Planetas de Sucesso- Ascendente Aquário

aqua

Continuamos a série de artigos sobre os planetas de sucesso para cada signo Ascendente. Para ver uma introdução sobre este tema, por favor leia o nosso primeiro artigo.

O Ascendente Aquário tem regência de Saturno que está exaltado  (20º )  no signo Balança,  debilitado no signo Carneiro (20º),  está no próprio signo em Capricórnio  (0º a 30 º)  e Aquário (20º a 30º ) e no signo Mooltrikona (de 0º a 20º) de Aquário.  Este signo está relacionado com a honestidade, o dever, a responsabilidade, o idealismo. Quando Saturno é forte, os nativos têm força para defender os valores em que acreditam, mesmo quando estes vão contra o que está estabelecido. Assim, embora seja um cumpridor de regras, Saturno, no seu signo mooltrikona, é capaz de lutar contra as regras estabelecidas, contanto que acredite que isso é em nome da verdade e dos valores que defende.  Saturno faz dos nativos de Aquário pessoas ativas, que gostam de deliberar e de discutir ideias, de espírito livre  e com capacidade de liderança de grupos de pessoas para conseguir influenciar a mudança da sociedade. Estas pessoas têm espírito de serviço, gostando de ser úteis à sociedade, são trabalhadoras e inovadoras nas ideias. São sociáveis e respeitadoras das diferenças , sendo naturalmente contra todos os tipos de discriminação.  São também intuitivas e humanas, identificando-se com a vida no interior dos grupos. Têm um gosto marcado pela investigação científica, gostando de fazer análises rigorosas dos problemas, sejam estes quais forem. Gostam de estudar e podem ser pouco convencionais. Por vezes, devido à natureza de Saturno, podem ser rígidas e muito teimosas. Se Saturno for fraco, tornam-se letárgicas ou indolentes, suspeitam de todos e são pouco escrupulosas em relação aos meios que utilizam para atingir os fins pretendidos.

Este Ascendente tem a Lua e Mercúrio, para além  dos nodos Rahu e Ketu, como planetas funcionais maléficos. (classificação de V. K. Choudhry). Alguns investigadores, na tradição da Jyotish (Parashara e Satyacharya) e outros na atualidade, consideram Marte e Júpiter maléficos; no entender de Parashara  isso deve-se ao facto de serem planetas maraka (capazes de desencadear a morte em certas circunstâncias). Satyacharya considera Mercúrio neutro, por ter também a regência da 5ª casa.  Segundo o astrólogo V. K. Choudhry, que desenvolveu uma das abordagens mais interessantes  da Jyotish na atualidade, Marte e Vénus atuam como  «planetas como o Sol» para este Ascendente. Para ler a explicação completa das várias abordagens sobre o estatuto funcional dos planetas para este Ascendente, clique aqui.

Quando Marte está colocado na 1ª, 2ª, 4ª, 7ª, 8ª ou 12ª casas)  o nativo  não se torna   manglik   desde que esteja forte , bem colocado e sem aflições.

O Sol rege a 7ª casa e , quando é forte ,favorece uma vida conjugal feliz e harmoniosa, um cônjuge com boa saúde e uma boa situação financeira e familiar. Permite ascender a uma boa posição no governo ou de liderança executiva, obter residência no estrangeiro, negócios bem sucedidos com países estrangeiros, um pai saudável e com vida longa (desde que Vénus também esteja forte).

A Lua rege a 6ª casa e,  quando é forte, ajuda a ter uma saúde boa,(contanto que Saturno, regente do Ascendente, também seja forte),  uma vida estável financeiramente e sem dívidas,  sair vitorioso de disputas , competições, contendas e conflitos e  levar a melhor em relação aos inimigos. Ajuda também a obter cargos executivos e um bom status financeiro e profissional.

Mercúrio rege a 5ª casa e também a 8ª casa, esta última ocupada pelo seu signo mooltrikona. Quando está forte permite receber heranças e legados, bem como beneficiar dos bens dos parceiros- de casamento, negócios, etc.- além de excelente capacidade de intuição, interesse por conhecimentos ocultos ou místicos, o que explica o envolvimento frequente destes nativos com sociedades secretas , sejam estas de natureza política, como a Maçonaria e afins, ou de natureza mais espiritual ou metafísica. Mercúrio forte é também responsável pelas excelentes capacidades analíticas destas pessoas. A associação entre o Sol e Mercúrio, no entanto, que constitui um yoga clássico na Astrologia Jyotish (Budha Aditya yoga) não tem em geral bons efeitos para este Ascendente pois o Sol fica aflito com a conjunção com Mercúrio, prejudicando a vida conjugal e as parcerias.

Marte tem o seu signo Mooltrikona na 3ª casa, uma casa que significa coragem, iniciativa, esforços para atingir algo que se deseja, etc. Quando está forte, permite alcançar o que se deseja, devido a uma natureza corajosa e grande espírito de iniciativa, ajuda a ter sucesso nos empreendimentos e negócios, inclusive em país estrangeiro e a obter bons ganhos financeiros, contanto que Júpiter também seja forte.

 Vénus  rege a 9ª , casa, ocupada  pelo seu signo Mooltrikona e a 4ª casa, tendo por isso o estatuto de yogakaraka .  É, deste modo, um planeta essencial para alcançar sucesso na vida. O sucesso profissional destas pessoas bem como a capacidade para alcançar um bom status e  reconhecimento social dependem de Vénus. Quando este está forte e bem colocado, estes nativos têm sorte e obtêm riqueza e estatuto social, , um casamento feliz com um (a) parceiro (a) com excelentes qualidades (contanto que o Sol, regente da 7ª casa, também esteja forte). O nativo pode prosperar em terras estrangeiras, nas quais pode assentar residência. Favorece as viagens para países estrangeiros, a educação de grau superior também em país estrangeiro e o acesso a todos os confortos, bem como um cônjuge com muitas posses financeiras.

Júpiter   rege a 11ª  e a 2ª casas. Estando o seu signo Mooltrikona colocado na 11ª casa, permite a expansão dos ganhos financeiros, a multiplicação das fontes de rendimento e o aumento de todos os recursos, materiais e humanos (conhecimento, competências, etc.). Quando a Lua também é forte, os nativos conseguem tornar-se influentes, com bons cargos profissionais e amigos altamente colocados que ajudam o seu sucesso e permitem ter várias fontes de rendimento.

Saturno rege a e a 12ª casas . Quando é forte permite antes de mais nada viver uma vida longa. Também promove um relacionamento conjugal bem sucedido, com base em valores como a lealdade e a fidelidade, um bom status social, capacidade de influência em países estrangeiros.

Para este Ascendente, como em geral para qualquer horóscopo, é fácil compreender que um planeta isolado não consegue assegurar sozinho os seus bons resultados. O horóscopo é um todo construído por interações entre os vários protagonistas que são os planetas, nos diversos cenários da nossa vida representados pelas casas do horóscopo. E têm que ser avaliados nas suas interações para se compreender os resultados que podem produzir, muito especialmente durante os seus períodos dasa/antardasa, altura em que, especificamente, libertam os seus efeitos mais significativos (acompanhados dos trânsitos que se cruzam com eles nesses períodos).

ajude-nos a melhorar, deixe o seu comentário