Personalidade Básica Ascendente Leão Lua Escorpião e Sol Gémeos

 

leo

Na resposta a mais um pedido dos leitores hoje analisamos uma personalidade que combina os elementos Fogo , Água e Ar.

O Ascendente no signo Leão  é uma vantagem à partida porque se trata de um «signo real» e os seus nativos têm , em geral, um bom contexto de vida em termos materiais, no momento do nascimento. Têm ainda, muitas vezes, sorte no plano material, usufruindo de benesses e confortos que não estão disponíveis para muitos.

Os nativos com Ascendente Leão têm uma postura aristocrática e orgulhosa, sentindo a necessidade instintiva de se destacar da multidão. Precisam de se sentir únicos, grandiosos de algum modo e essa necessidade pode levar os outros a percebê-los como snobs, vaidosos, elitistas. E eles são tudo isso mas podem também ser generosos, afetuosos e protetores, quando sentem que os outros são, de algum modo, «seus».  Em cada alma de um nativo de Leão existe o impulso para se tornar o centro da vida dos outros, um pequeno Sol que distribui sobre esses outros a iluminação da sua magnificência e singularidade. Não admira por isso que estas pessoas façam tudo ao seu alcance para ter os «holofotes» colocados sobre si a todo o instante e que gostem que falem delas e que  todos se apercebam da sua existência. A cada momento, todo o seu ser se manifesta numa explosão de gestos que pretende, conscientemente ou inconscientemente, lembrar «eu estou aqui e sou único(a) e fabuloso(a) por isso olhem para mim e admirem-me». É claro que, nesta necessidade está implícita também a insegurança que carece de confirmação: Leão é o signo que simboliza a construção da identidade pessoal, a estruturação do eu e, nesta pessoas, essa identidade é demasiado frágil ainda e a tarefa destes nativos é dar-lhe consistência e substância e eles  só podem alcançar isso através dos outros: o olhar favorável dos outros sobre si próprios é o espelho positivo no qual se veem e tudo o que pode ser visto como afetação nos seus modos e atitudes é reflexo da insegurança inicial em relação ao seu próprio valor como indivíduos.

Um outro traço ifrequente da personalidade dos nativos de Leão é  o seu gosto pelo fausto, pelas festas e por aquilo que alguns consideram ser alguma teatralidade da sua imagem. Estas pessoas são essencialmente atores, representam os papéis que se atribuem a si mesmos e que revelam, muitas vezes mais o que desejariam ser do que o que são. «Jogam a ser» este ou aquele personagem na tentativa de encontrar algum com o qual se sintam identificados e que, finalmente, os consiga definir. Muitos são atores sem dar por isso e a causa é sempre a mesma, procurar o seu verdadeiro rosto, por entre as mil e uma faces que são capazes de criar e descobrir. Se não conseguem, a partir de certa altura, identificar-se com modelos significativos e, dessa forma, autodefinir-se de modo mais permanente, podem sentir interiormente uma espécie de vazio, criando , desse modo, a impressão de serem superficiais ou frívolos.

De maneira geral ,os nativos de Leão  são divertidos e gostam de levar a vida de forma ligeira e sem muitos aborrecimentos. São amantes de festas, da última moda exclusiva ( o «pronto a vestir» não é para eles, se puderem evitá-lo), de gastar, não se coibindo de gastar largas somas de dinheiro em jogos e diversões e com a sua imagem. São criativos, independentes e podem ser bons líderes, quando amadurecem, levando os subordinados e colaboradores a desenvolver e  a concretizar muitas das  boas ideias que são capazes de criar.

Quando, ao Ascendente Leão, se associa a Lua em Escorpião,  temos dois elementos da personalidade dissonantes em termos de elementos  pois a água e o fogo excluem-se  mutuamente  mas temos algumas nuances de um e outro signo que podem fortalecer-se : por ex., Leão amua facilmente quando sente que os outros, em vez de «obedecer» ou segui-lo incondicionalmente, lhe fazem críticas ou o desconsideram mas, com a Lua em Escorpião, esta característica tende a agudizar-se e pode transformar-se em ressentimento e necessidade de vingança. A generosidade de Leão que  é capaz de perdoar quando o outro se mostra sinceramente arrependido  tende a tornar-se mais rígida e dogmaticamente assente na atitude de não perdoar as «falhas» dos outros e retribuir essas falhas de modo a «ressarcir-se» da «afronta». Leão e Escorpião são ambos signos fixos  e tendem a fixar-se nos seus juízos e a torná-los definitivos e irreversíveis. Assim, se esta pessoa sentir que alguém, com a sua ação, a prejudica, o ressentimento pode sobrepor-se a tudo o mais e não ser superado.

A Lua está debilitada no signo Escorpião. Isso significa que as características normalmente associadas à Lua como  o sentido maternal e protetor falham em grande parte e esta personalidade tem dificuldade em exprimir sentimentos que revelem a sua vulnerabilidade, sendo secreta  e disfarçando em geral o que verdadeiramente sente. As características espontâneas do Ascendente Leão podem também alterar-se e, ao invés de uma pessoa alegre e brincalhona podemos ter uma outra que fala menos do que seria de esperar e de vez em quando «espeta umas alfinetadas» comentando gestos ou afirmações dos outros,  normalmente com pouca empatia em relação a eles.

Este modo de ser pode revelar-se principalmente ao nível dos relacionamentos amorosos, que tendem a ser frequentes e importantes para estes nativos e que, quando correm mal por alguma razão, podem gerar um imenso ressentimento acompanhado de sofrimento interno disfarçado e não revelado. As feridas emocionais assim criadas podem durar muito tempo.

A Lua rege a 12ª casa e está colocada na 4ª casa. Esta é uma boa posição para os que estão no caminho do desenvolvimento espiritual mas indica um relacionamento difícil com a mãe que pode ter estado separada do nativo ou ter uma vida difícil. Também pode indicar muitas despesas com veículos, casa, terras, pode haver necessidade ,com esta posição, de arrendar a casa ou parte de propriedade. A felicidade pessoal é prejudicada bem como a carreira, que pode passar por mudanças e dificuldades. Em alguns casos, a pessoa pode ter um negócio de imobiliário.

A Lua está colocada na 4ª casa. Potencialmente, esta é a melhor posição para a Lua mas esta rege uma casa maléfica  e está debilitada. Assim, indica sofrimento por causa da mãe e esse sofrimento pode deixar feridas profundas nesta personalidade, levando-a a ter comportamentos cruéis em relação aos outros. Haverá dificuldade em manter a propriedade de terras , casas e veículos e estes, quando estiverem na sua posse, podem ter que ser vendidos  em diferentes fases da vida. Pode ainda haver dificuldade em completar a instrução e obter graus académicos. Os veículos tendem a dar problemas. Pode haver doença cardíaca ou alguma fragilidade a este nível.

Quando, ao Ascendente Leão e Lua em Escorpião se associa o Sol em Gémeos este fator pode ajudar a contrabalançar algumas fragilidades criadas pela posição da Lua pois trata-se também do regente do Ascendente que está bem colocado por casa.

O Sol em Gémeos articula-se bem com alguma teatralidade de Leão  gerando a necessidade de comunicar e de falar. Esta personalidade gosta de interagir e, embora seja mais secreta do que é o habitual nos outros signos que compõem a personalidade básica, ainda assim é muitas vezes expansiva , teatral, comunicativa e divertida. É inteligente e criativa  e pode ter o dom da escrita ou algum talento artístico. Sabe ser encantadora e dar de si uma imagem atraente embora possa esconder muito do que verdadeiramente sente pois a espontaneidade habitual de Gémeos é modificada pela reserva da Lua em Escorpião que mede muito bem o que deixa os outros verem de si. Assim, esta personalidade é um (a) ator (atriz) nato(a) e constrói continuamente imagens de si nas interações que mantém com os outros. Estas pessoas são curiosas, analíticas e gostam de aprender embora sejam em geral incapazes de permanecer muito tempo no mesmo assunto ou tópico. A articulação entre Leão e Gémeos pode produzir uma mente muito criativa para atuar por ex., em áreas ligadas à comunicação e ao marketing mas não necessariamente boas executivas, precisando de passar a outros as ideias que geram para a sua concretização.

O Sol rege o Ascendente e está colocado na 11ª casa.  Esta posição indica, quando o Sol é forte, que muitas oportunidades surgirão, para a realização dos desejos e maiores ambições e que a pessoa será bem -sucedida na maioria dos casos. Também indica que poderá alcançar riqueza e influência social e que tem boas competências para ganhar o seu sustento. Pode ter benefícios a partir de irmão(s)  mais velho(s). Trata-se ainda de uma pessoa fortemente motivada para alcançar o que deseja.

O Sol está colocado na 11ª casa. Esta é uma casa upachaya ou de crescimento, na qual os planetas maléficos dão bons resultados à medida que o tempo vai passando e, sendo o Sol um planeta maléfico natural, a sua colocação aqui assegura a aquisição de riqueza e a obtenção dos desejos materiais. Indica ainda uma personalidade forte e com grande capacidade de influência, capaz por isso de atingir uma posição elevada. Ganhar dinheiro e melhorar a sua posição pessoal é um forte motivo para estas pessoas que conseguem fazer isso através de vários meios diferentes e com sucesso. Estes nativos contam em geral com amigos influentes e ricos e vencem sem dificuldade oponentes e inimigos. Normalmente também têm sorte com os investimentos e podem ganhar bastante na atividade especulativa.  Também podem receber benefícios do governo. A colocação do sol na 11ª casa não favorece a existência de muitos filhos mas é favorável ao pai do nativo, indicando muitas vezes uma boa proximidade com ele e sorte e riqueza ou sucesso para o pai. À medida que o tempo passa, estes nativos podem conseguir uma posição cada vez mais respeitada e influente na sociedade, podendo também aumentar todas as suas posses.

Globalmente esta é uma personalidade destinada ao sucesso material e que terá que lidar com alguns aspetos subjetivos no sentido de descobrir um novo sentido de felicidade e tranquilidade interior

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário