Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua Peixes e Sol Aquário

acv

Respondemos a um novo pedido dos leitores, hoje com a análise de uma personalidade básica composta pelos elementos Fogo, Água e Ar.

O Ascendente no signo Sagitário indica habitualmente um propósito de vida ligado ao desenvolvimento espiritual, pelo qual os nativos crescem em compreensão da realidade que os rodeia e dos outros. Estas pessoas são geralmente amáveis, tolerantes, otimistas e generosas, sendo simpáticas para a maioria. Regem-se também por crenças e princípios firmes, embora não sejam dogmáticas, não comprometendo esses princípios por objetivos de ordem prática, isto é, dão mais importância aos aspetos éticos e à justiça do que aos ganhos que podem obter em termos materiais. Deste modo, a menos que Júpiter, o regente do signo, esteja severamente aflito e fraco, são pessoas que querem ter uma existência autêntica e da qual procuram erradicar toda a mentira, manipulação ou falta de transparência.

Este gosto inato pela «verdade», torna estas pessoas francas e abertas, muitas vezes ingénuas e crédulas pois, não tendo qualquer tendência para o calculismo de intenções, tendem a julgar os outros, à primeira vista, como sendo também assim .o que lhes traz diversos dissabores: por um lado porque uma grande parte dos seres humanos com que se cruzam, não tem o mesmo respeito irrepreensível pela «verdade»; por outro porque, logo que detetam intenções veladas que são desmentidas pelas ações de alguém, as denunciam de imediato, de forma brutalmente frontal. Mentir a estes nativos é passar um atestado de óbito irreversível a qualquer relacionamento que exista entre eles e outras pessoas. Os nativos de Sagitário são ingenuamente confiantes mas, logo que descobrem que são enganados, cortam de imediato qualquer ligação com quem lhes mentiu e não há , em geral, volta a dar- a confiança perdida em alguém é perdida em definitivo.

Júpiter, o regente de Sagitário, dá a estes nativos uma sabedoria natural, que eles vão desenvolvendo com a experiência e que gostam de apresentar como exemplo aos outros. Gostam de ensinar, seja essa ou não a sua profissão e, por isso, por vezes tornam-se algo impositivos nas suas opiniões pois acham natural que sejam os outros a aprender com eles e não o inverso. Também gostam de expandir os seus horizontes em todos os sentidos. Sendo um signo mutável, Sagitário no Ascendente produz uma existência na qual os seus nativos se deslocam com frequência ; gostam de mudar , de viajar, de conhecer lugares e seres diferentes e de levar com eles a sua consciência para que esta também se expanda em conhecimento e compreensão. São filosóficos por natureza mas a sua maneira de comunicar é agradável e tolerante com opiniões contrárias ou modos de ser diferentes do seu. Estes nativos podem viajar muito e cada viagem é como uma enciclopédia a desdobrar-se em múltiplas rubricas e conhecimentos. Apreciam a Natureza e dão tanta importância ao mundo natural como ao mundo humano, alimentando-se da ligação entre ambos. Também gostam de desporto, sobretudo ao ar livre, de dar grandes caminhadas na natureza, onde se sentem mais próximos da transcendência ou do divino, pelo qual sentem atração irrecusável embora não sejam necessariamente religiosos. São também bons amigos, talvez mais bons amigos do que maridos e esposas no sentido convencional porque precisam de se sentir livres de todos os condicionalismos que não sejam estabelecidos por eles próprios: a liberdade de agir e de ser é um dos princípios mais importantes da vida destas pessoas e não conseguem ser felizes se esta lhes for retirada.

Quando, ao Ascendente Sagitário, se associa a Lua em Peixes, temos o mesmo planeta regente nestes dois elementos da personalidade, o que revela que Júpiter deve estar forte no horóscopo para esta personalidade poder desenvolver todo o seu potencial.

A Lua em Peixes é afetuosa e intuitiva e esta aptidão aumenta potencialmente as capacidades de compreensão destes nativos pois dá-lhes a possibilidade de aceder à «verdade» das coisas por insight, sem precisar de muitos raciocínios prévios, sobretudo quando está em jogo alguma coisa que estas pessoas desejam realmente compreender a fundo. Esta Lua acrescenta também compassividade à personalidade e uma ligação mais profunda aos outros, que muitas vezes está ausente no signo Sagitário. O elemento Fogo de Sagitário dá entusiasmo e motivação, energia para criar algo na grande ordem cósmica mas os seus afetos são menos físicos, estabelecendo-se pela harmonia dos valores e das ideias partilhadas. Sagitário não tem problemas em partir e deixar alguém que ama, em nome de algum novo projeto ou aventura na qual deseja participar. A Lua em Peixes, porém, desenvolve um apego mais profundo através das emoções e sente a falta do outro, sendo por isso um elemento que estabiliza a irrequietude de Sagitário e o torna mais dependente do outro e da necessidade ou falta que a separação em relação a ele lhe cria. A associação entre estes dois signos também pode gerar a necessidade de participar em alguma coisa mais elevada do que os meros objetivos individuais, levando a pessoa a querer contribuir de algum modo para melhorar a ordem social, resolver problemas de injustiça ou simplesmente de compaixão para com os que são menos favorecidos pela sociedade. Em alguns casos, nos nativos com menor desenvolvimento espiritual, esta Lua pode levar ao desenvolvimento de uma religiosidade que pode tornar-se dominante na vida individual. Em alguns outros casos, também a pessoa pode sentir o apelo para levar uma vida espiritual algo separada do mundo, totalmente dedicada ao desenvolvimento espiritual, como acontece na vida monástica.

A Lua rege a 8ª casa e está colocada na 4ª casa. Esta não é uma posição muito feliz para a relação com a mãe, nem para as áreas em geral do horóscopo porque a Lua rege uma casa maléfica e está colocada na casa da felicidade pessoal, lançando aspeto para a casa da carreira, podendo por isso indicar problemas nestas áreas. Pode prejudicar os aspetos materiais da existência, não facilitando a aquisição de casa, veículo ou terras, diminuindo os confortos e luxos a que se acede na vida, dificultando receber herança por parte da mãe. A educação pode ter passado por interrupções e dificuldades de acesso. É no entanto uma excelente colocação para a vida espiritual, podendo haver uma inclinação muito forte para o estudo de conhecimento oculto. A intuição pode ser extraordinária. Segundo a tradição, estes nativos terão longa vida, tornando-se mais espirituais e ascetas na maturidade . Têm também uma boa vida sexual.

A colocação da Lua na 4ª casa é a melhor colocação da Lua, na qual esta obtém força direcional ou dig bala. Não fosse a Lua regente da 8ª casa e esta posição asseguraria felicidade e uma relação próxima com a mãe. Esta posição também favorece em geral a carreira, permitindo chegar a uma posição de destaque, com popularidade. As mulheres serão relevantes na sua vida e contribuirão para mudanças significativas no modo de ser pessoal. Será necessário analisar a força da Lua no horóscopo pessoal para avaliar se os efeitos da Lua poderão ser positivos nesta personalidade, embora , dada a regência da 8ª casa, os efeitos d a Lua sejam, mesmo nesse caso, provavelmente mistos. Uma Lua forte poderá permitir o acesso a herança da mãe ou a benefícios de outras mulheres.

Quando, ao Ascendente Sagitário e Lua Peixes, se associa o Sol no signo de Aquário, percebemos que esta personalidade é mais orientada para os aspetos do conhecimento , da sensibilidade estética e humana do que para a dimensão prática. É pensadora e criadora mais do que executora dos aspetos concretos. É provavelmente muito idealista e filosófica ou religiosa, vivendo mais no plano das ideias e dos sentimentos do que no plano material da resolução dos pequenos problemas do dia- a- dia. Precisará que outros concretizem o que pensa e cria pois terá talvez pouca apetência para lidar com os aspetos materiais da vida.

O Sol em Aquário leva o indivíduo a identificar-se com as causas sociais ou universais da humanidade, numa dimensão coletiva que ultrapassa as necessidades individuais. Os valores, os ideais que movem esta personalidade envolvem sempre os outros como um todos, sendo menos fáceis as relações pessoais. A Lua ajuda a equilibrar esta dificuldade mas , numa personalidade em que dois dos elementos são Fogo e Ar, será provável que , umas vezes, estas pessoas pareçam muito próximas e envolvidas na interação com alguém em particular e, no momento seguinte, estão completamente noutra esfera de realidade, distante do «aqui e agora». Estes nativos sentem-se mais confortáveis a pensar e até a sentir uma realidade abstrata e transcendente do que uma realidade palpável e imediatamente acessível. Para os que os rodeiam, nem sempre é fácil perceber o que lhes vai na mente ( e menos ainda na alma, que se coloca à distância do concreto). Focam-se mais no seu mundo mental do que no mundo dos sentidos e isso afasta-os dos indivíduos mais envolvidos na existência material.

O Sol rege a 9ª casa e está colocado na 3ª casa. É uma excelente colocação, capaz de compensar a posição da Lua e a sua condição funcional menos positiva. O Sol está bem colocado por casa e lança aspeto para a casa que rege, o que dá sorte, permite realizar os desejos e ambições sem muito esforço, dá um excelente relacionamento com irmãos mais novos, coragem e uma vida cheia de aventuras bem -sucedidas. Esta posição acentua co caráter espiritual dos nativos e indica uma boa situação do pai que pode ser rico , influente e/ou espiritual e regido por princípios elevados. O nativo é também uma pessoa que age orientada pelos seus princípios, aplicando naquilo que faz as ideias e valores em que acredita.

A colocação do Sol na 3ª casa indica grande determinação e coragem, bem como ambição e o desejo de alcançar uma posição de autoridade. Há em geral grande motivação e firmeza nos propósitos a atingir.

Globalmente, esta é uma personalidade cujo desenvolvimento é essencialmente espiritual /mental e cuja felicidade depende mais da realização dos seus ideais e valores do que da concretização de aspetos materiais. Estes não são, no entanto, negados, podendo mesmo haver sorte na sua consecução.

9 opiniões sobre “Personalidade Básica Ascendente Sagitário Lua Peixes e Sol Aquário”

  1. boa noite,
    seria possivel uma analise da seguinte configuração: ASC em sagitario SOL em escorpião LUA em peixes
    agradeço desde ja!

  2. Nossa, muito bom!!! Muito obrigada pela sua contribuição neste processo (eterno) de autoconhecimento. Sou aquariana com ascendente em Sagitário e lua em Peixes, e posso dizer que meu maior sonho, o grito da minha alma, diz respeito a ajudar a hunanidade em algum aspecto mental/espiritual. Saio daqui mais feliz por saber que estou no meu caminho, na minha busca. Gratidão!

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário