Personalidade Básica Ascendente Balança Lua Escorpião e Sol Caranguejo

cara

Apresentamos mais uma personalidade básica a pedido dos leitores, desta vez uma combinação entre o elemento Ar e Água, sendo este último predominante.

O Ascendente no signo Balança  produz uma personalidade encantadora, delicada e amável em todas as interações com os outros. Produz também uma mente muito sociável e que adora interagir com os outros a todos os níveis: no plano das ideias, estes nativos gostam de discutir opiniões e de argumentar sobre os seus pontos de vista. Acreditam nas virtudes do debate como forma de chegar a consensos e de respeitar as ideias e opiniões de todos os envolvidos. A inteligência arguta e a racionalidade evidente dos seus pontos de vista fazem com que sejam ouvidos e a sua opinião é respeitada, pois é em geral equilibrada, recusando extremismos e não tomando partido contra outras posições.

Os nativos do signo  Balança são motivados por princípios e respeitam as regras que permitem uma convivência social que respeita os direitos de todos e são fortemente orientados por um sentido de justiça  igualitário, no qual os direitos são distribuídos por todos da mesma forma, sem privilégios de qualquer espécie para alguns. Possuem também uma forte consciência social, preocupando-se com os outros e isso leva-os a escolher, muitas vezes, carreiras nas quais podem dar algum contributo para tornar a sociedade mais justa e equilibrada. São também pessoas refinadas. Apesar de terem presente uma sensualidade evidente, expressa no gosto requintado pelo luxo , pelas joias e pelas roupas que vestem e pelo amor pela «boa vida», a sua vida não é apenas orientada para a procura dos prazeres físicos- eles fazem na verdade a ponte entre o plano físico e o plano espiritual e isso é bem visível na sua sensibilidade estética, no amor pela arte em geral e por alguma em particular, na necessidade de se rodearem de objetos belos que, na sua maneira de sentir, transcendem o plano material para revelarem toda a beleza do plano espiritual. A sua abordagem da vida é, em grande parte, mediada por este sentir estético global que é também gosto pela harmonia e pelo equilíbrio, numa junção entre o belo e o verdadeiro, que se aproximam do sublime. Assim, estão abertos a todas as expressões artísticas do ser humano que permitem vivenciar esse amor pela beleza e pela perfeição ideal.

Mas não é só nesta procura da beleza e na requintada elegância com que se apresentam – e que é talvez apenas igualada pelos nativos de Leão- que se manifestam as características da personalidade com Ascendente Balança. Estas pessoas são fortemente motivadas pela descoberta do humano e da partilha entre seres humanos. Isto faz deles essencialmente parceiros  que se descobrem a si mesmos através dos outros. E isto é tanto o seu ponto forte como pode ser o seu ponto fraco, na medida em que pode revelar uma dependência extrema em relação aos parceiros, especialmente o parceiro de vida, seja este homem ou mulher.  Na verdade, estas pessoas casam em geral muito cedo, pois sentem-se incompletas sem um parceiro que lhes sirva de âncora para a identidade. A necessidade de se sentirem felizes num relacionamento amoroso é muitas vezes o seu  «calcanhar de Aquiles» pois, não raras vezes, será preciso tentar mais do que uma vez, até «acertar» com o parceiro que não seja dominador em excesso, nem egoísta, nem explorador das fraquezas emocionais destes nativos.  Assim, estas pessoas, que são muitas vezes conselheiras de outros, não conseguem aplicar a si mesmas os conselhos que dão aos outros, para serem mais autónomas e independentes, pelo menos  sem que passe  algum tempo.

Quando, ao Ascendente Balança ,se associa a Lua no signo Escorpião, temos um fator que contraria a amabilidade e abertura própria de Balança para se tornar mais exigente em relação ao que os outros estão dispostos a dar em termos emocionais.

A Lua no signo Escorpião  não se submete numa relação, pelo contrário, exerce influência, que pode ser muito subtil mas está sempre presente, para «dizer a última palavra» e  para fazer com que seja o outro a submeter-se aos seus desejos. É uma Lua que pode ser bastante dual na sua expressão, passando da frieza e do distanciamento para a mais efusiva expressão emocional, mas  não nos iludamos, faz isso de forma muito bem calculada pois, exceto quando está sob intenso choque emocional, é uma Lua intensa mas «fria» embora saiba ser muito subtil e manipuladora sempre que isso é necessário.

A presença desta Lua ajuda o excesso de dependência do Ascendente Balança pois não deixa a pessoa ceder o controlo  para o parceiro em nenhuma circunstância, embora possa fingir que o faz, quando isso lhe é útil. Pode porém, facilmente, entrar em depressão e ceder ao uso de substâncias aditivas, álcool, etc., quando o ciúme ou o ressentimento se tornam mais fortes do que os sentimentos construtivos na sua vida.  A pessoa com a Lua em Escorpião não «leva desaforo para casa» e pode ser vingativa e malévola, se acontece sentir-se traída. Se for o caso, não perdoa e prefere destruir-se a si mesma, para não deixar ao outro qualquer «margem de vitória».  A boa colocação do regente do Ascendente pode, no entanto, ajudar a equilibrar este aspeto, dando uma maior tranquilidade mental a estes nativos . Existe alguma tendência para o pessimismo e para desconfiar de si e dos outros,  o que dificulta a capacidade de relacionamento saudável.

A Lua rege a 10ª casa e está colocada na 2ª. Esta posição pode indicar alguém que vive a vida usando a palavra, tanto falada como escrita (professor, escritor ou poeta, etc.). Estes nativos são bons oradores embora possam nem sempre dizer a verdade (a Lua está debilitada), possibilidade que não se verifica se Vénus estiver forte e bem colocado.  A profissão pode envolver a relação com um público alargado, como sucede na prestação de serviços (hotelaria, restaurante, mas também canto, oratória  etc.). Se estiver brilhante no nascimento, apesar de debilitada, a Lua pode ajudar a felicidade familiar.

A Lua está colocada na 2ª casa. Esta posição significa que a pessoa identifica segurança com posse de bens e de riqueza. O propósito principal  da carreira é adquirir riqueza e status. Porém, a menos que a Lua receba bons aspetos ou esteja brilhante no nascimento, poderá ser difícil alcançar todo o dinheiro e riqueza pelos quais  anseia. Se, para além de debilitada, receber maus aspetos, a pessoa pode ser depressiva por causa de um mau ambiente familiar. A sua instrução pode ter sido interrompida ou dificultada por algum fator e a imaginação e talento no uso da palavra, tanto falada como escrita, também sofrem. Haverá tendência para ingerir alimentos  que são prejudiciais para a saúde e pode haver doenças na face e na boca,(dentes, gengivas, etc.) a beleza da face também é prejudicada nesta circunstância e a tradição afirma que os nativos podem ser mentirosos. Será assim benéfico que a Lua esteja brilhante e receba bons aspetos para poder dar bons efeitos nesta área.

Quando, ao Ascendente Balança e Lua Escorpião, se associa o Sol no signo Caranguejo,  temos um elemento que pode efetivamente compensar a posição da Lua pois o Sol está muito bem colocado para ajudar o sucesso material desta personalidade básica.

O Sol em Caranguejo anula uma parte substancial  da sua agressividade natural para assumir as características contrárias femininas que são próprias da Lua. Mantém, no entanto, a sua natureza «real», que partilha com a «consorte» Lua, isto é, estes dois planetas ajudam a trazer sucesso material , poder e influência para os seus nativos, contanto que não recebam aflições.

O Sol em Caranguejo partilha o elemento Água com a Lua mas, enquanto que a energia da Lua é uma energia que impele para a conquista do controlo pessoal ao nível da vontade e das emoções  e do «saber quem controla quem» num relacionamento ( e, para a Lua em Escorpião, está fora de questão ceder o controle ao outro), a energia do Sol impele para cuidar e nutrir o outro embora também não deixe propriamente ao critério do outro escolher como nem em que é que quer ser cuidado.  Porém, à tendência egoísta de satisfação emocional que se encontra muitas vezes em Escorpião, opõe-se  a energia de Caranguejo que se  centra efetivamente no outro para lhe dar, genuinamente, o que for possível para este se sentir feliz.  Dependerá da força dos regentes destes signos- Lua e Marte- saber qual das tendências é mais forte. Uma coisa é, no entanto , certa: estes nativos sentem uma necessidade muito grande de se relacionarem e  de formarem uma família feliz  mas a forma como tentam obter isso nem sempre lhes facilita o caminho para chegarem onde pretendem.

O Sol rege a 11ª casa e está colocado na 10ª. Esta é uma posição excelente para obter sucesso na carreira e significa muitas vezes muitas oportunidades de sucesso nesta área. Por vezes algum irmão mais velho está envolvido na carreira destes nativos que facilmente acumulam riqueza e a partir de diversas fontes, o que lhes permite gozar de grandes confortos.

A colocação do Sol na 10ª casa produz excelentes resultados. Trata-se de um planeta maléfico natural numa casa upachaya  ou de crescimento e a visibilidade profissional da pessoa é aumentada por esta posição, que tem força adicional e é reputada por muitos como a melhor posição do Sol no horóscopo. A menos que o Sol receba maus aspetos, a pessoa atinge uma posição de liderança e de autoridade na sua profissão, que é também uma área de grande importância na sua vida pois, habitualmente, estes nativos dão muita importância à carreira. Esta posição favorece a popularidade e uma excelente reputação, bem como um cargo de executivo ou de líder e também ajuda a adquirir riqueza através do trabalho. A relação com a mãe pode, no entanto, nem sempre ser fácil, havendo no entanto em geral uma boa relação com o pai.  Esta posição do sol leva os nativos a agir para o bem dos outros e dá ambição, autoconfiança e a capacidade para gerir outros, incluindo no plano político.

Concluímos assim que o Sol é capaz de equilibrar a «sorte» desta personalidade básica que, no entanto, precisa de alguma ajuda, em certos momentos, para manter o otimismo e a felicidade no plano pessoal emocional.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário