Personalidade Básica Ascendente Aquário Lua Virgem Sol Caranguejo

aqv

O pedido a que respondemos hoje é uma combinação entre o elemento Ar, Terra e Água.

O Ascendente no signo de Aquário revela uma personalidade que tem por vezes dificuldade em lidar com os aspetos práticos da vida material pois este signo deixa a dimensão sensorial em plano secundário, vivendo no plano mental em primeiro lugar. A abordagem que faz da vida é intelectual e reflexiva, os nativos são pensadores e compreendem através do trabalho mental dos conceitos , mais do que pelos exemplos práticos. São teóricos e precisam de começar por este plano antes de se lançarem no plano do concreto. Esta característica faz com que, por vezes, se adaptem com dificuldade aos pequenos dissabores e problemas do dia-a-dia, a menos que tenham planetas em signos de Terra.

A personalidade de Aquário é social e muito sociável. Estas pessoas gostam de estar em grupo e de fazer coisas em grupo, embora seja possível encontrar alguns que procuram demarcar-se da sociedade em geral e optam pela excentricidade na aparência e no comportamento. Mas, quando isto acontece, a razão deve-se a não encontrarem, no seu contexto social, nenhum grupo com o qual se sintam identificados. Nesta circunstância, não é raro vê-los juntar-se a alguma «sociedade secreta» do tipo da Maçonaria ou outras relacionadas com a aquisição de conhecimento esotérico ou qualquer «irmandade» cujos princípios orientadores e valores estão de acordo com o que querem alcançar. Estas pessoas são profundamente idealistas, no sentido em que o que concebem no plano do pensamento é mais real do que o que os sentidos lhes mostram e, como se situam mentalmente no plano do «dever ser» mais do que no plano do que é, são capazes de dedicar muito esforço e trabalho na concretização dos seus ideais, o que explica que muitos revolucionários da História tenham a marca forte de Aquário. Além disso, são intuitivos em relação ao futuro e veem antes da maioria as possibilidades que este pode desenvolver.

Os nativos de Aquário são conhecidos pelo amor que têm pela liberdade e pela dificuldade em aceitar limites de qualquer espécie, sejam estes de caráter coletivo ou individual. Assim, muitas vezes optam por não casar, preferindo um tipo de ligação em que não existe uma estrutura fechada do relacionamento e em que a liberdade dos parceiros é mantida. Além do mais, não se prendem emocionalmente de foma muito intensa a ninguém, pois a sua dimensão emocional funciona agregada ao plano mental das ideias partilhadas e a uma boa comunicação pelo que permanecem normalmente em qualquer relação com laços que são menos difíceis de quebrar do que acontece com outros signos. E, se sentirem que os parceiros pessoais exigem demasiado da sua capacidade de compromisso, são capazes de desistir da relação para não se sentirem pressionados. Estes nativos sentem-se pouco à vontade quando se trata de expor a sua individualidade, adotando por isso um estilo muito impessoal e distante que pode induzir em erro os que lhes são próximos. Na verdade, estas pessoas têm sentimentos como todos os outros mas é-lhes difícil revelá-los aos outros.

Quando, ao Ascendente Aquário se associa a Lua em Virgem, temos dois elemenos da personalidade bastante diferentes embora Aquário possa apreciar a meticulosidade de virgem e a capacidde desta para analisar ao pormenor todas as ideias e, mais ainda, a sua eficácia na concretização das mesmas. O desejo de perfeição do signo Virgem também se coaduna muito bem com o idealismo aquariano. Porém, o pragmatismo de Virgem e a sua dimensão «terra -a-terra» são uma faceta que colide muitas vezes com o afastamento de Aquário em relação ao plano terreno. Assim, podem surgir, de vez emquando, facetas opostas nesta personalidade, que nem sempre são fáceis de entender pelos outros.

A Lua em Virgem é pragmática e eficiente, ocupando-se em tornar o ambiente concreto próximo bem organizado e é focada nos resultados, mais do que nas teorias ou explicações embora dê grande relevo à compreensão da realidade, fazendo-o no entanto para aumentar a capacidade de atuaçao eficaz no mundo à sua volta. Mas esta necessidade de relacionar os aspetos teóricos de explicação da realidade com os aspetos práticos ajuda bastante a personalidade com Ascendente Aquário a ser mais eficiente e integrada no quotidiano. De qualquer modo, o conhecimento, mesmo o conhecimento prático, é um ingrediente fundamental da forma como esta pessoa vê o mundo.

A Lua rege a 6ª casa e está colocada na 8ª. Esta posição não favorece a saúde, podendo existir doença crónica. Estes nativos encontram também, ao longo da vida, pessoas ciumentas e/ou invejosas que se revelam muitas vezes como inimigas. Se tiverem algum negócio os trabalhadores dependentes podem ser desonestos e causar perdas no negócio. Torna-se também difícil beneficiar financeiramente dos parceiros, incluindo o cônjuge e, normalmente, é também difícil o acesso a heranças ou indemnizações. Pode haver dificuldades no emprego, causadas sobretudo por maus colegas ou subordinados.

A Lua está colocada na 8ª casa. Esta não é uma boa posição para a Lua, pois diminui o bem estar geral e a sorte da pessoa. A menos que a Lua esteja forte- numa fase brilhante, recebendo o aspeto de algum planeta benéfico- a paz mental pode ser diminuída com tendência para a depressão, embora a inteligência não seja afetada. Se a Lua receber aspetos de planetas maléficos, pode haver alguma doença crónica ou de longo termo. A nível psicológico, esta posição da Lua diminui a autoconfiança e podem existir alguns complexos psicológicos. A relação com a mãe é também prejudicada e isso pode dever-se a doença desta ou a dificuldades de algum tipo que esta tenha que enfrentar. Pelo lado positivo, esta posição da Lua dá grande capacidade intuitiva e um interesse marcado pelos conhecimentos espirituais ou metafísicos. Se a Lua estiver forte, estes nativos podem receber heranças ou legados dos parceiros embora possam também ter despesas com isso. Pode haver dificudlade no relacionamento com mulheres e, quando o cônjuge é feminino, pode ser difícil o relacionamento com ele.

Quando, ao Ascendente Aquário e Lua Virgem se associa o Sol no signo Caranguejo, temos uma boa combinação entre o elemento da Lua e o elemento do Sol e esta personalidade ganha com o caráter afetivo que lhe é dado pelo Sol no signo de caranguejo. Há que contar, no entanto, com o facto de o Sol estar colocado na 6ª casa, sendo o regente da 7ª, o que pode trazer problemas para as parcerias em geral e para o casamento, pois indica a tendência para discórdia e falta de entendimento com os parceiros.

O Sol no signo Caranguejo mostra a necessidade destes nativos se relacionarem com os outros de forma maternal. Revela também a necessidade de dar e de receber afeto dos que são próximos e uma sensibilidade que, combinada com o crticismo da Lua em Virgem pode surgir com um cunho muito peculiar que é visto pelos que são próximos como «controlo» . Será necessário o regente do ascendente estar forte e bem colocado para que a independência natural de Aquário equilibre a necessidade de «tomar conta» da vida dos que são próximos e decidir por eles « o que é melhor para eles».

O Sol rege a 7ª casa e está colocado na 6ª casa. Esta é uma posição difícil para todas as parcerias pessoais e, no caso do casamento, produz discórdia, indicando a possibilidade muito forte de divórcio. O cônjuge pode ser doente. As parcerias em geral, incluindo as amizades, podem ser fonte de tristeza pois é difícil manter o entendimento com os parceiros. Por outro lado, esta personalidade oscila entre o afastamento frio/distanciamento em alguns momentos (Ascendente Aquário) ou o excesso de criticismo da Lua em Virgem com a necessidade de cuidar e de nutrir, de contacto afetuoso e maternal, revelado pelo Sol em Caranguejo em outros momentos. Será preciso encontrar um equilíbrio entre estes dois pólos, para poder manter relacionamentos estáveis.

O Sol está colocado na 6ª casa. Na medida em que esta personaldiade tende a atrair pessoas ciumentas ou invejosas e pode ter inimigos, esta é uma excelente colocação do Sol para esse efeito. Aqui, o Sol eleva-se contra todos os inimigos e opositores e vence-os. Esta colocação do Sol, se este estiver forte e sem aspetos de planetas maléficos pode mesmo permitir conquistar uma posição de poder dando autoridade, um cargo de chefia no emprego, vencer na área política, etc.. Esta posição não beneficia o pai do nativo mas dá a este grande capacidade de trabalho e foco nos objetivos a alcançar . Pode haver alguns problemas de saúde e alguns problemas de visão. Alguns nativos escolhem uma carreira de prestação de serviços em que a utilidade do que fazem para os outros assume um papel relevante. Pode também existir o desejo de melhorar todas as áreas da sua vida e um desejo de purificação física e material, que leve a desenvolver um estilo de vida mais puro e saudável.

Globalmente esta é uma personalidade que tem alguns desafios a resolver , nomeadamente ao nível dos relacionamentos pessoais, que apresentarão, provavelmente, o tipo central de liçoes que ela precisa de aprender, nesta jornada terrena.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário