismo evidente, a personalidade de Virgem não é tão simples como seria de esperar: estes nativos anseiam pela perfeição, estão simbolicamente no ponto em que precisam de encontrar o equilíbrio, divididos entre  a ordem racional perfeita e bem determinada e o «caos» da vida  com todas as suas imprevisibilidades. Assim, no âmago destas pessoas há sempre algum conflito para superar, seja dentro de si próprias seja à sua volta e  elas minuciosamente  analisam, organizam e planificam, no intento de que a realidade se conforme com o que racionalmente estabeleceram e desejam . O  «perfecionismo» associado com este signo tem muito a ver, na verdade, com o medo de viver num mundo cheio de imprevistos e sem uma ordem que lhes dê segurança. À falta de uma certeza de que essa ordem exista mesmo, no mundo à sua volta, os nativos de Virgem criam essa ordem na sua mente e depois «encaixam»  a realidade nesse plano que criaram e que querem que seja inalterável e bem estabelecido.

Com esta forma de ser, não admira que estas pessoas deem excelentes investigadores empíricos pois a utilização de um método credibilizado pela comunidade científica dá-lhes a tranquilidade e a segurança de um mundo totalmente organizado como desejam.  Na vida de todos os dias, porém, o «método» também está presente (para desespero de alguns familiares ou colegas de trabalho que são por natureza menos dependentes da «ordem») e isso dá-lhes a fama de serem «picuinhas»  sempre a orientar os outros acerca do modo «certo» de fazer isto ou aquilo. Mas, se é verdade que nem sempre é fácil conviver com esta maneira de ser tão «arrumadinha» destes nativos, também não é menos verdade que a eficácia, gosto pela limpeza e  higiene, hábitos saudáveis e  a sua habilidade para reparar qualquer coisa que se avaria em casa, sejam homens ou mulheres. faz deles dos nativos mais úteis do zodíaco  quando  precisamos de  ajuda para resolver problemas práticos. Estas pessoas não só são prestáveis como sabem o que fazem, possuem uma habilidade nata para lidar com mecanismos- muitas vezes minúsculos e «esotéricos» para o comum dos mortais mas que eles, sem qualquer preparação prévia, deslindam quase de imediato, devido às capacidades de análise e de discriminação que possuem.

Estas pessoas possuem uma timidez natural e fogem muitas vezes do confronto direto com os outros ou das luzes da ribalta no emprego, mesmo que tenham sido autoras de uma ideia ou projeto. Sentem-se mais confortáveis  a trabalhar sob a liderança de outros do que a liderar, a menos que possuam elementos  da personalidade em signos de Fogo  mas são sem dúvida as primeiras escolhas de qualquer empregador sempre que a eficácia e a capacidades de organização sejam fatores fundamentais.

Quando, ao Ascendente no signo de Virgem, se associa a Lua no signo de Touro, outro signo de Terra , os traços de orientação prática ficam fortalecidos, mais ainda porque a Lua está colocada no signo de exaltação, o que aumenta enormemente a capacidade de realização prática destes nativos: não só são capazes de lidar com os problemas do mundo prático de forma mais eficaz do que a maioria como têm a capacidade de trabalho e  a persistência para alcançar tudo o que pretendem no plano material.

A Lua em Touro é afetuosa , gostando de todo o tipo de luxos e de bens que melhoram a experiência sensorial da existência terrena. É o tipo de Lua que aprecia receber presentes que são uma mistura de afeto e de gulodice, como chocolates , refeições românticas, etc. Estas pessoas podem ser exigentes gourmets e adoram ter acesso a tudo mas mesmo tudo o que a vida lhes pode dar em termos de prazer. Valorizam muito a segurança material e podem dedicar boa parte do tempo a acumular riqueza  e a melhorar a sua situação social e profissional. Preferem comunicar através da ação ou do tato em vez da palavra e têm uma abordagem relativamente simples da vida, não gostando de a complicar com «questões existenciais ou filosóficas» como as que atormentam tantas vezes os signos de Ar. As perguntas que fazem a si mesmas e à vida são bastante simples e referem-se à procura da felicidade: evitar o que é desagradável e causa dor e alcançar o máximo de prazer e de felicidade. Isto sem descurar os deveres, sendo que respeitam  totalmente a necessidade de trabalhar. A família é o seu tesouro mais apreciado e são capazes de fazer tudo para lhe garantirem as melhores condições de vida.

A Lua em Touro pode tornar mais rígidas as posições e as ideias destes nativos com Ascendente Virgem pois Touro também gosta de estabilidade e deseja  saber antecipadamente com o que pode  contar, tendo além disso dificuldade em abandonar alguma crença arraigada mesmo quando esta parece não ser verdadeira, quando confrontada com as evidências.  Assim, pode haver a tendência muito forte para assumir uma visão do mundo e não aceitar mudá-la o que, em certas situações, pode impedir o crescimento individual. Essa mudança acontece , normalmente, quando a pessoa  fica chocada com a evidência de se ter enganado e normalmente é só nesse sobressalto que assume estar errada, não efetuando em geral o exercício de  se questionar acerca das  próprias crenças. Esta tendência pode, no entanto, ser moderada e aligeirada pelo Ascendente Virgem, crítico e questionador por natureza.

A Lua rege a 11ª casa  e está colocada na 9ª.  Esta é uma posição incrivelmente auspiciosa que assegura muita sorte, realização dos desejos, conquista de riqueza, boa relação com o pai, com os amigos e com os irmãos, podendo também todos eles ajudar a obter sucesso no plano material e  da obtenção de riqueza. Esta é uma posição altamente favorável que pode permitir atingir um sucesso muito além do comum, além de indicar uma pessoa com princípios e valores muito elevados em termos éticos. Pode haver um amor pelas viagens para países distantes e, em geral ,estes nativos viajam muito ao longo da vida. Esta posição da Lua no signo de exaltação é considerada pela tradição como uma «bênção divina» isto é, a pessoa nasceu abençoada com sorte e alcançará muita prosperidade e influência. A relação com os pais é geralmente muito boa e a natureza destes é altamente espiritual. Pode haver grande crescimento espiritual. Esta posição da Lua só por si é capaz de anular muitos efeitos menos positivos do horóscopo.

Quando a esta combinação do Ascendente em Virgem e da Lua em Touro se associa o Sol no signo de Peixes e apesar de estar em elemento que se harmoniza bem na personalidade básica, o Sol, como regente da 12ª casa  colocado na 7ª casa traz perturbações tanto ao nível das parcerias, incluindo a relação conjugal, como ao nível da saúde e do sucesso pessoal pois «esconde» os méritos da pessoa. Assim, o Sol é o elemento dissonante desta personalidade.

A colocação do Sol em Peixes indica, por um lado, uma natureza espiritual e a capacidade de desapego em relação aos aspetos mais materiais da existência. De facto, em termos simbólicos, o Sol orienta a pessoa internamente para «deixar» o plano material e buscar um plano de transcendência em relação a este. Assim, pode haver, de vez em quando, conflitos entre os objetivos materiais e a procura de bens e riqueza , o gosto pelo luxo e pelos «prazeres» e esta tendência do Sol para desvalorizar tudo isso. Mas o principal efeito deste Sol é que cria um sentimento de separação em relação aos parceiros, nomeadamente o cônjuge, arruinando a vida conjugal e produzindo separação e divórcio. Outro efeito da colocação do Sol na 7ª casa é que muitas vezes nega o casamento ou, pelo menos, tem por efeito que este se realiza tarde na vida. Note-se que não dizemos que estes nativos serão privados de uma «vida a dois», não é disso que se trata  mas, geralmente, a formalização dessa união é dificultada por um número de fatores variáveis. Esta posição também pode indicar despesas avultadas causadas pelo cônjuge, falta de saúde ou de confiança em si próprio deste. É claro que este efeito da colocação do Sol na 7ª casa  é hoje menos importante do que já foi no passado pois hoje em dia muitos escolhem precisamente não oficializar a sua união no casamento mas, ainda assim, pode ser difícil para algumas pessoas.

A colocação do Sol na 7ª casa coloca ainda a ênfase nos parceiros, no sentido de que  é muito difícil para estes nativos sentirem-se felizes sem um relacionamento amoroso bem sucedido e, assim, este é um imbróglio difícil de superar. Estas pessoas precisam de estabelecer um relacionamento afetivo estável mas este é atrasado ou dificultado por diversas razões e, quando existe, há com frequência  diferenças entre os parceiros- estas podem ser de todos os tipos a começar pela possibilidade de o parceiro ser de outra cultura , outro país, outra religião , outra classe social, etc., e tudo isso, a prazo , pode minar a harmonia e a viabilidade da relação.   Por vezes também acontece que o parceiro destes nativos cria escândalos e humilha publicamente estas pessoas .

É ainda comum haver uma ênfase muito forte no caráter sexual dos relacionamentos e estes poderão multiplicar-se na vida da pessoa, sem que esta alcance a família estável com que sonhou. O caráter dos parceiros pode ter bastante a desejar e, segundo a tradição, um homem que tenha o Sol na 7ª casa pode ter comportamentos bastante promíscuos com  múltiplos parceiros sexuais.

Podemos deste modo concluir que a posição do Sol, nesta  personalidade básica, encerra o «calcanhar de Aquiles» das lições de vida que esta precisa de aprender.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário