Trânsito de Júpiter por Virgem- Ascendente Balança

bal

No próximo mês de agosto (no dia 11, mais precisamente), Júpiter abandonará o signo Leão e entrará no signo, menos favorável, de Virgem, onde vai permanecer durante um ano. Assim, desde o dia 11 de agosto  2016 e  até 12  de setembro 2017,  este planeta vai influenciar de modo diferente as nossas vidas.

Tal como dissemos num artigo introdutório que escrevemos anteriormente  sobre a influência do trânsito de  Júpiter e cuja leitura recomendamos vivamente aos leitores, o trânsito de Júpiter deve ser visto em conjunto com o trânsito de Saturno. Estes dois planetas- Júpiter expandindo a nossa vida para o futuro e Saturno fazendo aparecer a ligação kármica com o passado- estão na origem dos principais eventos da nossa vida e suportam as mudanças mais importantes que marcam a nossa existência.

Para ler a pequena introdução  que escrevemos no primeiro artigo sobre o novo trânsito de Júpiter, por favor clique aqui.

Efeitos do Trânsito de Júpiter 2016-17  para o Ascendente Balança

Júpiter  rege a 3ª e a 6 ª casas do seu horóscopo e este não será um trânsito muito auspicioso para si, devendo habituar-se a ter paciência e alguma cautela nas várias circunstâncias da sua vida. Poderá aparecer a oportunidade de viajar para o estrangeiro  para trabalhar e obter sucesso desde que Júpiter e Mercúrio estejam fortes no seu horóscopo. Este é o fator que pode decidir os efeitos gerais deste trânsito . Se estes planetas estiverem fracos, então o melhor é preparar-se para a eventualidade de ter despesas inesperadas e elevadas que poderão causar dificuldades financeiras e pode também haver perdas financeiras nos negócios, etc.

Você vai ter muita dificuldade em poupar dinheiro durante este novo trânsito de Júpiter. A casa e a vida doméstica também vão ser afetados, bem como os relacionamentos de caráter pessoal. A 12ª casa significa algum tipo de isolamento ou afastamento e você vai querer afastar-se da vida doméstica habitual, aquilo que o (a) fazia feliz agora parece insuficiente e uma inquietação interior impele para a procura de algo que lhe nutra o espírito e a fantasia.  Pode acontecer que você inicie um novo envolvimento romântico e sexual intenso neste período, que se manterá secreto. Não  é, no entanto, o melhor período para os que desejam casar ou ter filhos.

Deverá ser diplomata ao interagir com os outros, sobretudo no local de trabalho, pois há a possibilidade de conflitos e de falta de entendimento, tanto com colegas e colaboradores como subordinados ou chefias, tornando desafiadora a realização de todas as tarefas feitas em colaboração.  O local de trabalho e as suas tarefas habituais podem ser fonte de stress adicional ao longo do ano, talvez porque você se sente desligado(a) dos objetivos que se pretende realizar a esse nível.

Porém, este novo trânsito de Júpiter é um período excelente para desenvolver uma perspetiva mais espiritual e profunda acerca da realidade, para despertar a consciência para os aspetos metafísicos da vida e da realidade. Você vai achar que as rotinas envolvendo as tarefas práticas diárias são apenas um aspeto da sua vida  e talvez não o mais importante  e isso vai mudar a sua identidade e transformar os seus objetivos de vida. Talvez descubra a alegria de prestar serviço aos que sofrem por ex., numa instituição ou hospital e de dar algo de si sem esperar recompensa. Ao mesmo tempo pode dar-se conta da sua condição mortal, talvez experimentando algum problema de saúde. Deverá cuidar de si nesse aspeto e adotar práticas que promovam a saúde, tanto física como espiritual. Neste momento você descobrirá  que manter a saúde espiritual é tão importante como manter a boa forma física e talvez sinta atração por alguma atividade que una a dimensão física com a dimensão espiritual do seu ser: aprender a fazer meditação, praticar yoga, etc., poderão ser atividades que ajudarão imenso a manter a sua tranquilidade e bem- estar global neste período.

A 12ª casa  relaciona-se  com despesas, perdas, gastos com caridade,  vida em terras estrangeiras, obstruções na vida, separação da família, retirada do mundo, transcendência, iluminação, reclusão, aprisionamento, hospitalização, prazeres da cama, sono profundo, trabalho nos bastidores ou trabalho secreto, trabalho num hospital, asilo ou prisão, quartel militar ou mosteiro, más ações, miséria, viagens, olho esquerdo, indica os nossos gastos e aquilo que está para além do nosso controlo; representa a espiritualidade, a ausência de necessidades materiais,  residência no estrangeiro; refere-se a tudo o que fazemos solitariamente, como pesquisa, meditação, leitura, isolamento, aprisionamento, limitações, incapacidade de comunicar, perdas financeiras, inimigos secretos, tendências autodestrutivas, vícios/dependências. Assim, alguns dos significados desta casa serão expandidos durante este trânsito de Júpiter, de acordo com  a natureza da personalidade e as  suas necessidades de desenvolvimento. Você poderá ,por ex., dar consigo a ler mais do que era hábito, a gostar de manter períodos de silêncio  e de solidão e poderá também apreciar atividades de lazer que pode fazer em casa sozinho(a) como artes manuais e decorativas,  bricolage, etc.; os que gostam de arte poderão agora dedicar mais atenção a essa área, seja aprendendo a tocar um instrumento musical ou apurar algum talento artístico plástico, por ex. ou a visitar museus e outros espaços de exposição artística. O convívio com amigos chegados pode também ser importante, como apoio das experiências novas que vão transformando e despertando espiritualmente o seu ser.

Saturno, o planeta lento  cuja ação anda a par com a de Júpiter, está a transitar pela 2ª casa , em Escorpião, uma casa que representa as aquisições de todos os tipos, incluindo riqueza material , recursos e competências , conhecimentos, uma família constituída por si… Rege a 4ª e a 5ª casas, influenciando a sua criatividade, a relação com crianças, a sua felicidade subjetiva, a vida do lar e os seus confortos. Neste sentido, Saturno irá acrescentar responsabilidade a estas áreas de vida, como explicámos no artigo específico deste trânsito de Saturno para o Ascendente Balança. E, como regente da  benéfica 5ª casa, Saturno pode fazer bastante pela sua sorte agora,   permitindo que você alcance o que deseja, como recompensa por boas ações passadas. Assim, este pode ser de facto um excelente trânsito de consolidação dos alicerces da sua vida. Saturno lança aspeto para a 4ª casa, que também rege e aumenta a possibilidade de felicidade doméstica. Também favorece todas as atividades de remodelação ou construção /renovação do lar, bem como todo o trabalho de administração ou gestão das propriedades familiares, incluindo terras, veículos, etc.. Se você tem trabalhado com dedicação, neste período Saturno recompensará o seu trabalho permitindo-lhe expandir a carreira e aumentando o seu reconhecimento.

Em 26 de janeiro de 2017 Saturno entra no signo de Sagitário, regressando no entanto ao signo Escorpião em movimento retrógrado, a partir de 20 de junho e até 26 de outubro. Neste novo trânsito de Saturno a sua motivação, esforços , coragem e capacidade de desenvolver novos projetos e iniciativas serão pontos importantes a desenvolver. Saturno esfria, torna mais lento, cristaliza e é natural que você se torne mais cauteloso (a) e menos impulsivo (a) neste período, poupando energias e esforços para os aplicar de forma seletiva.

Este trânsito de Júpiter  pode ser um teste à sua paciência, diplomacia e capacidade de resistência, testando particularmente os seus recursos financeiros e a cooperação com os outros. Provavelmente, acabará por entender os benefícios de estar sozinho(a) de vez em quando, fora do tumulto dos argumentos e das ações por vezes pouco racionais ou razoáveis dos que o (a) cercam.

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário