Pedras e Cristais, Topázio

cc6

O Topázio é uma das pedras mais apreciadas e populares. É também uma das pedras consideradas sagradas fazendo parte do peitoral do Alto Sacerdote, descrito na Bíblia e, como tal, é uma das 12 pedras sagradas segundo a tradição bíblica. Também na tradição Hindu o Topázio é uma das 9 pedras sagradas que constituem o talismã das 9 gemas. De acordo com esta tradição, usar um pendente com um topázio aumenta a longevidade, diminui a sede e aumenta a inteligência.

O Topázio é um silicato de alumínio e fluorina, formando cristais ortorrômbicos , principalmente prismáticos e terminando com frequência em faces piramidais. Quando puro é transparente e sem cor mas, devido a impurezas, pode encontrar-se na cor de vinho, amarelo, cinzento claro, vermelho alaranjado, azul acastanhado. Também se encontra em branco, azul, verde claro, dourado, rosa (mais raro), vermelho amarelado, laranja, opaco ou translúcido. O Topázio Imperial é amarelo ou rosa  amarelado.

Na atualidade este mineral pode ser encontrado num número alargado de países, incluindo o Afeganistão, República Checa,  Alemanha, Noruega, Paquistão, Suécia, Brasil, México, Austrália e USA.

O Topázio  talvez tenha derivado o seu nome da designação de uma ilha egípcia do Mar Vermelho, Topazos. Sabe-se que Plínio o Velho usou esse nome para designar uma pedra amarelo esverdeada, tendo esse nome sido usado partir daí para a generalidade das pedras amarelas. A maioria  dos Topázios provinha daqui embora hoje venha de outros locais, como o Brasil. Esta pedra  foi valorizada como gema pelos antigos gregos e romanos, existindo uma palavra grega -topazion- que significa «fogo» aludindo à cor muito apreciada de amarelo dourado desta pedra. Até meados do século 19, o Topázio era valorizado como pedra rara e, por isso, valiosa. A variedade  transparente era confundida com o Diamante. A meio do século 19 a descoberta de grandes jazidas deste mineral no Brasil tornou a pedra popular e acessível à generalidade das bolsas.

cc

Como curiosidade, refira-se que, no século 17, uma das gemas mais admiradas da coroa portuguesa e que era conhecida como  o diamante «Bragança», sem cor e com um tamanho que se dizia ser o maior alguma vez encontrado num diamante, terá na verdade sido um Topázio. Na Idade média acreditava-se que, usando um Topázio ao pescoço, a loucura era curada. Também se cria que, quando uma pessoa era envenenada, a pedra mudava imediatamente de cor, protegendo quem a  usava.  O Topázio era ainda usado como talismã contra acidentes e o fogo. Acreditava-se, em tempos antigos, que esta pedra ajudava os viajantes a superar a saudade de casa  e protegia-os dos perigos. Os romanos usavam o Topázio para prevenir doenças do peito e do abdómen.

A maior parte dos exemplares  de Topázio não têm cor e são transparentes, seguindo-se, na ordem da «quantidade», os Topázios de cor azul ou verde. No passado, a variedade designada por Topázio Imperial era a mais apreciada e acreditava-se que todas as pedras amarelas eram Topázios e que estes apenas se encontravam na cor amarela. Uma variedade de topázio muito apreciada, a cor de rosa, é na verdade produzida na maior parte das vezes (por ser rara a sua ocorrência natural) aquecendo-se   os exemplares, provenientes em geral do Brasil, e cuja cor natural é dourado acastanhado.

cc4

Não existem Topázios produzidos sinteticamente mas encontram-se muitos modificados por tratamento. Por ex., é possível dar uma cor azul muito natural a um Topázio que, na verdade, era sem cor e parece que não há um meio fiável para determinar quando um Topázio apresenta a sua cor natural ou foi tratado para apresentar uma determinada cor.

Em alguns casos, encontraram-se Topázios radioativos, razão pela qual , nos USA, todos os Topázios são devidamente testados, para analisar o seu índice de radioatividade, que pode ser prejudicial para quem os usa.

O Topázio tem afinidade com os chacras do sacro e do plexo solar. A sua energia tem uma ação de estímulo,  de recarga e alinhamento dos meridianos do corpo, ajudando a distribuir a energia para onde ela é necessária. É uma pedra que contribui para a saúde, alivia tensões, ajuda a relaxar e, segundo se diz, promove a boa sorte , a alegria e a abundância. Diz-se que ajuda a procurar a verdade e estimula energias de amor e de perdão. Os artistas beneficiam ao usar esta pedra, que estimula e aumenta a criatividade artística.

O Topázio é considerado uma pedra tão poderosa como o quartzo. Os peritos salientam o fator de equilíbrio proporcionado pela sua energia, tanto no plano físico como psíquico e emocional: acalma as emoções desenfreadas, libertando as tensões acumuladas e, com isso, permite alcançar paz a alegria. Tradicionalmente é considerada uma pedra de sucesso e de proteção em relação às energias negativas. Acredita-se que estimula a criatividade individual e o amor espiritual, acompanhado de paz e de harmonia com tudo e com todos.

cc3

Na terapia com cristais, o Topázio usa-se no tratamento dos distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) , fortalece os nervos e auxilia a digestão;  usa-se nas desordens relacionadas com o sangue, incluindo hemorragias, no tratamento da gota, tuberculose, falta de apetite, doenças endócrinas. Ajuda a regeneração dos tecidos e, segundo se diz, reverte o processo de envelhecimento dos tecidos. Também se usa na prevenção de doença cardíaca, para reduzir as dores da artrite e para reduzir os processos inflamatórios.

Para limpar o seu exemplar de Topázio, esqueça todos os produtos químicos. Coloque-o num recipiente com água morna e um pouco de detergente de louça por 10 ou 15m, depois seque-o com um pano macio. Não o guarde sem proteção junto de outras pedras pois pode riscar.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário