Planetas de Sucesso- Ascendente Escorpião

intuit

Continuamos a série de artigos sobre os planetas de sucesso para cada signo Ascendente. Para ver uma introdução sobre este tema, por favor leia o nosso primeiro artigo.

O Ascendente Escorpião tem regência de Marte que está exaltado  (28º )  no signo Capricórnio, está no próprio signo em Escorpião , no signo Carneiro (12º a 30º ) e no signo Mooltrikona (de 0º a 12º) de Carneiro. Marte dá aos nativos grande intuição e perspicácia para apreender o lado subtil e secreto das coisas, determinação e disciplina, ausência de medo, grande autocontrole, intensidade nas emoções, energia, dinamismo e capacidade de liderança, agressividade e rapidez na autodefesa.  Quando está forte, permite uma saúde boa e constituição forte, grande vitalidade, boa estabilidade financeira. Os nativos de Escorpião gostam de manter em segredo os aspetos da sua vida pessoal e íntima, são introvertidos, perseverantes, impacientes com os outros, sorriem raramente. Gostam de manter o silêncio embora possam interromper abruptamente uma conversa se sentirem que estão a ser «atacados» ou de algum modo provocados ou prejudicados. São ainda vingativos, guardando ressentimento de todas as «afrontas» que os outros lhes fazem e  são inimigos poderosos.

Este Ascendente tem Vénus e Marte, para além  dos nodos Rahu e Ketu, como planetas funcionais maléficos. Alguns investigadores, tanto na tradição da Jyotish (o sábio Satyacharya, por ex.,) como na atualidade, consideram Marte como planeta neutro e não inimigo, devido à regência do signo Ascendente. Será, no entanto, necessário que esteja bem colocado e forte no horóscopo, para produzir bons efeitos caso contrário atua como maléfico.  O Sol, a Lua, Júpiter  e Saturno são planetas funcionais benéficos. Na análise sistémica, do investigador V. K. Choudhry Júpiter tem força adicional, atuando como um «planeta como o Sol».  A  Lua, quando conjunta com o Sol,   torna-se um planeta yogakaraka, trazendo efeitos benéficos sempre que transita pelos pontos fortes do horóscopo.

Quando Marte está colocado na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casas  e próximo do ponto mais efetivo dessas casas ( para saber qual é este ponto, basta ver o grau em que se encontra o Ascendente. Esse grau, em todas as outras casa, é o ponto mais efetivo das mesmas)  o nativo torna-se  manglik  pois Marte rege a maléfica 6ª casa.

O Sol rege a 10ª casa e estes nativos têm em geral sorte na área profissional recebendo benefícios das autoridades e do governo, mesmo quando o Sol não é muito forte. Quando é forte, alcançam boas posições de liderança, na administração pública e organismos estatais ou instituições respeitadas e status elevado, ganhando facilmente uma boa quantidade de dinheiro. Quando o horóscopo o permite, podem mesmo atingir grande popularidade e excelente reputação.

A Lua rege a 9ª casa e indica a sorte do nativo nesta vida, bem como o status do pai. Uma Lua forte revela grande potencial para subir na vida e alcançar sucesso ao mesmo tempo que o nativo desenvolve princípios éticos elevados e atua de forma correta e justa. Se a Lua estiver colocada no signo de exaltação ou no próprio signo, os nativos nascem numa família com pais influentes, gozarão de boa sorte geral na vida e serão felizes no casamento desde que Saturno e Júpiter, os planetas mais benéficos para este Ascendente, não recebam maus aspetos nem estejam fracos no horóscopo. Se estiver conjunta com o Sol  torna-se um yogakaraka, trazendo eventos felizes sempre que transita pelos pontos fortes do horóscopo e ajudando o sucesso geral no plano material, contribuindo também para um bom status e reputação do nativo.

Mercúrio rege a 11ª casa e também a 8ª casa. Este planeta indica flutuações nos rendimentos e amigos pouco fiáveis. Estes darão pouco apoio e merecem fraca confiança e o mesmo acontece com os irmãos mais velhos, quando existem. A realização dos desejos e ambições são difíceis para estas pessoas, a menos que Mercúrio esteja forte no horóscopo, situação em que, apesar de alguns altos e baixos na área financeira, estas pessoas obtêm bons rendimentos , sobretudo quando o Sol e a Lua também são fortes. Neste caso, os nativos revelam grande talento para os negócios e terão bons amigos, preenchendo também os seus maiores desejos.

Marte tem o seu signo Mooltrikona na 6ª casa   e precisa de estar forte para garantir boa saúde, boa constituição física, energia e vitalidade. Quando é forte e está bem colocado, além dos aspetos referidos também ajuda a vencer oponentes e inimigos, permite manter uma boa posição financeira e sem dívidas, alcançar sucesso em profissões que implicam liderança e autoridade e sucesso nos empreendimentos de negócios, sobretudo à medida que o tempo passa e os nativos ultrapassam algumas dificuldades e bloqueios ( a 6ª casa é uma casa upachaya ou de crescimento,  além de ser uma casa dusthana).  Um Marte forte dá também gosto pelo exercício físico e estas pessoas gostam, em geral, de manter a boa forma. Quando  Marte está conjunto com o ponto mais efetivo da 1ª, 2ª, 4ª, 7ª , 8ª ou 12ª casa,  aflige o nativo com o dosha de Marte.

Vénus  rege a 12ª  casa, ocupada  pelo seu signo Mooltrikona e a 7ª casa . Quando Vénus está forte bem como as casas que rege e a casa onde está colocado e não recebem aspetos de Rahu/Ketu nem de Marte, sobretudo no seu ponto mais efetivo (e quando o regente da casa ocupada por Vénus também é forte).  Quando assim é, os nativos podem ter sucesso em país estrangeiro, casar com alguém oriundo de país estrangeiro, fixar estadia com sucesso em país estrangeiro ou formar boas parcerias de negócios com parceiros estrangeiros.  Além disso, vénus também permite o acesso a todos os confortos e luxos, assegurando ainda felicidade conjugal e nas parcerias, desde que Júpiter e Saturno também sejam fortes..

Júpiter   rege a  e a 5ª casas. Quando está forte e bem colocado assegura um status elevado, uma educação e instrução académica cuidada e bem sucedida, sorte trazida por créditos de ações passadas que assegura boa situação financeira, inteligência, criatividade, filhos que darão felicidade e excelente ambiente familiar, bem como  a obtenção de cargos de autoridade. Também assegura sucesso em terras estrangeiras e permite uma carreira em que a pessoa brilha pelos conhecimentos e pelo mérito pessoal. Os seus trânsitos pelos pontos fortes do horóscopo trazem eventos positivos de longa duração relacionados com as casas que rege e a casa onde está colocado.

Saturno rege a 3ª e a 4ª casas  orientando os esforços pessoais para possuir bens móveis e imóveis. A segurança destes nativos está menos no conforto emocional do que no desejo de acrescentar mais propriedade à que  já possuem.  A educação  é em geral  formal e há provavelmente alguma distância emocional da mãe, bem como uma ênfase no dever e na responsabilidade e estes nativos podem ser chamados a assumir responsabilidades mais cedo do que a sua idade biológica deveria permitir, habituando-se desde cedo a pensar «como adultos» e a estabelecer objetivos que lhes permitem ganhar influência efetiva e alargada. Quando é forte, nascem em famílias com influência e têm acesso a uma educação cuidada, tendo a oportunidade de ter sob as suas ordens muitos subordinados. Podem também obter muitos bens, tanto por herança como pelo trabalho individual.

Para este Ascendente, Saturno  e Júpiter  têm que estar fortes no horóscopo para permitir alcançar sucesso  e felicidade . A Lua também tem que ser forte  para que possam desenvolver todo o seu potencial e alcançar a felicidade.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário