Pedras e Cristais, Turquesa

 

bb2

A Turquesa é uma das pedras  mais conhecidas e apreciadas.  Foi considerada durante muito tempo, no passado, um símbolo de riqueza  e de masculinidade, embora hoje seja uma pedra usada por homens e mulheres. Foi também usada como um  amuleto popular para proteção dos perigos. A tradição afirma que , quando esta pedra é oferecida por um amigo, protegerá aquele que  a usa das energias negativas, ao mesmo tempo que lhe traz boa sorte. No passado foi usada por reis, xamãs e  guerreiros.

É designada por pedra da amizade, também  reputada como trazendo paz ao lar. A Turquesa é uma das pedras mais antigas que se conhecem. Já era extraída das minas há milhares de anos. Existem vestígios de minas  de Turquesa no Iraque datando de 5000 A. C.  e os egípcios, grandes apreciadores desta pedra de cor única azul esverdeada, extraiam-na no Sinai em 3 200 A. C. Também os nativos americanos extraiam esta pedra há mais de mil anos, usando-a para proteger os seus cemitérios. O seu nome significa «pedra da Turquia», pois chegou inicialmente à Europa  pela rota comercial da Turquia, vinda das minas na Ásia. Para antigos povos como os egípcios, persas, chineses, incas, aztecas, nativos americanos, a Turquesa era uma pedra sagrada, usada para proteger e trazer boa sorte. Foi também usada na adivinhação e profecia, sendo um símbolo da divindade celeste.

bb4

Durante muito tempo, foi usada para proteger os cavaleiros das quedas, sendo posteriormente usada  como talismã para proteger de todo o tipo de quedas. Acredita-se que a energia desta pedra é influenciada pelo estado físico da pessoa que a usa, mudando de cor e ficando mais pálida quando a pessoa está doente ou triste e perdendo toda a cor quando o seu utilizador morre. Volta a ganhar cor, segundo se diz, quando outra pessoa saudável a começa a usar. É, como dissemos, considerada a pedra da amizade , sendo referido pela tradição que quem possui uma Turquesa nunca sentirá falta de amigos. Porém, para produzir os seus bons efeitos, a pedra deve ser oferecida por um amigo, condição para que traga felicidade e boa fortuna. Nestas condições, diz a tradição que ela traz sorte, ambição, criatividade e sucesso.  Também é reputada por ajudar a desenvolver um pensamento claro e boas capacidades de comunicação, tanto oral como escrita. Ajuda o relaxamento mental e dissipa a ansiedade e o stress relacionado com o trabalho.

A Turquesa é uma pedra de proteção durante as viagens. Os peritos  afirmam que protege aquele (a) que a usa e as suas posses, prevenindo acidentes, especialmente as quedas e os ataques de ladrões, perdas, etc.

Os exemplares de maior qualidade  desta pedra vêm do Irão, que hoje não liberta muitas pedras no mercado. As Turquesas que se encontram à venda são oriundas dos USA e do México. Existe uma variedade ligeiramente diferente em termos de energia, proveniente do Tibete e da China e que é oferecida em presente como promessa de fidelidade e de amor. Diz-se que ao ser oferecida, passa as qualidades de boa fortuna  e sucesso ao que a recebe.bb5

Na terapia com cristais, a Turquesa alivia dores  e problemas de estômago e estados infeciosos;  aumenta a força muscular e o crescimento, desintoxica e combate os estados inflamatórios, alivia as dores e as cãibras. Deverá ser colocada no plexo solar para produzir os seus bons efeitos. Os peritos dizem que o uso de cobre com a Turquesa aumenta a eficácia da sua energia. É uma pedra de fortalecimento geral, ajudando a superar estados de exaustão e depressão.  É boa para ajudar a diminuir os estados de pânico. Fortalece o sistema imunitário, ajuda a assimilação dos nutrientes, tem qualidadesanti-inflamatórias e desintoxicantes, reduz a acidez, ajudando desse modo a combater doenças como a gota. Ajuda a reduzir o impacto da poluição e dos agentes virais.  Também ajuda a combater problemas nos olhos e nos ouvidos, pescoço e garganta, combatendo as dores de cabeça, enxaqueca e cataratas. Auxilia o sistema respiratório, sobretudo nos problemas causados por alergias e  assiste na cura dos pulmões.  Diz-se que usar um colar de Turquesas ajuda a prevenir problemas nos brônquios. A sua energia também ajuda a superar a gaguez causada por motivos fisiológicos.

No plano subtil, a Turquesa  fortalece os meridianos do corpo, melhorando a conexão entre o plano físico e as energias mais subtis do campo energético.

Quanto aos cuidados que deve prestar à sua pedra,  saiba que, para a  limpar nunca  deve aplicar calor nem solventes. Use um pouco de água morna com sabão ou molhe uma escova macia em água limpa e passe a escova suavemente nas pedras;  limpe depois com um pano macio. Não use vapor.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário