Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Aquário e Sol Gémeos

aqu

Respondemos a mais um pedido dos leitores, hoje com uma personalidade básica apenas com elemento Ar.

Quando o Ascendente está colocado no signo Aquário temos uma personalidade básica comunicativa e pensadora, cuja apropriação da realidade se faz principalmente através do pensamento , da comunicação e do conhecimento. Esta é uma pessoa para quem o compreender vem antes do sentir, alguém que só consegue relacionar-se com o mundo e com os outros quando isso «faz sentido». Deste modo, tem alguma dificuldade em entender as «paixões irracionais» e outros comportamentos semelhantes, que procedem sem a intervenção controladora do pensamento e da razão. Em vez desses sentimentos cegos, os nativos de Aquário sentem de forma lúcida, isto é, iluminada pela compreensão e quando se exprimem de forma efusiva, isso deve-se mais a um genuíno e forte entusiasmo por alguma ideia ou experiência que, a seus olhos, é valorizada positivamente, do que a impulsos emocionais. Não fosse o caso de isso ser, em rigor, válido para todos os seres humanos (porque , em boa verdade, o sentir é uma função cerebral) poderíamos dizer, com verdade, que estes nativos «sentem com a cabeça». E isso continua a ser verdade pois é justamente o caminho do pensar que conduz estas pessoas ao sentir.

Os nativos com Ascendente Aquário são atraídos para o coletivo, para a dimensão do universal e identificam-se, em geral, com um grupo ou comunidade, embora estes possam ser não convencionais ou de alguma forma situados à margem da sociedade comum. Isto porque estas pessoas são fortemente motivadas por tudo o que sai fora dos parâmetros estabelecidos e que é diferente ou novo. A originalidade está associada com o futuro, com um ideal de perfeição ainda não concretizado e, como é sabido, Aquário é muitas vezes um visionário, um inventor e criador de ideias que são muitas vezes utópicas mas que inspiram, com frequência, a humanidade muitos anos depois de terem sido criadas. Estas pessoas são cosmopolitas e prezam a liberdade, tanto a sua como a dos outros, não apenas a nível individual, mas também coletivamente, sendo por isso em geral tolerantes para com outros modos de ser e de viver. Sendo, no entanto, um signo fixo, Aquário tem muita dificuldade em abrir mão de ideias e valores que considera serem «os melhores» podendo,nesse caso, tornar-se mesmo um fundamentalista, como é visível em muitos revolucionários e como aconteceu, por ex., na Revolução Francesa durante o período conhecido como «le terreur» (o terror) em que muitos morreram devido a uma postura fundamentalista acerca da justiça e da verdade.

Os nativos de Aquário são excelentes amigos «de todos» isto é, são mais facilmente atraídos pelos relacionamentos em grupo com cujas regras se identificam, do que por relacionamentos estritamente individuais, pois têm uma forma impessoal de interagir, colocando-se sempre no plano geral , que sentem como mais «confortável» ou «fácil», ficando nervosos sempre que alguém, a nível de amizade ou romântico, lhes pede maior proximidade.

Quando, ao Ascendente em Aquário se associa a Lua também em Aquário, temos a pessoa tipicamente «distraída» de forma mais ou menos crónica. Esta associação produz muitas vezes um desligamento em relação à realidade concreta e imediata e uma pessoa que pode ser extraordinariamente eficiente a lidar com conceitos e ideias mas totalmente desastrada na resolução dos pequenos problemas do imediato. Aliás, não se trata apenas de falta de jeito para lidar com a realidade concreta, mas antes de uma dificuldade básica em assumir o plano concreto como «verdadeiro». Há em geral um centramento nas atividades relacionadas com o pensar e conhecer. Estas pessoas podem dedicar muito do seu tempo a estudar, a ler, a escrever, a pensar e tudo o que as retira deste reduto preferido é essencialmente aversivo ou «incompreensível». Passam, por isso, não poucas vezes, por pessoas desligadas, estranhas, «na lua» , etc.. Podem parecer aos mais pragmáticos , totalmente «fora da realidade» e, o que é mais estranho para essas pessoas, é que parecem não se importar nada com isso.

A Lua em Aquário encontra o seu sentimento de segurança na atividade intelectual e na comunicação e disseminação de ideias para os outros num plano mais alargado. A sua postura de «pensador» imparcial e impessoal que se coloca em geral numa perspetiva universalista dificulta a proximidade afetiva com os outros, que não compreendem, muitas vezes que, para estas pessoas, a proximidade se faz pela partilha das ideias e menos de forma física. A comunhão que estes nativos sentem é, principalmente, de caráter intelectual. As emoções surgem, em geral, produzidas pelos significados e não por outros fatores mais materiais.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 1ª casa. Num Ascendente em que a Lua é inimiga do seu regente, Saturno , esta posição não ajuda a saúde que pode ser frágil, obrigando a cuidados de alimentação específicos, ou a alguma dieta especial e também não facilita o sucesso individual. Indica, por outro lado, um interesse muito grande pela vida profissional e por um tipo de profissão na qual a prestação de serviços aos outros é uma característica dominante. Também revela, com frequência, uma infância difícil numa família por vezes com poucos meios.

A Lua está colocada na 1ª casa. Esta casa é a mais importante do horóscopo e, por isso, é necessário determinar a força da Lua antes de prever os seus efeitos embora a má relação da Lua com o regente do Ascendente seja, à partida um fator pouco positivo. No entanto , se a Lua estiver muito brilhante- Lua cheia ou até cerca de 3 dias antes ou após – poderá dar bons resultados: produzirá uma aparência física atraente com um rosto bonito e grandes olhos expressivos, inteligência elevada e uma natureza francamente sociável e amigável que garantirá larga popularidade. A pessoa poderá ter grande sucesso em profissões em que lida com o público. Esta posição da Lua também torna estes nativos mais sensíveis e emocionais do que seria de esperar. Mas também produz oscilações de humor que podem mudar repentinamente e sem uma causa aparente. A Lua forte na 1ª casa dá magnetismo e carisma e ajuda a manter uma boa saúde,aumentando a longevidade. Se a Lua estiver fraca ou se receber maus aspetos de outros planetas, pode existir instabilidade mental, bem como alguns problemas de saúde. A personalidade também poderá ser mais centrada em si mesma e pode ser mais difícil alcançar o sucesso,mesmo que o nativo trabalhe arduamente.

Quando, ao Ascendente em Aquário e Lua em Aquário se associa o Sol no signo Gémeos um signo também do elemento Ar, percebemos que esta personalidade é, não apenas inteligente e orientada para o plano do pensar, como pode realmente ser «filósofa», sentindo grande necessidade de refletir sobre o que vive para transformar essa reflexão em conhecimento orientador da sua vida. Estas pessoas frequentemente escolhem um tipo de vida em que a comunicação, a escrita, a investigação- muitas vezes também a invenção- ou o ensino se podem tornar o verdadeiro centro da sua vida e em que a ajuda de um parceiro- amigo, cônjuge, parceiro de negócios- pode te rum papel importante na sua atividade criativa.

O Sol no signo Gémeos produz uma curiosidade infindável, um desejo premente de descobrir e conhecer mas também de disseminar, tudo o que se descobriu. Esta pessoa não pretende manter o que aprendeu só para si, sente necessidade de partilhar com os outros. Aliás, partilhar conhecimento e a sua compreensão do mundo é a forma mais autêntica para estas pessoas, de se partilharem a si mesmas. Dão-se aos outros disseminando a sua compreensão mais fina e mais abrangente do que a da maioria, é esse o seu dom e o que de melhor podem dar de si aos outros. E essa partilha é o que os faz mais profundamente felizes.

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 5ª casa. Esta é uma excelente posição para ter sorte com as parcerias. Os «créditos por ações passadas» permitem a estas pessoas encontrar amigos, parceiros de negócios e um cônjuge que terão um papel muito positivo nas suas vidas: Esses parceiros são ainda pessoas ricas, atraentes, devotados e leais, inteligentes, etc. Estes nativos podem ganhar através desses parceiros. Também terão felicidade com os filhos desde que a 5ª casa e o Sol não sofram aflições e os filhos podem desempenhar um papel importante no destino individual. As parcerias de negócios serão bem sucedidas e o mesmo acontece com os relacionamentos amorosos.

O Sol está colocado na 5ª casa. Esta é uma posição excelente para produzir inteligência e capacidades criativas. Também pode indicar uma personalidade que é facilmente irritável e explode facilmente. Os textos antigos referem que estes nativos terão poucos filhos e que as mulheres com esta posição do Sol podem ter tido um nascimento difícil. Sendo o Sol um planeta maléfico natural, por vezes o excesso de autoritarismo pode perturbar a relação com os filhos e com os parceiros amorosos, sendo necessário prestar atenção às necessidades pessoais destes. Estes nativos sentem o desejo de governar os outros e podem dar excelentes políticos ou conseguir atingir uma posição elevada numa função governamental. Como o Sol rege uma casa kendra na qual um planeta maléfico pode dar excelentes resultados, estas pessoas são em geral movidas por elevados princípios, podendo ter inclinação espiritual profunda e agindo segundo o que é correto de acordo com esses valores.

Globalmente, esta personalidade é uma disseminadora de conhecimento, sendo esta partilha a sua forma padrão de contribuir para maior luz entre a humanidade.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário