Tema da Semana- Nakshatras

const

Para esta semana escolhemos o tema «Nakshatras». Estes são as constelações do Zodíaco Sideral, que é o pano de fundo no qual se situam os diversos signos do Zodíaco. As constelações consideradas pela Astrologia Jyotish, em número de 27 são, senão o mais antigos sistema de Astrologia , pelo menos um dos mais antigos. Muito antes de se falar dos «signos», entendendo-se por estes os que são ocupados pelo Sol, a Astrologia foi um sistema lunar e o ciclo principal era dado pelo movimento mensal da Lua através dos diversos Nakshatras ou constelações siderais.

A posição da Lua num determinado Nakshatra define a «estrela de nascimento de cada um» e determina em grande parte o destino pessoal. Mas, atendendo a que os elementos mais importantes do horóscopo são o Ascendente, o Sol e a Lua, tal como são hoje estudados pela Astrologia Jyotish moderna, a colocação do Sol e do Ascendente  num determinado Nakshatra , para além da colocação da Lua, lança luz sobre aspetos importantes do destino individual.

Cada um dos Nakshatras tem subdivisões- cada Nakshatra ocupa uma extensão de 13º e 20’- e estes graus subdividem-se, por sua vez, em quatro partes, designadas «padas» sendo que cada pada tem a regência de um determinado signo. Os Nakshatras formam um sistema completo de interpretação que pode ser considerado autónomo e tem relação, entre outras coisas, com os quatro propósitos da existência: Dharma, ou propósito de vida; Artha ou procura de riqueza; Kama ou motivação/desejo: Moksha ou procura da salvação. Tem ainda relação com um tipo de energia específica que é a  energia dos «Gunas» (Satva, Raja, Tama). Ao todo, os 27 Nakshatras podem subdividir-se em três grupos de nove Nakshstras cada um num sistema complexo de que falaremos em outra ocasião.

Por agora queremos chamar a atenção para a importância e o caráter único deste tema da Astrologia Jyotish que, através de toda a simbologia dos Nakshtras, desenvolveu mecanismos de interpretação que não se encontram em outros sistemas astrológicos.

Os Nakshstras são fundamentais para o estudo comparativo de horóscopos para efeitos de determinação da compatibilidade nos relacionamentos. São essenciais para analisar os períodos de vida individuais (dasha e antardasha) ao longo da vida  e sem os quais não é possível fazer previsões  sobre o futuro individual; e são imprescindíveis também para ajudar a compreender o papel dos planetas e o seu potencial para produzir efeitos na vida de cada um; para além disto, os Nakshtatras e as suas divisões em padas têm correspondência com a divisional Navamsha, também conhecida como «a carta da alma» que ajuda a compreender verdadeiro potencial de desenvolvimento de cada  pessoa. Faremos em outra ocasião um estudo mais aprofundado das divisões dos Nakshatras e da relação destas com a Navamsha.

Assim a mera colocação de um planeta num determinado Nakshatra /pada permite-nos alargar a compreensão acerca do modo como esse planeta se comportará na nossa vida e o grau de sucesso que podemos alcançar na área de vida que ele representa.  Em futuros artigos falaremos mais acerca dos Nakshatras. Por hoje, chamamos a atenção do leitor para  conteúdos já disponíveis e que poderá ler neste site.

O leitor pode ler sobre cada um dos Nakshatras consultando o menu do site «Nakshatras».

Poderá ainda ler os seguintes artigos relacionados:

Nakshatras, Regentes e Signos, no formato de uma útil tabela  que pode consultar para o seu estudo das divisões dos Nakshatras e todos os signos que as compõem , bem como os respetivos regentes;

Cartas Divisionais, Dashas e Nakshatras nas Previsões Financeiras, um exemplo que ilustra a aplicação dos Nakshatras nas previsões financeiras;

Considerações Acerca dos Nakshatras, onde se reflete e argumenta acerca da existência de «Nakshatras maléficos», relativizando-se este conceito, tradicionalmente associado à ideia de nascer «sob uma má estrela».

Os Nakshatras e  a Estrela de Nascimento uma apresentação do significado e da importância de nascer com a Lua num determinado Nakshatra.

2 opiniões sobre “Tema da Semana- Nakshatras”

  1. Olá!

    Usando vossa análise da Personalidade Básica, utilizando como base os signos do Sol, Lua e Ascendente na hora do nascimento como exemplo, é possível também delinear uma personalidade básica analisando os Nakshatras na hora do nascimento? Se for possível, poderia comentar os meus Nakshatras (Sol em Hasta, Lua em Bharani e Ascendente em Anuradha) ?

    Grato,

    João.

    1. A colocação dos elementos básicos da personalidade nos Nakshatras tem importância fundamental mas deve ser vista no conjunto global da colocação dos regentes dos signos ocupados por uns e outros nas casas e signos, etc, é uma interpretação dinâmica que só faz sentido na análise de cada horóscopo individual. A abordagem separada e genérica tem menos interesse. Mas pode ser que um dia destes escreva sobre isso.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário