Pedras e Cristais, Spinela

1

A Spinela (ou Espinela) tem sido confundida, ao longo dos tempos, com outras pedras como o Rubi ou a Safira.  Há quem lhe chame, por esse motivo, uma «pedra impostora». Durante séculos, Spinelas azuis ou vermelhas passaram por Safiras e Rubis em muitas cabeças coroadas sem que se percebesse o engano. Isto apesar de em Burma (Myanmar) a Spinela ter sido reconhecida como uma pedra diferente e com a sua própria identidade no século 16.  Na verdade, esta pedra cristaliza segundo  uma forma em octaedro, tendo também uma refração e dureza (na escala de Mohs) diferentes das pedras com as quais foi confundida ( a sua dureza é inferior à da Safira ou do Rubi). Descoberta a diferença gemológica nos dias de hoje, a Spinela é agora apreciada pelas suas próprias características: os tons pastel das suas variadas cores , o brilho lustroso e a sua dureza, que fazem dela uma belíssima pedra para joalharia e para usar e colecionar. Mas atenção, que um grande número de pedras à venda são produzidas em laboratório, de forma artificial. Quando adquirir uma destas belas pedras, certifique-se de que está a comprar uma pedra natural pois é a estas que as propriedades que descrevemos se aplicam.

3

A Spinela é hoje uma pedra rara, mais difícil de encontrar que os Rubis, que imitou durante tanto tempo, embora seja, apesar disso, muito mais barata do que o Rubi.

Esta pedra possui um nível elevado de energia e uma das suas características mais proeminentes é que ajuda todos os esforços  a dar resultados, pois eleva a quantidade de energia disponível e isto aplica-se a todos os planos de realidade.

No plano físico, aumenta a vitalidade e é conhecida por atrair dinheiro, riqueza e prosperidade. Ajuda a conectar a energia da Terra com as aspirações e o propósito de vida;

No plano espiritual e psíquico é considerada excelente para limpar a aura e canalizar energias espirituais;

No plano mental diz-se que ajuda a memória e aumenta as capacidades intelectuais.

2

A Spinela  vermelha ou preta é considerada uma pedra do Chakra da Raíz e a sua energia enraíza e estabiliza todas as energias, ao mesmo tempo que aumenta a energia e a vitalidade físicas.  É também reconhecida pelo poder calmante e redutor do  stress e da depressão. Diz-se que ajuda a seguir o caminho que melhor permite realizar o nosso potencial, mesmo que este seja difícil.

Na terapia com cristais, a Spinela é usada para elevar a energia e estamina físicas. As suas energias são benéficas para tratar os dentes, as gengivas, a pele e a coluna. Também se diz que ajuda a emagrecer. As elevadas quantidades de energia que esta pedra consegue gerar originaram um mito urbano, segundo o qual a pedra ajudaria a obter a imortalidade, por elevar significativamente  a vitalidade energética. Esta pedra conecta-nos simultaneamente à Terra  e às energias espirituais. É conhecida por ter o poder de despertar a energia designada por kundalini, sendo que se considera que todas as  variedades coloridas desta pedra têm esse poder.

4

A Spinela pode encontrar-se em variadas cores mas os exemplares vermelhos e pretos são particularmente fortes na sua conexão com o chakra raiz. A Spinela azul relaciona-se com o chakra da garganta. A Spinela amarelo –laranja relaciona-se com o plexo solar e  fortalece o poder pessoal. Podemos encontrar ainda esta pedra nas cores violeta, rosa, castanho, verde. A Spinela raramente atinge um tamanho grande, tornando por isso raro o falso Rubi que Eduardo príncipe de Gales comprou no século 14 e que foi tomado por um enorme Rubi, ( The Black Prince’s Rubi) sendo no entanto uma enorme Spinela vermelha, que é uma das joias  da coroa da britânica ainda hoje.

A Spinela tem como principais fontes o Afeganistão, Madagáscar, Burma, Sri Lanka, Tanzânia e Tadziquistão., tendo sido também encontrada em algumas zonas do Vietname.

Esta é uma das pedras que podem ser mais atrativas e eficientes na nossa vida, valendo por isso muito a pena procurar uma cuja origem seja comprovada como natural, para trazer sempre consigo.  E pode escolher aquela cuja cor se identifique mais com o que quer fazer prosperar na sua vida.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário