Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Caranguejo e Sol Balança

aqu

Continuamos a responder aos pedidos dos leitores hoje com uma personalidade básica que junta os elementos Ar e  Água.

Quando o Ascendente está colocado no signo Aquário, temos uma personalidade inclinada para o mundo do pensamento e das interações humanas, neste caso ao nível dos grupos, com uma identificação forte nas ideias coletivas e, em alguns casos, com uma interpretação muito pessoal e única de si mesma e da realidade ( mais visível na versão  «extravagante» da expressão do signo).

Os nativos com Ascendente em Aquário são pessoas abertas em termos mentais, embora alguns possam ter tendência para se fixar em certos conceitos de «verdade» ou em alguns valores, de que não aceitam abdicar em situação alguma. São, no entanto, orientados pelo «bem comum», isto é , a sua visão do mundo é constituída pelos interesses que identificam como sendo os da «humanidade» e não apenas os seus. Por outras palavras, são altruístas por princípio, rejeitando a mesquinhez de quem pensa apenas nos seus próprios interesses e esquece os do coletivo. Na verdade, Aquário simboliza a extensão da «individualidade»  da pessoa singular para a unidade do grupo e da comunidade; simboliza a capacidade de criar novas realidades pela cooperação global do grupo e a coesão que existe entre todos os membros de uma dada comunidade. Esta é a razão pela qual  se encontram muitos nativos com o Ascendente em Aquário que são ativistas e/ou têm atividade política. Tanto podemos vê-los a lutar por causas de grupos minoritários (defendendo os direitos das minorias e dos desfavorecidos) como participando ativamente na vida política da comunidade, fazendo-se eleger como representantes do grupo com o qual se identificam. De uma forma ou de outra, trata-se, em geral, de «reformar»: são ativos defensores   da mudança social , das mentalidades e das atitudes, procurando sempre uma sociedade mais justa e mais igualitária.

Alguns nativos de Aquário, ao invés de se envolverem em lutas sociais , são pensadores e estudiosos   e usam a palavra, tanto oral como escrita, para contribuir para a mudança social que desejam e veem como necessária . Outros ainda dedicam-se a uma carreira de investigação para, através do  conhecimento, dar o seu contributo para a sociedade. De uma forma ou de outra, é difícil ver estas pessoas a viver uma vida em que os outros não desempenhem um papel  principal. Aliás, estes nativos podem, com frequência, «esquecer» as suas necessidades individuais (e as da sua família) para se focarem na dimensão mais universal dos outros. Sem a identificação com alguma causa ou grupo, estas pessoas têm dificuldade em saber quem são. A sua forma de expressão é muitas vezes impessoal e, por isso, soa distante ou até fria, em termos emocionais, apesar de haver sempre uma delicadeza formal na forma como interagem, manifesta na forma de respeito pelo outro . Trata-se , porém, com frequência, de uma manifestação vazia em termos emocionais, pois é conduzida pela razão e pelos valores que acham corretos, e não por sentimentos ou afetos.

A expressão emocional é uma das limitações destes nativos, que são excelentes pensadores e comunicadores de ideias, criando empatia através a clareza do pensamento e da tolerância que manifestam, mas não criam laços emocionais com facilidade.

Quando, ao Ascendente em Aquário  se associa a Lua no signo de Caranguejo,  surge uma  dualidade de expressão na personalidade, pois não é fácil harmonizar os elementos Água e Ar. Porém, não há dúvida de que a Lua em Caranguejo ajuda esta personalidade a ser capaz de ter uma vida emocional mais profunda e a ser capaz de interagir com os outros também ao nível das emoções embora, provavelmente, isso não aconteça sempre.

A Lua em Caranguejo ajuda esta personalidade a organizar-se no plano terreno, atenuando a sensação que é comum entre os nativos de Aquário de «não pertencerem ao plano terrestre». Neste caso, esta personalidade liga-se ao plano do concreto e às necessidades que o corpo desenvolve neste plano, tendo também uma capacidade intelectual que não é apenas eficiente com os conceitos abstratos mas também é capaz de partir do concreto e de todas as questões ligadas a esse plano. Por outro lado, esta Lua, que está dignificada no próprio signo, dá uma excelente memória e imaginação  e a capacidade de articular o passado com o presente e o futuro. Quando esta pessoa tiver ideias inovadoras, será capaz de as pensar a partir de necessidades concretas e não apenas como algo revolucionário que inventa a partir da imaginação do que poderá ser o futuro.

A Lua em Caranguejo é afetuosa e uma excelente gestora da vida em geral e de qualquer tarefa em particular. É apegada à família, que se torna um bem principal na sua vida. É claro que, na personalidade presente, esta necessidade pode ser um pouco mais esbatida, devido ao caráter distanciado do signo Aquário, que «não se prende» aos  afetos, mas está sem dúvida presente, sobretudo se a Lua também estiver brilhante na fase de  nascimento.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na  6ª casa. Isto significa que esta é uma personalidade básica muito focada no trabalho e na ideia de ser eficiente no trabalho que realiza.  É também alguém que alcança facilmente, devido a essa eficiência, não apenas uma boa posição profissional, mas também a posição que deseja, batendo oponentes e opositores nos concursos ou competições por um determinado lugar. Se tiver subordinados, estes trabalharão com gosto sob a sua direção, talvez também porque estas pessoas tendem a tratá-los como se fossem da sua família. Sem dúvida que o  seu grupo de trabalho  tem um lugar privilegiado no coração destes nativos, sobrepondo-se talvez muitas vezes à família real deles. Pode haver uma carreira ligada à medicina ou artes curativas ou ainda à gestão de alguma organização que fornece serviços  associados à medicina ou outros cuidados (hospital ou clínica, hotel, restaurante, lar, etc.) .Em todas estas situações, as pessoas que trabalham com estes nativos são vistas como membros que estes sentem ter a responsabilidade de proteger e de cuidar.

A  colocação da Lua na 6ª casa   indica uma forte necessidade de se destacar pela eficiência no trabalho  e um grande perfecionismo em tudo o que se faz nesta área. Ao mesmo tempo, estando no próprio signo, a saúde é em geral boa e a constituição do nativo é forte. Se existirem alguns  inimigos, estes nativos levarão a melhor sobre eles. A relação com a mãe pode ser perturbada, talvez devido a problemas  de saúde desta. Existe em geral uma forte tendência para proteger e cuidar dos outros, a larga escala e estes nativos podem desenvolver projetos que lhes permitam realizar isso. A excelência que colocam no trabalho conquista-lhes excelentes posições de gestão e de direção.

Quando, ao Ascendente Aquário e à Lua em Caranguejo se associa o Sol no signo de Balança acentua-se  o lado pensador e intelectual desta personalidade , bem como a sua tendência idealista. Esta é, certamente, uma personalidade muito orientada por valores universais de justiça e de equidade, de interação igualitária entre os seres humanos e realmente preocupada em contribuir para que o mundo se torne um lugar melhor não apenas para si mesma mas também para os outros. Os seus valores inclinam-na para o serviço altruísta e estas pessoas podem realmente fazer a diferença nas comunidades em que vivem e no trabalho que desenvolvem. Geralmente, o que planeiam fazer é em benefício de todos e não apenas de si mesmas e, por isso, tendem a viver uma vida em função do bem comum.

O Sol no signo Balança é orientado por uma necessidade de superar toda a barbárie, injustiça, rudeza e injustiça que envolve a vida dos seres humanos. Preocupa-se com a dignidade com que os outros vivem e com a desigualdade de tratamento e de bens que uns e outros possuem. E , em conjunto com o Ascendente Aquário e a Lua em Caranguejo, pode efetivamente esforçar-se por contribuir decisivamente para mudar isso, senão em relação à humanidade, tarefa incomensurável para um só indivíduo, em relação ao seu grupo de influência. Por isso, em geral estes nativos são sinceramente estimados por aqueles com quem trabalham e cujas vidas influenciam de alguma maneira.

O Sol  rege a 7ª casa e está colocado na 9ª casa.  Apesar de estar debilitado, o Sol pode indicar parceiros que se regem por princípios elevados, que são nobres de caráter e que contribuem decisivamente, a este título, para a realização das necessidades de serviço aos outros que esta personalidade básica sente. Pode haver residência em país estrangeiro e o parceiro de vida pode ser uma autoridade no campo da religião, da filosofia ou de algum saber espiritual. Será também em geral devotado a estes nativos e o  mesmo acontece com as parcerias pessoais que formar durante a vida.

A colocação do Sol na 9ª casa em estado de debilitação pode indicar problemas com o pai, tanto ao nível do relacionamento com ele como por ex., na falta de sorte que este tem na vida, falta de saúde, etc.  Esta posição do Sol pode indicar também alguns problemas em viagens de longa distância e poucas oportunidades de sorte para os nativos.  Pode conduzir também a um espírito crítico em relação a assuntos religiosos ou espirituais, levando a privilegiar o conhecimento racional ao invés do conhecimento espiritual. Estando a Lua dignificada enquanto o Sol está debilitado, será de esperar que estes nativos sejam bem- sucedidos à custa das suas capacidades de trabalho e não a alguma ajuda que possam ter do pai ou de outras autoridades ou instituições. A pessoa vencerá na vida pelo próprio mérito e pelo respeito e status que a sua eficiência profissional lhe permite conquistar.

Globalmente, esta é uma personalidade básica que encontra na dimensão do serviço aos outros uma boa parte da sua realização pessoal e do seu propósito de vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário