Personalidade Básica Ascendente Peixes Lua Capricórnio e Sol Gémeos

fbb

Respondemos a mais um pedido dos leitores com uma nova personalidade básica que combina os elementos Água, Terra e Ar.

O Ascendente no signo Peixes apresenta alguns desafios para os que vivem neste plano terreno devido à simbologia do signo associada à «salvação» e à libertação dos laços terrenos. Em cada nativo de Peixes existe uma espécie de luta entre a necessidade de assegurar o conforto e a satisfação das necessidades da vida terrena e o impulso inconsciente de se libertar de tudo isso. Normalmente, esta luta acontece em simultâneo e o resultado pode ser um enorme stress difuso na vida destas pessoas, que se sentem desadaptadas em relação a todas as exigências do quotidiano. Elas estão, na verdade entre dois mundos: o mundo finito e material e a transcendência e o desejo interior de infinito e de transcendência, que podem procurar em diversas formas de expressão que vão da arte à religião ou ao simples devaneio da fantasia ou ainda quando algo corre mal, ao escapismo do álcool  e  das drogas. Assim, o meio em que se desenvolvem estas pessoas e a sensibilidade dos que cuidam delas desde a infância podem ser decisivos para determinar o caminho que elas escolhem mais tarde na vida para fugir das enormes pressões que a vida material lhes coloca.

Os nativos de Peixes  são compassivos e afetuosos, criando empatia facilmente com todos os seres que estão em sofrimento e que eles gostariam de poder salvar. Na verdade, em cada impulso que estas pessoas sentem para ajudar alguém que está em sofrimento ,está presente o seu próprio desejo de salvação e de libertação.  Na maioria delas o mundo físico e a sua materialidade aparecem como demasiado pressionantes e impositivos ou exigentes e elas procuram refúgio no plano psíquico e espiritual, ou na criatividade da fantasia que é a mesma que produz a magia dos espetáculos de entretenimento, a poesia e a verdade funda de todas as obras de arte, ou na religião e espiritualidade. São dotadas de faculdades psíquicas que escapam à maioria, «absorvem» o que se passa à sua volta em termos de energias emocionais e são facilmente contagiadas pelas energias negativas dos outros, que muitas vezes assumem como se fossem suas, contaminando dessa forma a sua perceção do mundo.  Absorvem as energias do ambiente que está muitas vezes saturado de negatividade e isso afeta a sua saúde mental e mesmo física.

Estes nativos, pela sua sensibilidade pronunciada, precisam de ter alguém próximo e de confiança, como um(a) amigo(a) que os ajude a equilibrar-se quando correm o risco de resvalar para o  pessimismo  ou quando se sentem assoberbados pelas exigências gerais da vida terrena, para recuperarem o otimismo e a capacidade de responder de forma eficaz e saudável aos desafios da existência. Quando isso acontece- alguns alcançam esse equilíbrio na religião- podem ter carreiras de muito sucesso no qual aplicam a inteligência, criatividade e sabedoria emocional  em atividades que ajudam outros que sentem a mesma dificuldade em se adaptar. Por terem um conhecimento imediato tão profundo dos fatores emocionais, seus e dos outros, podem ser grandes conselheiros, professores, orientadores. E, de cada vez que a sua intervenção ajuda outros a ficar melhor com a vida, também a vida deles é melhorada pelo sentimento de serem úteis e  de ajudarem «a obra cósmica». Podem também encontrar grande prazer na arte ou na escrita que tem para eles uma função catártica de libertação dos medos e ansiedade gerais da vida.

Quando, ao Ascendente Peixes, se associa a Lua no signo de Capricórnio temos uma articulação positiva que melhora esta personalidade em relação a todos os «pontos frágeis» de Peixes e a torna muito mais confiante e decidida. A Lua em Capricórnio corrige muitas das inseguranças de Peixes ao  mesmo tempo que permite que esta personalidade seja mais pragmática e «ligada à terra», aprimorando ainda as competências de organização e de execução. A expressão das emoções torna-se também mais equilibrada  e menos dependente dos outros. Por outro lado, o Ascendente Peixes ajuda na expressão das emoções, tão difícil para o signo Capricórnio, que é deste modo «humanizado». Este equilíbrio permite o funcionamento mais equilibrado destes nativos e , desse modo, propicia o seu maior sucesso nas interações com os outros.

A Lua em Capricórnio  coloca a sua segurança  mais na dependência dos fatores materiais do que emocionais. É ambiciosa e deseja alcançar segurança material acima de tudo, ao mesmo tempo que também pretende construir uma vida integrada no conjunto das regras e convenções sociais. Dá importância às tradições e  ao que é aceite por estas e pode fazer um casamento mais motivada pela segurança a este nível  do que por razões sentimentais. É, de resto, formal na sua expressão e algo distante, tendo pouca espontaneidade na forma como interage  com os outros: o conforto das normas e das regras é um auxiliar eficaz entre o que sente e o que deixa transparecer aos outros.

A Lua rege a 5ª casa e está colocada na 11ª casa. Esta é a posição clássica para obter sucesso no mundo material, tanto mais que, a partir desta casa, a Lua lança aspeto para a casa que rege, o que significa que há sorte trazida para esta vida «por crédito de ações passadas». Estes nativos podem ganhar através de crianças ( e dos seus filhos),  alcançarão grande riqueza, desde que a Lua e a 5ª e 11ª casas não sofram aflições; terão muitos amigos influentes e que os ajudarão a obter sucesso na vida e terão mais oportunidades de sucesso do que a maioria, serão bem sucedidos em todos os empreendimentos e realizarão os seus maiores desejos. Esta posição da Lua confere, em geral, grande inteligência . Podem beneficiar através de irmão(s) mais velho(s).

A Lua está colocada na 11ª casa. Quando a Lua está brilhante no momento do nascimento, permite alcançar todos os desejos maiores nesta vida. Esta posição da Lua dá popularidade e inclina para escolher uma carreira onde  se pode chegar a um largo público e também permite juntar uma grande fortuna desde que não sofra aflições. Há muitas e boas amizades, sobretudo com mulheres. A pessoa é dotada de uma excelente inteligência e terá filhos igualmente dotados e com os quais haverá um bom relacionamento.  Estes nativos podem adquirir muitos bens, incluindo terras, casas e veículos e ganharão através de diversos meios.  O irmão mais velho pode ser alguém famoso ou muito bem sucedido e haverá um relacionamento feliz com ele.   Estas pessoas terão muitas oportunidades para ganhar dinheiro ao longo da vida. Outro fator a referir é também o de que têm desde cedo uma ideia clara dos sonhos que pretendem realizar e conduzirão a sua vida no sentido de os realizar.

Quando, ao Ascendente Peixes e Lua em Capricórnio se associa o Sol no signo de Gémeos   estamos perante um elemento que não se articula com facilidade com os  outros dois. O Ar de Gémeos é descontraído, comunicativo, intelectual. A primeira coisa que nos ocorre ao olhar para esta combinação é que esta personalidade básica tem, muito provavelmente, um grande talento para os negócios e que a inteligência prática oferecida pela Lua em Capricórnio se associa à mente analítica e jeito para persuadir e convencer de Gémeos, produzindo deste modo um talento inato pronunciado para «fazer dinheiro».  Assim, se alcançar riqueza, isso não será apenas por «sorte» embora esta também possa existir em boa medida mas também por mérito próprio. Esta pessoa pode ainda sentir grande felicidade em ganhar dinheiro.  O seu lado Peixes e a colocação da Lua numa casa da comunidade (11ª) leva-nos porém a aceitar que será generosa com os outros, não pensando apenas em acumular para si.

O Sol no signo de Gémeos indica uma pessoa que gosta de comunicar e de interagir com os outros e esta necessidade contrapõe-se à reserva da Lua, que tem muitas vezes dificuldade em interagir e que nem sempre é «simpática» para os outros devido à falta de empatia que denota. Nesta personalidade o caráter afetuoso de Peixes e a sociabilidade de Gémeos ajudam, sem dúvida, a melhorar as competências de interação social dos nativos.  De qualquer modo, a tendência para «não contar tudo» da Lua em  Capricórnio torna mais moderada a «expansividade» desta personalidade.

O Sol em Gémeos é irrequieto e mutável, tal como o signo Ascendente e, apesar do conservadorismo da Lua em Capricórnio, traz a necessidade de mudar e de variar os estímulos de que se ocupa não gostando de fazer sempre a mesma coisa nem durante muito tempo.  A comunicação, sob alguma das suas formas, será um meio privilegiado que estas pessoas usam para intervir no mundo.

O Sol rege a 6ª casa e está colocado na 4ª casa Não é uma posição que favoreça a boa relação com a mãe que pode ser doente ou com quem não é fácil criar entendimento.  Esta posição do Sol, tendo em conta que rege a 6ª casa, pode também dificultar a aquisição de casa, veículo ou terras. Pode haver problemas com o carro e com a educação, que pode ter sofrido algumas quebras. Os processos de finalização tendem a ser conflituosos . O final da vida pode ocorrer por doença. É ainda difícil herdar bens familiares.

O Sol está colocado na 4ª casa. Se houver planetas benéficos associados ou em aspeto com o Sol, esta posição beneficia a carreira e não afeta demasiado a vida familiar  nem a felicidade subjetiva do indivíduo. , se não existir nenhum aspeto benéfico para o Sol , os nativos podem ser irritáveis, briguentos e infelizes. Nessa circunstância não haverá benefícios recebidos da mãe nem será próximo dela. Também haverá poucos bens móveis e imóveis possuídos pelo nativo embora a carreira seja boa e a relação com o pai seja próxima e positiva. Se o Sol tiver a regência de uma boa casa ou receber bons aspetos , pode receber herança do pai. Esta posição do Sol indica alguém que deseja ser muito influente e é bastante ambicioso (a). Alguns nativos com esta posição interessam-se por conhecimentos espirituais ou ocultos. Se houver aflições ao Sol pode existir doença cardíaca.

Globalmente esta é uma personalidade básica com bom potencial de se afirmar no mundo e de adquirir sucesso material, acompanhado de desenvolvimento espiritual pela partilha de alguma da sua sorte com outros menos afortunados.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário