Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Gémeos e Sol Caranguejo

caa

Hoje respondemos a um pedido dos leitores para uma personalidade básica que combina os elementos Água e Ar e na qual é o elemento da Lua que se torna dissonante na combinação.

O Ascendente no signo Peixes torna a adaptação à vida quotidiana um pouco mais problemática do que para outros signos pelas características de «evasão» que gera na personalidade, que gosta de se alimentar de fantasia e de ideais românticos, religiosos e/ou metafísicos. Estas pessoas precisam de uma mediação entre elas e o «mundo concreto» com todas as exigências práticas para as quais não sentem especial motivação nem interesse. E essa mediação é-lhes dada pela idealização, pela fantasia , pela arte, pela religião, etc., de acordo com a sensibilidade específica de cada um. O que não conseguem, em geral ,fazer é lidar de forma imediata e rápida com as exigências desse mundo pragmático feito de funções e de utilidades e cujo ritmo de funcionamento é, também, muito mais elevado do que a sua capacidade de resposta. Não é que estes nativos não sejam capazes de responder a essas necessidades mundanas, mas precisam de um processo intermédio para se convencerem, internamente, de que isto ou aquilo tem que ser feito. Porque a sua relação imediata não é com esse mundo de utilidades e de necessidades materiais. O plano em que se situa a sua mente está afastado disso e de cada vez que são chamados a fazer alguma coisa têm que «regressar» primeiro: da sua própria fantasia onde se encontravam, de alguma outra tarefa que faziam e que lhes dava mais prazer, etc., o que interessa marcar é que a sua disponibilidade imediata nunca está centrada no mundo material à sua volta e é praticamente impossível alterar isso.

As pessoas com Ascendente Peixes possuem uma sensibilidade muito desenvolvida, tanto no plano emocional como psíquico e captam muitas vezes aspetos da realidade que são desconhecidos para a maioria, sendo também bastante mais suscetíveis de ser influenciadas pelos aspetos subtis da realidade. Esta característica faz com que sejam vulneráveis ao sofrimento, tanto o seu como o dos outros pois apreendem-se a si mesmas como estando emocionalmente ligadas a todo o plano cósmico. Assim, sentem empatia com a dor a a alegria dos outros, tornando difícil, por vezes, gerir a sua própria identidade e separar o seu sentir do sofrimento geral que captam à sua volta. Esta abertura ao sofrimento torna-as compassivas e com a necessidade de fazer alguma coisa para diminuir o sofrimento geral dos seres, encontrando-se muitos nativos de Peixes empenhados a ajudar os outros, sobretudo quando se trata de pessoas que sofrem.

A sensibilidade dos nativos de Peixes aos ambientes em que se encontram e o facto de serem influenciados psiquicamente por esses ambientes dá deles uma imagem de pessoas vulneráveis e facilmente influenciáveis. Muitos sentem -se compelidos a dar o seu contributo para «salvar o mundo», fator muito comum na simbologia deste signo e podem fazê-lo através da participação em ações de voluntariado, de atividades religiosas ou através da arte ou entretenimento, atividades que contribuem para trazer alegria ou a dispersão de sentimentos negativos. Essencialmente, querem fazer com que os outros se sintam felizes. Porém, nem sempre conseguem fazer o mesmo por si próprios, podendo facilmente entrar em depressão ou procurar apoio em meios menos positivos para aguentar o impacto das exigências da vida terrena como acontece com o álcool e outras substâncias escapistas.

E se o (a) leitor(a) neste momento achar que estamos a dizer que os nativos de Peixes são «desadaptados deste mundo» talvez isso seja em grande parte verdade pois sentem que a realidade que desejam está fora de alcance em termos totais e aquela que lhes é imposta já não lhes interessa.

Quando, ao Ascendente Peixes se associa a Lua em Gémeos, esta é , apesar de os elementos do Ascendente e da Lua não se misturarem facilmente entre si, uma combinação benéfica para esta personalidade porque o signo Gémeos tem por função organizar o mundo ambiente terreno e, por esse facto, traz o nativo de Ascendente Peixes para a terra e fá-lo gostar de lá estar.

A Lua em Gémeos sente uma necessidade compulsiva de falar e de comunicar, observa cuidadosamente o que se passa à sua volta para o reportar. Não guarda segredos e tem, por isso, fama de lançar mexericos, pois a sua enorme curiosidade leva-a a «apanhar» todos os pormenores do que se passa à sua volta e depois não se consegue conter, disseminando a informação de imediato, entretendo-se em dá-la a conhecer até aparecer outra informação que lhe mereça o mesmo interesse. Gosta de conhecer mas cansa-se depressa daquilo que já «não é novidade» e anda sempre na crista da onda com as últimas novidades que se passam à sua volta. É rápida a compreender e a apreender e rápida a partilhar e, nos tempos atuais, é uma consumidora ávida das redes sociais: tirar o telemóvel ou gadget semelhante a esta personalidade é o mesmo que tirar-lhe o ar para respirar: simplesmente não consegue viver. É o tipo de personalidade viva, alegre e entusiasta, sempre cheia de energia para dar a sua opinião e comentar tudo e todos. É espirituosa e talvez um pouco cansativa para os que têm muitos elementos nos signos de Terra ou Água pois não são capazes de acompanhar o seu ritmo por vezes alucinante quando começa a falar sobre alguma coisa: quando estes finalmente «apanham» o que quer dizer, já ela partiu para outra ideia e está num contexto completamente diferente. Convenhamos que pode ser frustrante. Para os outros signos, bem entendido, pois a Lua em Gémeos não fica nada afetada por isso. A sua autoestima é elevada e a convicção da superioridade da sua inteligência também.

A Lua rege a 5ª casa e está colocada na 4ª casa o que faz dela um planeta yogakaraka, Se a Lua estiver brilhante na fase do nascimento, a relação com a mãe é feliz e esta constitui um importante pilar de apoio para a felicidade pessoal. Esta posição da Lua permite obter casas, terras, veículos e todo o tipo de bens de luxo e de conforto ; uma boa instrução e finais felizes, sejam estes quais forem bem como um final da vida pacífico.

A Lua está colocada na 4ª casa. É a melhor colocação da Lua, pois obtém força direcional (dig bala). Esta posição da Lua, desde que esteja sem aflições e tenha alguma força, permite aos nativos sentirem-se felizes. Haverá uma relação próxima com a mãe e serão obtidos benefícios através dela. Esta posição também indica felicidade da mãe e vida longa desta em termos potenciais. Em relação ao caráter, esta posição dá um bom coração, generosidade e ternura. A pessoa terá facilidade em adquirir todo o tipo de bens e de propriedades e terá acesso a todos os luxos e confortos. Será obtida também uma boa posição na carreira e status social. Estes nativos sentem também preocupação pelo «bem comum» e podem dedicar-se a atividades em favor de outras pessoas, em termos filantrópicos. Normalmente há também uma boa educação, que permite obter um grau académico. Esta posição favorece ainda as heranças de bens familiares e permite ganhar a vida com sucesso através do trabalho da terra, tanto na agricultura como na jardinagem e afins. Há também, em geral, apego pelas tradições familiares e uma ligação forte com a comunidade a que se pertence e um marcado gosto pela vida do lar e por ter uma casa que ofereça segurança a todos os níveis.

Quando, ao Ascendente Peixes e Lua em Gémeos, se associa o Sol no signo de Caranguejo, as características de afetividade, apego pelas tradições e pela memória do passado tornam-se mais acentuadas. Esta personalidade tem apreço pela lembrança das suas raízes e valoriza a família como o seu contexto básico de ser.

O Sol no signo Caranguejo articula-se muito bem com a energia do signo Ascendente Peixes, produzindo uma natureza afetiva e protetora em relação aos demais principalmente os familiares próximos e os subordinados, que tende a considerar como membros da família e com os quais mantém uma relação pessoal, conhecendo-os pelo nome e sentindo-se responsável por eles.

Os nativos com um dos elementos da personalidade básica em Caranguejo podem ter um excelente talento executivo e são bons líderes mas gostam de gerir o seu negócio como gerem a família: «tomando conta» dos subordinados e dos seus interesses, cuidando de que eles desempenham bem as suas funções mas sem que percam a sua humanidade , tratando de que também se sintam bem acolhidos no local de trabalho. Dar e receber proteção é um aspeto importante da vida destas pessoas e são bastante eficazes a gerir a sua vida e a dos outros pensando também na perspetiva de que todos se sintam bem a fazer o que fazem.

O Sol rege a 6ª casa e está colocado na 5ª casa. Esta não é uma posição muito boa para a relação com os filhos e a tendência para exagerar na «proteção» e cuidados dos filhos pode ser mal recebida por estes . Estes também podem ser doentes ou ter dificuldades de aprendizagem, tornando o percurso educativo deles algo problemático. Esta posição também prejudica os relacionamentos amorosos, que tendem a ser conflituosos. Também não é uma boa posição para ganhar ao jogo nem para fazer investimentos de risco que podem implicar perdas. Por outro lado, é uma excelente posição para manter a saúde , podendo existir um conhecimento intuitivo de aspetos de medicina e de saúde que se trazem do passado. O trabalho por conta de outrem é favorável, trazendo bom retorno. Os inimigos e opositores serão em geral vencidos, desde que não haja aflições ao Sol ou à 5º e 6ª casas.

O Sol colocado na 5ª casa dá uma boa inteligência e capacidade criativa e, sendo o regente da 6ª casa, haverá boa inteligência para os assuntos práticos. A relação com os filhos, que podem ser poucos, segundo a tradição, pode ser perturbada, provavelmente devido à impaciência que «nasce» facilmente quando se dá a relação com eles. Algumas pessoas com esta colocação do Sol podem ser indulgentes e passar a vida na procura de prazeres. Esta posição do Sol dá carisma e capacidades de liderança, os nativos gostam de governar os outros, podendo mesmo escolher uma carreira na área da política para concretizar esse desejo. Os textos clássicos referem que o sucesso nesta área provém de créditos para esse efeito trazidos do passado. Se o Sol receber bons aspetos e estiver, além disso, forte, haverá uma inclinação para praticar boas ações e para manter princípios espirituais elevados. Pode existir um desejo interno para vaguear sem um estilo de vida fixo e não criar raízes em nenhuma terra em particular. Estes nativos também podem receber benefícios do pai.

Globalmente, esta é uma personalidade básica vocacionada para a relação com os outros e com o público alargado, mas também para manter um ambiente de segurança material e emocional, podendo ser bastante feliz, por receber os benefícios de Poorvapunya ou crédito por ações passadas, o que facilita também o seu sucesso neste mundo.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário