Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Leão e Sol Leão

leo

Hoje respondemos a um pedido para analisar uma personalidade básica que combina o elemento Terra do Ascendente com o elemento Fogo da Lua e do Sol.

O Ascendente no signo Touro produz uma personalidade tranquila e com os pés bem assentes na Terra, desperta para as necessidades imediatas que decorrem da existência física. O corpo e as suas necessidades são o foco principal das preocupações destes nativos, que fazem da procura do prazer o objetivo fundamental de uma vida «bem vivida».  Assim, são motivados para adquirir todos os meios de que necessitam para proteger a existência no plano físico e para satisfazer os seus desejos a todos os níveis. A procura de riqueza e de uma boa posição social, o gosto por comer e beber de forma requintada para os sentidos, as joias e as roupas que embelezam o corpo são fatores altamente motivadores da sua ação. E, como  a maioria não nasce em «berço de ouro», a aquisição das competências necessárias e dos conhecimentos que permitem ganhar o suficiente para obter o que se deseja, são outro elemento importante das suas vidas. O trabalho é o meio mais comum de alcançar o que se deseja, no modelo de sociedade do mundo atual e, por isso, estas pessoas dispõem-se a trabalhar (e muito) para poderem acumular todos os bens materiais que desejam .A posse – dos objetos mais cobiçados e valorizados pela sociedade- da riqueza e  de status social , da família,  da sua casa, conhecimentos e instrução, é verbalizada na primeira pessoas por estes nativos: «eu tenho» ou «eu quero ter» são duas das conjugações verbais que eles mais usam. Não se trata, necessariamente, de cobiça ou ganância. A vida terrena coloca algumas exigências de ordem material e o signo Touro simboliza a aquisição de todos os recursos que permitem garantir a sustentação dessa forma de vida. Assim, não é de estranhar que estas pessoas sejam orientadas para adquirir todo o tipo de bens e gastem nisso o máximo da sua energia.

Note-se, entretanto, que  os nativos com Ascendente Touro não desejam possuir bens apenas pela posse em si, eles encaram esses bens como o meio para realizar e concretizar os seus objetivos de vida. Talvez por isso seja difícil, para a maioria deles, passar pela perda de todos esses bens, por ex., quando são confrontados com a experiência da morte e da finitude humana: nesses momentos dão-se conta da inutilidade da acumulação de bens e mais bens pois estes não são duradouros e, se o forem, eles próprios não são. Simbolicamente, é esse o momento, para estes nativos, em que se dão conta de que a existência humana não pode retirar todo o seu sentido  da posse desses bens. Não é por acaso que o signo Touro tem relação com a descida ao «portão da sombra da morte», exatamente porque se confronta com a ilusão que é pensar que a realidade- em geral e a humana em particular- se esgota no mundo sensorial que é o que estas pessoas privilegiam pois «sentem» e conhecem a realidade antes de mais através dos sentidos. E, como bem viram os filósofos que fizeram da realidade material a essência da própria vida humana (veja-se Epicuro, por ex.,)  a procura do prazer tem sempre no horizonte o inverso da sua realidade e que é a dor. Esta é explorada pelo signo oposto de Touro, Escorpião, mas está implícita como o lado não manifesto da simbologia de Touro.  No entanto, estas pessoas não vivem angustiadas a pensar nisso, preferem antes a acalmia e a resistência do esforço para existir e ser feliz. E quem pode criticá-las por isso?

Quando, ao Ascendente Touro se associa a Lua em Leão temos duas energias bem diferentes em ação. No caso desta personalidade temos que ter em conta que o Sol também está aqui colocado, no próprio signo e a conjunção entre o Sol e a Lua tem  em si mesma resultados próprios de que falaremos adiante.

A Lua em Leão faz perder alguma da suavidade própria de Touro, sempre conciliador  e afetuoso, a menos que seja negativamente afetado. A Lua em Leão é aristocrática e exigente, não pede, espera que lhe seja dado como um direito adquirido pela simples razão de ser quem é. Acha-se especial e destinada a ser admirada e a ter o seu séquito de seguidores sempre a bajular e a admirar, prontos a satisfazer os seus menores desejos. Pode assim ser caprichosa e algo frívola, teatral, cuidando da sua imagem  de forma calculada  de modo a produzir o máximo efeito de magnificência  e de brilho.

Os nativos com a Lua no signo Leão  adoram roupas e joias, ornamentos de todo o tipo que ajudem a produzir uma imagem digna de admiração. Revelam alguma afetação nos modos e no comportamento e procuram ser o centro de todas as atenções. Gostam de se divertir e de ser «a alma da festa», sendo excelentes anfitriões. Podem gastar muito dinheiro no cuidado da imagem , incluindo o recurso à cirurgia estética e a todos os meios tecnológicos disponíveis para melhorar o seu aspeto físico e conseguirem destacar-se perante a maioria a todos os níveis: tanto pela aparência física como pelo modo de vestir e recorrem aos modelos únicos sempre que podem (e muitas vezes quando não podem).  Gostam de namorar embora se fartem depressa dos parceiros, pois são em geral superficiais nestes relacionamentos. Quando se apaixonam e sofrem desapontamentos guardam ressentimento e podem ornar-se vingativos.

A Lua rege a 3ª casa e está colocada na 4ª. A Lua na 4ª casa está muito bem colocada pois ganha força direcional (Dik Bala). Pode haver um desejo muito forte para adquirir terras, casas, veículos ou envolver-se em  negócios relacionados com estas áreas. Os irmãos mais novos podem dedicar-se a estas atividades também e podem herdar muitos destes bens por parte da mãe.  Por outro lado, a mãe pode ter sido uma pessoa que «se apagou » perante a autoridade do pai e deixou que este fosse o único centro de todas as decisões, tornando-se um reflexo dele. A segurança destes nativos está diretamente dependente da posse de todos os bens significados pela 4ª casa e que identificam como a via para aceder à felicidade desejada.

A Lua está colocada na 4ª casa. Em geral esta posição indica proximidade em relação à mãe e herança ou benefícios a partir da mãe. Porém, como dissemos, o Sol está igualmente colocado nesta casa e, se a mãe foi uma pessoa cuja personalidade foi «absorvida» pela autoridade paterna, pode acontecer que estes nativos recusem, sobretudo quando são mulheres, aceitar esse papel, o que podem fazer recusando comprometer-se através do casamento para preservar a sua autonomia ou identidade ou adotando um modelo de personalidade «solar» isto é, que assume a liderança em face do parceiro para, desse modo, preservar a sua identidade. Há, de qualquer modo, uma espécie de complexo de medo de «desaparecer» sob o controlo de um parceiro ou cônjuge.  Esta posição da  Lua produz em geral pessoas generosas e com sorte pois têm acesso a todos os confortos- casas, veículos, terras, uma boa posição social, boa educação, necessidade de fazer algo na vida que influencie um público alargado, o desejo de ser um modelo para os outros.

Quando, ao Ascendente em Touro e Lua em Leão se associa também o Sol no signo Leão, temos uma conjunção entre o Sol e a Lua que é ,em geral , favorável. O sol está no próprio signo enquanto que a Lua está na casa onde é mais forte. Temos assim uma interessante mistura (ou confronto) entre os aspetos masculinos e os aspetos femininos da personalidade. Com frequência, esta conjunção produz, nas mulheres que afeta, a cedência das suas capacidades criativas em prol das do parceiro masculino; nos homens, acontece com frequência que a sua mãe assumiu a autoridade paterna como substituto das suas próprias competências e tornou-se um reflexo das qualidades do pai e, desse modo, procuram encontrar uma companheira que repita o modelo da mãe.

O Sol em Leão é forte, aristocrático e indica, em geral, alguém que nasce numa família de recursos e com influência na sociedade. É um líder natural e espera ser obedecido sem contestação. Gosta de ser elogiado e ressente-se se esses elogios lhe forem negados, tendo dificuldade em perdoar. Nas qualidades mais generosas, gosta genuinamente de contribuir para o bem dos outros, que sente estarem «a seu cargo» e, em troca, espera obediência e «submissão». Estes nativos não se sentem  «ao mesmo nível» das massas e, por isso, precisam de confirmar, com frequência, o seu estatuto superior. São criativos , independentes e algo infantis, pois a sua identidade alimenta-se da resposta favorável que os outros lhe dão, ao manterem-se  continuamente ao seu lado numa postura de admiração e de respeito pela sua autoridade.

O Sol rege a 4ª casa e está colocado na 4ª casa.   Esta pessoa tem paixão por governar os outros e pode ser altamente motivada para a política ou para exercer um cargo executivo ao mais alto nível e abrangendo um largo número de subordinados. Pode ter uma educação esmerada e é em geral muito próxima da mãe. Recebe em geral  muitos bens em herança e pode ter vários carros, casas, muitas terras, etc.. Pode mesmo, segundo a tradição, descobrir um tesouro escondido. Todos os processos de finalização, incluindo o final da vida, tendem a ser felizes e pacíficos. Estes nativos alcançam  também  mais facilmente a felicidade.

O Sol está colocado na 4ª casa.  Esta posição assegura riqueza e a posse de muitos bens, sucesso na carreira e muito poder e influência. Em geral, esta posição do Sol não favorece a felicidade vinda da mãe embora a colocação da Lua em conjunção com o Sol possa compensar isso. De qualquer modo, talvez o estatuto de submissão (ou de recusa desta, pois também é possível) em relação ao poder do pai pode afetar isso de algum modo. Estes nativos herdam propriedades e bens do pai e podem ter muitos bens móveis e imóveis. Segundo a tradição, o poder destas pessoas aumentará mais para o final da vida. Obtêm também graus académicos elevados e têm uma excelente instrução. São ambiciosos e anseiam por adquirir poder .Têm uma relação próxima com o pai e podem ainda interessar-se por conhecimentos ocultos e/ou espirituais.

Globalmente, esta é uma personalidade talhada para vencer no mundo material, no qual pode conquistar muitos privilégios e exercer forte influência.

 

2 opiniões sobre “Personalidade Básica Ascendente Touro Lua Leão e Sol Leão”

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário